Desenvolvimento como liberdade:uma aplicação dos conceitos de Amartya Sen à educação de adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, A.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/198
Resumo: Desenvolver uma sociedade significa transformá-la. Com base em críticas a modelos prescritivos tradicionais de desenvolvimento que subestimavam sua dimensão humana Amartya Sen, em desenvolvimento como liberdade (2000), discute o desenvolvimento integrando os aspectos econômicos, sociais e políticos. De acordo com os conceitos de Sen, o desenvolvimento é um processo de expansão das liberdades reais que as pessoas possuem, ou seja, das capacidades que os seres humanos adquirem para viver uma vida apropriada, com bem-estar. Com base neste quadro, o presente trabalho buscou analisar como as pessoas que participam de um processo de educação de adultos vivenciam este processo de desenvolvimento, analisando, através de entrevistas em profundidade a história de vida destas pessoas, os quatro pilares do desenvolvimento proposto por Sen (2000): funcionamentos, capacidades, liberdade e desenvolvimento. Estes pilares, que se constituíram nas unidades de análise, foram ponderados um a um, chagando-se a conclusão de que os estudos tranformam as pessoas, alargando seus horizontes, gerando assim, seu desenvolvimento humano. A presente conclusão possibilita que sejam desenvolvidos estudos futuros em diferentes áreas da administração, tais como recursos humanos, por meio de educação corporativa, bem como responsabilidade social.
id FEI_c88edff96fc983517716e6d27a78a70b
oai_identifier_str oai:repositorio.fei.edu.br:FEI/198
network_acronym_str FEI
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository_id_str
spelling Roque, A.Mascarenhas, A. O.2019-03-15T17:44:39Z2019-03-15T17:44:39Z2009ROQUE, A. <b> Desenvolvimento como liberdade: </b> uma aplicação dos conceitos de Amartya Sen à educação de adultos. 2009. 153 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2009 Disponível em: &lt;http://sofia.fei.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000035/00003563.pdf&gt;. Acesso em: 14 ago. 2018.https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/198Desenvolver uma sociedade significa transformá-la. Com base em críticas a modelos prescritivos tradicionais de desenvolvimento que subestimavam sua dimensão humana Amartya Sen, em desenvolvimento como liberdade (2000), discute o desenvolvimento integrando os aspectos econômicos, sociais e políticos. De acordo com os conceitos de Sen, o desenvolvimento é um processo de expansão das liberdades reais que as pessoas possuem, ou seja, das capacidades que os seres humanos adquirem para viver uma vida apropriada, com bem-estar. Com base neste quadro, o presente trabalho buscou analisar como as pessoas que participam de um processo de educação de adultos vivenciam este processo de desenvolvimento, analisando, através de entrevistas em profundidade a história de vida destas pessoas, os quatro pilares do desenvolvimento proposto por Sen (2000): funcionamentos, capacidades, liberdade e desenvolvimento. Estes pilares, que se constituíram nas unidades de análise, foram ponderados um a um, chagando-se a conclusão de que os estudos tranformam as pessoas, alargando seus horizontes, gerando assim, seu desenvolvimento humano. A presente conclusão possibilita que sejam desenvolvidos estudos futuros em diferentes áreas da administração, tais como recursos humanos, por meio de educação corporativa, bem como responsabilidade social.To develop a society means to transform it. Based on criticism of traditional prescritive models of development that undesrtand its human dimension, Amartya Sen, on Defelopment as Freedom (2000), discusses the development integrating the economic, social and political aspects. According to the concepts of Sen, the devopment is a process of expanding the real freedoms that people have, it means, of the capabilities that humans acquire to live an appropriate life with well-being. Based on this framework, this study aimed to anlyze how the people who participate of a process of adult education experience this development process, examining through depth interviews on the history of life of these people, the four pillars of development proposed by Sen (2000): functionings, capabilities, freedom and development. These pillars that formed the anlyze units, were weighted one by one, reaching the conclusion that the studies modify the people, enhancing, their horizons, generating human development. Actual conclusion enables future studies are developed in different areas of administration as Human Resources, through corporative education as well as Social Responsibility.porpt_BRCentro Universitário FEI, São PauloEducação de adultosDesenvolvimento econômicoDesenvolvimento como liberdade:uma aplicação dos conceitos de Amartya Sen à educação de adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALfulltext.pdfapplication/pdf726405https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/198/1/fulltext.pdfec2f7d51f838b74dcacd17af02be4699MD51TEXTfulltext.pdf.txtfulltext.pdf.txtExtracted texttext/plain353845https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/198/2/fulltext.pdf.txt52507abcb0c5780e23ee72c60eb8245eMD52THUMBNAILfulltext.pdf.jpgfulltext.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1168https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/198/3/fulltext.pdf.jpg4443180058e0f9e7cc5ec04991a71566MD53FEI/1982019-05-09 14:59:11.107Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRI
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento como liberdade:uma aplicação dos conceitos de Amartya Sen à educação de adultos
title Desenvolvimento como liberdade:uma aplicação dos conceitos de Amartya Sen à educação de adultos
spellingShingle Desenvolvimento como liberdade:uma aplicação dos conceitos de Amartya Sen à educação de adultos
Roque, A.
Educação de adultos
Desenvolvimento econômico
title_short Desenvolvimento como liberdade:uma aplicação dos conceitos de Amartya Sen à educação de adultos
title_full Desenvolvimento como liberdade:uma aplicação dos conceitos de Amartya Sen à educação de adultos
title_fullStr Desenvolvimento como liberdade:uma aplicação dos conceitos de Amartya Sen à educação de adultos
title_full_unstemmed Desenvolvimento como liberdade:uma aplicação dos conceitos de Amartya Sen à educação de adultos
title_sort Desenvolvimento como liberdade:uma aplicação dos conceitos de Amartya Sen à educação de adultos
author Roque, A.
author_facet Roque, A.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roque, A.
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mascarenhas, A. O.
contributor_str_mv Mascarenhas, A. O.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de adultos
Desenvolvimento econômico
topic Educação de adultos
Desenvolvimento econômico
description Desenvolver uma sociedade significa transformá-la. Com base em críticas a modelos prescritivos tradicionais de desenvolvimento que subestimavam sua dimensão humana Amartya Sen, em desenvolvimento como liberdade (2000), discute o desenvolvimento integrando os aspectos econômicos, sociais e políticos. De acordo com os conceitos de Sen, o desenvolvimento é um processo de expansão das liberdades reais que as pessoas possuem, ou seja, das capacidades que os seres humanos adquirem para viver uma vida apropriada, com bem-estar. Com base neste quadro, o presente trabalho buscou analisar como as pessoas que participam de um processo de educação de adultos vivenciam este processo de desenvolvimento, analisando, através de entrevistas em profundidade a história de vida destas pessoas, os quatro pilares do desenvolvimento proposto por Sen (2000): funcionamentos, capacidades, liberdade e desenvolvimento. Estes pilares, que se constituíram nas unidades de análise, foram ponderados um a um, chagando-se a conclusão de que os estudos tranformam as pessoas, alargando seus horizontes, gerando assim, seu desenvolvimento humano. A presente conclusão possibilita que sejam desenvolvidos estudos futuros em diferentes áreas da administração, tais como recursos humanos, por meio de educação corporativa, bem como responsabilidade social.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-15T17:44:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-15T17:44:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROQUE, A. <b> Desenvolvimento como liberdade: </b> uma aplicação dos conceitos de Amartya Sen à educação de adultos. 2009. 153 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2009 Disponível em: &lt;http://sofia.fei.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000035/00003563.pdf&gt;. Acesso em: 14 ago. 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/198
identifier_str_mv ROQUE, A. <b> Desenvolvimento como liberdade: </b> uma aplicação dos conceitos de Amartya Sen à educação de adultos. 2009. 153 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2009 Disponível em: &lt;http://sofia.fei.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000035/00003563.pdf&gt;. Acesso em: 14 ago. 2018.
url https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/198
dc.language.iso.fl_str_mv por
pt_BR
language por
language_invalid_str_mv pt_BR
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
instname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron:FEI
instname_str Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron_str FEI
institution FEI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/198/1/fulltext.pdf
https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/198/2/fulltext.pdf.txt
https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/198/3/fulltext.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ec2f7d51f838b74dcacd17af02be4699
52507abcb0c5780e23ee72c60eb8245e
4443180058e0f9e7cc5ec04991a71566
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734750996103430144