Estudo do comportamento estrutural de carrocerias de ônibus em situações de tombamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guarnieri, Gusthavo
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Silva, Henrique de Oliveira, Zoghaib, José Victor Strogenski, Rosário, Lucas do, Santos, Lucas Lacanna dos, Barros, Luiz Guilherme de Nardi Siqueira, Tokunaga, Nicolas, Santos, Tiago Fonseca Gomes dos, Gutierrez, Vinicius Rodrigues
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/5407
Resumo: Atualmente, a malha de transporte rodoviário representa 58% da frota brasileira, o que corresponde a aproximadamente 47 milhões de veículos, dentre eles, automóveis, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus. Tombamentos envolvendo ônibus rodoviários possuem cerca de 11% de chance de gerar vítimas graves e fatais, com uma média de 7 mortes mensais no Brasil. Isso ocorre devido às grandes deformações que as estruturas dos veículos sofrem, o que acaba invadindo a área de sobrevivência e tirando muitas vidas. Esse projeto tem como proposta estudar e propor uma solução de uma carroceria com utilização de materiais tecnológicos para ônibus rodoviários, visando reconstruir a lógica de deformação das colunas estruturais, por meio da dissipação da energia de impacto. A solução foi fundada a partir de ferramentas de engenharia, tais como FAST, Diagrama de fronteiras, Análise de valor, entre outras, que serviram para dar uma visão mais ampla das particularidades necessárias para o funcionamento do projeto.
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