A contribuição da universidade corporativa para o desenvolvimento de competências dos funcionários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, E. L.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/261
Resumo: A literatura sugere que as Universidades Corporativas têm como objetivo principal o desenvolvimento das competências de seus colaboradores em todos os níveis hierárquicos. No entanto, faltam evidências empíricas sobre a real efetividade das Universidades Corporativas no desenvolvimento de competências. Assim, questiona-se até que ponto as Universidades Corporativas podem contribuir para a evolução das competências profissionais, principalmente ao se considerar os diferentes níveis da hierarquia. Há também dúvidas sobre até que ponto, o treinamento à distância uma das principais ferramentas das Universidades Corporativas contribui nesse sentido. Este trabalho, portanto,apresenta uma pesquisa quantitativa realizada num banco de varejo, voltada ao entendimento da universidade corporativa como desenvolvedora das competências do corpo funcional e a influência de dois fatores moderadores: o tipo de treinamento aplicado (presencial/à distância) e o nível gerencial.Foi realizado um levantamento de dados, por meio de questionário estruturado, em uma instituição financeira, em sua área de tecnologia, junto aos colaboradores, em sua maioria gerentes e profissionais de nível técnico.A pesquisa traz uma contribuição teórica, ao constatar que as Universidades Corporativas desenvolvem principalmente o conhecimento dos colaboradores, mas é menos efetiva para impulsionar as habilidades e atitudes deles. Ela mostra também que há diferenças entre o nível de desenvolvimento de competências dos gestores e dos outros profissionais e que o treinamento à distância é menos efetivo que o presencial. Com isso a pesquisa questiona algumas premissas da literatura sobre Universidade Corporativa. Como contribuição prática, este trabalho traz sugestões de melhoria para a empresa objeto do estudo, para empresas que estão pensando na possibilidade de implantação da universidade corporativa e para as empresas que já possuem esta modalidade de treinamento corporativo e pretendem melhorá-lo
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Há também dúvidas sobre até que ponto, o treinamento à distância uma das principais ferramentas das Universidades Corporativas contribui nesse sentido. Este trabalho, portanto,apresenta uma pesquisa quantitativa realizada num banco de varejo, voltada ao entendimento da universidade corporativa como desenvolvedora das competências do corpo funcional e a influência de dois fatores moderadores: o tipo de treinamento aplicado (presencial/à distância) e o nível gerencial.Foi realizado um levantamento de dados, por meio de questionário estruturado, em uma instituição financeira, em sua área de tecnologia, junto aos colaboradores, em sua maioria gerentes e profissionais de nível técnico.A pesquisa traz uma contribuição teórica, ao constatar que as Universidades Corporativas desenvolvem principalmente o conhecimento dos colaboradores, mas é menos efetiva para impulsionar as habilidades e atitudes deles. Ela mostra também que há diferenças entre o nível de desenvolvimento de competências dos gestores e dos outros profissionais e que o treinamento à distância é menos efetivo que o presencial. Com isso a pesquisa questiona algumas premissas da literatura sobre Universidade Corporativa. Como contribuição prática, este trabalho traz sugestões de melhoria para a empresa objeto do estudo, para empresas que estão pensando na possibilidade de implantação da universidade corporativa e para as empresas que já possuem esta modalidade de treinamento corporativo e pretendem melhorá-loThe literature suggests that the Corporate University aims to develop the skills of its employees at all levels. However, don´t have empirical evidence on the real effectiveness of Corporate Universities in skills development. Thus, it questions the extent to which Corporate Universities can contribute to the development of professional skills, especially when considering the different levels of the hierarchy. There are also doubts about how far the distance training - one of the main tools of Corporate Universities - contributes accordingly.This work therefore presents a quantitative survey in retail banking, focused on the understanding of corporate university as a developer of the skills of the staff and the influence of two limiting factors: the type of applied training (classroom / distance) and the management level. A survey data was conducted through a structured questionnaire in a financial institution, in their technology area, with employees, mostly managers and technical professionals. The research provides a theoretical contribution, to find that the Corporate Universities mainly develop the knowledge of employees, but is less effective to boost skills and their attitudes. It also shows that there are differences between the level of development of skills of managers and other professionals and the training to distance is less effective than the classroom. With this research challenges some assumptions about literature Corporate University. As a practical contribution, this work brings suggestions for improvement to the study of the subject company, for companies that are thinking about the possibility of implementation of the corporate university and for companies that already have this type of corporate training and want to improve it.porpt_BRCentro Universitário FEI, São PauloAdministração de empresas EducaçãoDesenvolvimento organizacionalA contribuição da universidade corporativa para o desenvolvimento de competências dos funcionáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALfulltext.pdfapplication/pdf12937327https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/261/1/fulltext.pdf6f0d16adb5906fa64832ffe00315c8beMD51TEXTfulltext.pdf.txtfulltext.pdf.txtExtracted texttext/plain71https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/261/2/fulltext.pdf.txtdbd087b0a9c1b88d633ce8d30f2c9baeMD52THUMBNAILfulltext.pdf.jpgfulltext.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1119https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/261/3/fulltext.pdf.jpg20032c09dee4abc7a59e135936f41bf6MD53FEI/2612019-05-10 19:53:27.532Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRI
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