Grupos de melhoria:um vetor de aprendizagem nas organizações - o caso da Scania Latin America Ltda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobrega, R. B.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/383
Resumo: Esta pesquisa buscou identificar quais os motivos que levam um grupo de melhorias a trabalhar em torno da resolução de problemas em detrimento de esforços mais amplos de desenvolvimento de pessoas e processos. Por meio de entrevistas em profundidade com os componentes de dois frupos de melhoria foi possível evicendicar atuação típica da aprendizagem de circuito simples, onde o foco principal é a solução de desvios do cotidiano, trabalhando dentro de padrões e rotinas estabelecidas com muito pouco questionamento, inviabilizando a aplicação da aprendizagem de circuito duplo. Nossa pesquisa identificou uma organização com alto índice de padronização de processos e comportamento limitado em sua zona de conforto. Uma organização composta por pessoas que traçam riscos calculados e que tem no seguimento dos padrões, a confiança da qualidade assegurada. Uma marca muito bem aceita no mercado, inserida num contexto de baixo índice de mudanças e que a melhoria contínua é estimulada através de pequenas ações. Contudo, entrevistamos também representantes da alta direção que demonstraram enxergar esse cenário e de quem esperamos em futuras pesquisas, poder comprovar a aplicação da aprendizagem de circuito duplo onde o diferencial humano romperá as barreiras do cotidiano para transformarem-se em pessoas que desenvolvem suas habilidades através do questionamento dos padrões e da real capacidade de ação no mundo.
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