A crise no setor aéreo brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scacchetti, D. C.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3071
Resumo: Esta dissertação analisa a crise enfrentada pelo setor aéreo no Brasil. Neo-institucionalistas como Meyer e Rowan (1977) e DiMaggio e Powell (1983) apresentaram o ambiente institucionalziado como fonte de explicação determinística para o comportamento organizacional. Contrariamente ao argumento de que instituições permanecem intactas sem esforço, foid etectado um custo e um esforço para manutenção das instituições (HUGHES, 1936). Como consequência, um trabalho institucional é requerido. (LAWRENCE, SUDDABY, 2006) para gerenciar contradições do ambiente institucional. No contexto do setor aéreo brasileiro, mudançs recentes no setor público e privado colocaram em crise a lógica institucional de todo o setor. Apesar do expressivo crescimento da demanda nos últimos seis anos (de 41,7 milhões de passageiros por ano em 2000, para 57,6 milhões em 2006), a falta de investimentos no setor, a concentração de companhias aéreas caracterizando um duopólio, as falhas de infra-estrutura, as acusações de corrupação contra os setores especializados do governo, e, finalmente, as manifestações trabalhistas e greve dos controladores de tráfego aéreo ilustraram as dificuldades pelas quais o setor vem passando. À luz da teoria institucional pretende-se compreender e caracterizar como se desenvolveu a crise aérea no Brasil
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