Teste de uma heurística para o problema de programação de trens em linhas singelas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI |
Texto Completo: | https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/557 |
Resumo: | Este trabalho avalia a efetividade de uma heurística para a programação de trens em um trecho de ferrovia brasileira de linha singela. O algoritmo central empregado foi o módulo de grade de horário do TrainWorld (Chen et al., 2013), uma versão melhorada da heurística de Lee e Chen (2009). A heurística avalia diversas alternativas de sequência de trens entre estações até encontrar a melhor alternativa possível de minimizar atrasos no sistema. Dois cenários foram estudados: a simulação de um trecho de linha ferroviária fictícia (três trens e três estações) e uma simulação derivada de um caso real de uma ferrovia brasileira localizada no estado de Minas Gerais, envolvendo 28 trens e 15 estações em uma linha singela. Os resultados indicam que a grade de horário proposta pela heurística foi superior ao da grade de horário empregada pela ferrovia, entretanto o tempo de execução computacional ainda é parcialmente elevado. Oportunidades de melhoria da heurística foram identificadas. |
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