Identificação da relação entre variáveis de navegação e perfis psicológicos de usuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Caio Felix de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/446
Resumo: Mesmo com um conjunto de técnicas aplicadas para facilitar a experiência do usuário na navegação de um site qualquer, tipicamente, grande parte das interfaces acaba por não auxiliar os usuários a alcançar seus objetivos. Independente da semelhança entre grupos de usuários, suas características e objetivos podem ser diferentes ou divergentes de acordo com o sistema. Uma opção para definição de um modelo de usuários sem a necessidade de uma pesquisa intensa é a utilização de teorias de perfis psicológicos, pois são modelos já validados em ambientes da psicologia e administração que explicam as necessidades e o foco para tomada de decisão das pessoas. Porém, estes são modelos empregados diretamente com a interação humana, através de psicólogos ou profissionais competentes, sem muitas informações ou correlações com processos automáticos. A compreensão sobre a conexão entre os perfis psicológicos e a forma como usuários reais navegam pelas interfaces, pode ser um caminho para determinar de forma automática os objetivos e desejos do usuário em tempo real. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é identificar a relação entre a navegação e os perfis psicológicos dos usuários em um site WEB. Este objetivo foi alcançado através da captura de variáveis de navegação e o tipo psicológico do usuário, permitindo uma análise utilizando técnicas de Data Mining para fazer agrupamentos automáticos por similaridade e diagnósticos dos dados para escolha das formas mais representativas a partir de combinações lineares das variáveis, para assim definir perfis de usuários que possam expressar as características de personalidade junto à forma como este usuário utiliza uma interface WEB. Com estes dados, foi possível classificar um conjunto de Personas baseadas na relação entre os perfis psicológicos e as informações de navegação do usuário.
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