Solda por fricção e mistura a ponto em chapas automotivas de aço de baixo teor de carbono

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, C. E. C.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/4412
https://doi.org/10.31414/EM.2021.D.131398
Resumo: Os processos de solda na manufatura automobilística estão em constante aprimoramento e um fator determinante é necessidade de minimizar custos mantendo a qualidade das juntas sobrepostas no processo de armação. Neste contexto a soldagem por fricção e mistura mecânica a ponto (Friction Stir Spot Welding - FSSW), decorrente do processo de soldagem por fricção e mistura mecânica (Friction Stir Welding - FSW) é um processo ainda pouco aplicado neste meio, principalmente em juntas de aço. Inventado e patenteado em 1991 por Thomas, W.M. et al., no The Weld Institute (TWI) do Reino Unido, o processo FSW utiliza de uma técnica extremamente prática, que consiste em unir materiais no estado sólido por atrito, através de altas taxas de deformação plástica. Friction Stir Spot Welding é um processo versátil, sustentável e com baixo consumo de energia, possibilitando assim grandes ganhos econômicos na sua aplicação. O presente trabalho investigou a utilização deste processo em chapas de baixo teor de carbono, com espessura da 0,7 milímetros. Devido as particularidades do processo foi desenvolvido um perfil de ferramenta diferenciado visando ganho de resistência e sua aplicabilidade. Para isso foi avaliando a influência dos parâmetros do processo como rotação do pino, profundidade de penetração e o tempo de permanência, correlacionando os resultados da resistência máxima de cisalhamento, com a força axial aplicada, o torque utilizado, a potência, a temperatura nas zonas termicamente afetadas e a microestrutura obtida no corpo de prova após o processo de solda. Os resultados mostraram uma solda de alta qualidade e resistência para a aplicação do perfil da ferramenta no material selecionado. Os valores médios de força máxima de cisalhamento obtidos foram de 7,48 kN, com desvio padrão de 0,98 kN. As variáveis de profundidade de penetração e rotação mostraram grande influência na obtenção e qualidade da junta, influenciando diretamente na temperatura durante o processo. O tempo de permanência não mostrou significância estatística como variável sensível neste estudo. Dentro da janela de parâmetros selecionados, os valores de rotação 1700 rpm e penetração 0,97 milímetros, levaram às temperaturas mais elevadas. Os valores otimizados sugeridos para aplicação são a rotação de 1400 rpm, penetração de 0,8 a 0,9 milímetros, tempo de permanência 3 segundos
id FEI_ff7c65f8f8fd5906be8a78e2d51644fd
oai_identifier_str oai:repositorio.fei.edu.br:FEI/4412
network_acronym_str FEI
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository_id_str
spelling Barbosa, C. E. C.Delijaicov, Sergio2022-02-08T17:05:03Z2022-02-08T17:05:03Z2021BARBOSA, C. E. C. <b> Solda por fricção e mistura a ponto em chapas automotivas de aço de baixo teor de carbono. </b> 2021. 160 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.31414/EM.2021.D.131398.https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/4412https://doi.org/10.31414/EM.2021.D.131398Os processos de solda na manufatura automobilística estão em constante aprimoramento e um fator determinante é necessidade de minimizar custos mantendo a qualidade das juntas sobrepostas no processo de armação. Neste contexto a soldagem por fricção e mistura mecânica a ponto (Friction Stir Spot Welding - FSSW), decorrente do processo de soldagem por fricção e mistura mecânica (Friction Stir Welding - FSW) é um processo ainda pouco aplicado neste meio, principalmente em juntas de aço. Inventado e patenteado em 1991 por Thomas, W.M. et al., no The Weld Institute (TWI) do Reino Unido, o processo FSW utiliza de uma técnica extremamente prática, que consiste em unir materiais no estado sólido por atrito, através de altas taxas de deformação plástica. Friction Stir Spot Welding é um processo versátil, sustentável e com baixo consumo de energia, possibilitando assim grandes ganhos econômicos na sua aplicação. O presente trabalho investigou a utilização deste processo em chapas de baixo teor de carbono, com espessura da 0,7 milímetros. Devido as particularidades do processo foi desenvolvido um perfil de ferramenta diferenciado visando ganho de resistência e sua aplicabilidade. Para isso foi avaliando a influência dos parâmetros do processo como rotação do pino, profundidade de penetração e o tempo de permanência, correlacionando os resultados da resistência máxima de cisalhamento, com a força axial aplicada, o torque utilizado, a potência, a temperatura nas zonas termicamente afetadas e a microestrutura obtida no corpo de prova após o processo de solda. Os resultados mostraram uma solda de alta qualidade e resistência para a aplicação do perfil da ferramenta no material selecionado. Os valores médios de força máxima de cisalhamento obtidos foram de 7,48 kN, com desvio padrão de 0,98 kN. As variáveis de profundidade de penetração e rotação mostraram grande influência na obtenção e qualidade da junta, influenciando diretamente na temperatura durante o processo. O tempo de permanência não mostrou significância estatística como variável sensível neste estudo. Dentro da janela de parâmetros selecionados, os valores de rotação 1700 rpm e penetração 0,97 milímetros, levaram às temperaturas mais elevadas. Os valores otimizados sugeridos para aplicação são a rotação de 1400 rpm, penetração de 0,8 a 0,9 milímetros, tempo de permanência 3 segundosWelding processes in automobile manufacturing are constantly being improved and a determining factor is the need to minimize costs while maintaining the quality of overlapping joints in the frame process. In this context, friction welding and mechanical mixing at the spot (Friction Stir Spot Welding - FSSW), resulting from the process of welding by friction and mechanical mixing (Friction Stir Welding - FSW) is a process not often applied in the field, especially in joints of steel. Invented and patented in 1991 by Thomas, WM et al., at The Weld Institute (TWI) in the United Kingdom, the FSW process uses an extremely practical technique, which consists of joining materials in solid state by friction, through high rates of plastic deformation. Friction Stir Spot Welding is a versatile, sustainable process with low energy consumption, thus enabling great economic gains in its application. The present work investigated the use of this process in low-carbon plates, with a thickness of 0.7 mm. Due to the particularities of the process, a differentiated tool profile was developed to gain strength and its applicability. For this, the influence of process parameters such as pin rotation, penetration depth and residence time was evaluated, correlating the results of maximum shear strength, with the axial force applied, the torque used, the power, the temperature in the zones thermally affected and the microstructure obtained in the specimen after the welding process. The results showed a high-quality weld and strength for the application of the tool profile on the selected material. The mean values of maximum shear force obtained were 7.48 kN, with a standard deviation of 0.98. The penetration depth and rotation variables showed influence in obtaining the quality of the joint, directly influencing the temperature during the process. Time of permanence did not show statistical significance as a sensitive variable in this study. Within the selected parameter window, the values of rotation 1700 rpm and penetration 0.97 millimeters led to higher temperatures. The suggested optimized values for application are 1400 rpm rotation, 0.8 to 0.9 mm penetration, dwell time 3 secondsporpt_BRCentro Universitário FEI, São Bernardo do CampoSolda por atritoSoldagem automotivaSolda por fricção e mistura a ponto em chapas automotivas de aço de baixo teor de carbonoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMateriais e processosreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALfulltext.pdfapplication/pdf16309246https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/4412/1/fulltext.pdf70e4da6e3a9c483931f0bdf41a149b99MD51TEXTfulltext.pdf.txtfulltext.pdf.txtExtracted texttext/plain161883https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/4412/2/fulltext.pdf.txt115de58a5096d26a5fa052ddcd028253MD52THUMBNAILfulltext.pdf.jpgfulltext.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1109https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/4412/3/fulltext.pdf.jpgd032e8cb47b092e8920fc896257016d7MD53FEI/44122022-03-07 17:07:25.672Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRI
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Solda por fricção e mistura a ponto em chapas automotivas de aço de baixo teor de carbono
title Solda por fricção e mistura a ponto em chapas automotivas de aço de baixo teor de carbono
spellingShingle Solda por fricção e mistura a ponto em chapas automotivas de aço de baixo teor de carbono
Barbosa, C. E. C.
Solda por atrito
Soldagem automotiva
title_short Solda por fricção e mistura a ponto em chapas automotivas de aço de baixo teor de carbono
title_full Solda por fricção e mistura a ponto em chapas automotivas de aço de baixo teor de carbono
title_fullStr Solda por fricção e mistura a ponto em chapas automotivas de aço de baixo teor de carbono
title_full_unstemmed Solda por fricção e mistura a ponto em chapas automotivas de aço de baixo teor de carbono
title_sort Solda por fricção e mistura a ponto em chapas automotivas de aço de baixo teor de carbono
author Barbosa, C. E. C.
author_facet Barbosa, C. E. C.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, C. E. C.
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Delijaicov, Sergio
contributor_str_mv Delijaicov, Sergio
dc.subject.por.fl_str_mv Solda por atrito
Soldagem automotiva
topic Solda por atrito
Soldagem automotiva
description Os processos de solda na manufatura automobilística estão em constante aprimoramento e um fator determinante é necessidade de minimizar custos mantendo a qualidade das juntas sobrepostas no processo de armação. Neste contexto a soldagem por fricção e mistura mecânica a ponto (Friction Stir Spot Welding - FSSW), decorrente do processo de soldagem por fricção e mistura mecânica (Friction Stir Welding - FSW) é um processo ainda pouco aplicado neste meio, principalmente em juntas de aço. Inventado e patenteado em 1991 por Thomas, W.M. et al., no The Weld Institute (TWI) do Reino Unido, o processo FSW utiliza de uma técnica extremamente prática, que consiste em unir materiais no estado sólido por atrito, através de altas taxas de deformação plástica. Friction Stir Spot Welding é um processo versátil, sustentável e com baixo consumo de energia, possibilitando assim grandes ganhos econômicos na sua aplicação. O presente trabalho investigou a utilização deste processo em chapas de baixo teor de carbono, com espessura da 0,7 milímetros. Devido as particularidades do processo foi desenvolvido um perfil de ferramenta diferenciado visando ganho de resistência e sua aplicabilidade. Para isso foi avaliando a influência dos parâmetros do processo como rotação do pino, profundidade de penetração e o tempo de permanência, correlacionando os resultados da resistência máxima de cisalhamento, com a força axial aplicada, o torque utilizado, a potência, a temperatura nas zonas termicamente afetadas e a microestrutura obtida no corpo de prova após o processo de solda. Os resultados mostraram uma solda de alta qualidade e resistência para a aplicação do perfil da ferramenta no material selecionado. Os valores médios de força máxima de cisalhamento obtidos foram de 7,48 kN, com desvio padrão de 0,98 kN. As variáveis de profundidade de penetração e rotação mostraram grande influência na obtenção e qualidade da junta, influenciando diretamente na temperatura durante o processo. O tempo de permanência não mostrou significância estatística como variável sensível neste estudo. Dentro da janela de parâmetros selecionados, os valores de rotação 1700 rpm e penetração 0,97 milímetros, levaram às temperaturas mais elevadas. Os valores otimizados sugeridos para aplicação são a rotação de 1400 rpm, penetração de 0,8 a 0,9 milímetros, tempo de permanência 3 segundos
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-08T17:05:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-08T17:05:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA, C. E. C. <b> Solda por fricção e mistura a ponto em chapas automotivas de aço de baixo teor de carbono. </b> 2021. 160 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.31414/EM.2021.D.131398.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/4412
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.31414/EM.2021.D.131398
identifier_str_mv BARBOSA, C. E. C. <b> Solda por fricção e mistura a ponto em chapas automotivas de aço de baixo teor de carbono. </b> 2021. 160 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.31414/EM.2021.D.131398.
url https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/4412
https://doi.org/10.31414/EM.2021.D.131398
dc.language.iso.fl_str_mv por
pt_BR
language por
language_invalid_str_mv pt_BR
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.area.none.fl_str_mv Materiais e processos
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
instname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron:FEI
instname_str Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron_str FEI
institution FEI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/4412/1/fulltext.pdf
https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/4412/2/fulltext.pdf.txt
https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/4412/3/fulltext.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 70e4da6e3a9c483931f0bdf41a149b99
115de58a5096d26a5fa052ddcd028253
d032e8cb47b092e8920fc896257016d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734750993204117504