Desafios do ensino de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Históricos (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/1295 |
Resumo: | Este artigo discute a produção de material didático para história. Para tanto reflete sobre alguns debates recentes, focalizando a pertinência da escolha de conteúdos, bem como faz uma breve análise sobre o mercado editorial e o seu posicionamento na venda de obras para o PNLD e o mercado privado. O texto levanta algumas questões sobre o processo de formação de professores e o formato dos cursos de história, que em geral privilegia a pesquisa em detrimento do ensino , o que dificulta a definição de um formato coerente para as licenciaturas e a preparação dos futuros professores. |
id |
FGV-10_1510740684cfacd1dcc8210941670199 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/1295 |
network_acronym_str |
FGV-10 |
network_name_str |
Estudos Históricos (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios do ensino de HistóriaEste artigo discute a produção de material didático para história. Para tanto reflete sobre alguns debates recentes, focalizando a pertinência da escolha de conteúdos, bem como faz uma breve análise sobre o mercado editorial e o seu posicionamento na venda de obras para o PNLD e o mercado privado. O texto levanta algumas questões sobre o processo de formação de professores e o formato dos cursos de história, que em geral privilegia a pesquisa em detrimento do ensino , o que dificulta a definição de um formato coerente para as licenciaturas e a preparação dos futuros professores.Editora FGV2008-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/reh/article/view/1295Revista Estudos Históricos; Vol. 21 No. 41 (2008): History teaching and historiography; 79-93Revista Estudos Históricos; v. 21 n. 41 (2008): Ensino de História e historiografia; 79-932178-14940103-2186reponame:Estudos Históricos (Rio de Janeiro)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/reh/article/view/1295/716Ferreira, Marieta de MoraesFranco, Renatoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-14T20:57:14Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/1295Revistahttps://periodicos.fgv.br/rehONGhttps://periodicos.fgv.br/reh/oai||biblioteca.digital@fgv.br||eh@fgv.br2178-14940103-2186opendoar:2024-03-06T13:01:24.307114Estudos Históricos (Rio de Janeiro) - Fundação Getulio Vargas (FGV)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios do ensino de História |
title |
Desafios do ensino de História |
spellingShingle |
Desafios do ensino de História Ferreira, Marieta de Moraes |
title_short |
Desafios do ensino de História |
title_full |
Desafios do ensino de História |
title_fullStr |
Desafios do ensino de História |
title_full_unstemmed |
Desafios do ensino de História |
title_sort |
Desafios do ensino de História |
author |
Ferreira, Marieta de Moraes |
author_facet |
Ferreira, Marieta de Moraes Franco, Renato |
author_role |
author |
author2 |
Franco, Renato |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Marieta de Moraes Franco, Renato |
description |
Este artigo discute a produção de material didático para história. Para tanto reflete sobre alguns debates recentes, focalizando a pertinência da escolha de conteúdos, bem como faz uma breve análise sobre o mercado editorial e o seu posicionamento na venda de obras para o PNLD e o mercado privado. O texto levanta algumas questões sobre o processo de formação de professores e o formato dos cursos de história, que em geral privilegia a pesquisa em detrimento do ensino , o que dificulta a definição de um formato coerente para as licenciaturas e a preparação dos futuros professores. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/1295 |
url |
https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/1295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/1295/716 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora FGV |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora FGV |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Estudos Históricos; Vol. 21 No. 41 (2008): History teaching and historiography; 79-93 Revista Estudos Históricos; v. 21 n. 41 (2008): Ensino de História e historiografia; 79-93 2178-1494 0103-2186 reponame:Estudos Históricos (Rio de Janeiro) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Estudos Históricos (Rio de Janeiro) |
collection |
Estudos Históricos (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Históricos (Rio de Janeiro) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
||biblioteca.digital@fgv.br||eh@fgv.br |
_version_ |
1798942524403875840 |