"Parei na contramão": faixas cruzadas na invenção da MPB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Históricos (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862012000100005 |
Resumo: | Nos estudos da MPB dos anos 1960, estabeleceu-se uma narrativa hegemônica que atribui a esse movimento um caráter "de cúpula" e retrógrado, enquanto idealiza a Tropicália como o ápice da evolução musical. Identificando nessa narrativa problemas como o evolucionismo e a ideologia da identidade nacional, este artigo propõe a revisão da história do período a partir dos métodos histórico e etnográfico, utilizando exame de documentos, entrevistas e análise etno/musicológica de canções. Conclui-se que a participação popular foi importante para a MPB, terreno contraditório que produziu identidades complexas e colocou em questão a ideologia mestiça e a dominação patriarcal. |
id |
FGV-10_9637e3f59d337d70eec33af89f1b1fba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21862012000100005 |
network_acronym_str |
FGV-10 |
network_name_str |
Estudos Históricos (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
"Parei na contramão": faixas cruzadas na invenção da MPBMPBTropicália1960Nos estudos da MPB dos anos 1960, estabeleceu-se uma narrativa hegemônica que atribui a esse movimento um caráter "de cúpula" e retrógrado, enquanto idealiza a Tropicália como o ápice da evolução musical. Identificando nessa narrativa problemas como o evolucionismo e a ideologia da identidade nacional, este artigo propõe a revisão da história do período a partir dos métodos histórico e etnográfico, utilizando exame de documentos, entrevistas e análise etno/musicológica de canções. Conclui-se que a participação popular foi importante para a MPB, terreno contraditório que produziu identidades complexas e colocou em questão a ideologia mestiça e a dominação patriarcal.Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862012000100005Estudos Históricos (Rio de Janeiro) v.25 n.49 2012reponame:Estudos Históricos (Rio de Janeiro)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S0103-21862012000100005info:eu-repo/semantics/openAccessNeder,Álvaropor2012-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21862012000100005Revistahttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rehONGhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/oai||biblioteca.digital@fgv.br||eh@fgv.br2178-14940103-2186opendoar:2012-08-24T00:00Estudos Históricos (Rio de Janeiro) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Parei na contramão": faixas cruzadas na invenção da MPB |
title |
"Parei na contramão": faixas cruzadas na invenção da MPB |
spellingShingle |
"Parei na contramão": faixas cruzadas na invenção da MPB Neder,Álvaro MPB Tropicália 1960 |
title_short |
"Parei na contramão": faixas cruzadas na invenção da MPB |
title_full |
"Parei na contramão": faixas cruzadas na invenção da MPB |
title_fullStr |
"Parei na contramão": faixas cruzadas na invenção da MPB |
title_full_unstemmed |
"Parei na contramão": faixas cruzadas na invenção da MPB |
title_sort |
"Parei na contramão": faixas cruzadas na invenção da MPB |
author |
Neder,Álvaro |
author_facet |
Neder,Álvaro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neder,Álvaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MPB Tropicália 1960 |
topic |
MPB Tropicália 1960 |
description |
Nos estudos da MPB dos anos 1960, estabeleceu-se uma narrativa hegemônica que atribui a esse movimento um caráter "de cúpula" e retrógrado, enquanto idealiza a Tropicália como o ápice da evolução musical. Identificando nessa narrativa problemas como o evolucionismo e a ideologia da identidade nacional, este artigo propõe a revisão da história do período a partir dos métodos histórico e etnográfico, utilizando exame de documentos, entrevistas e análise etno/musicológica de canções. Conclui-se que a participação popular foi importante para a MPB, terreno contraditório que produziu identidades complexas e colocou em questão a ideologia mestiça e a dominação patriarcal. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862012000100005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862012000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-21862012000100005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Históricos (Rio de Janeiro) v.25 n.49 2012 reponame:Estudos Históricos (Rio de Janeiro) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Estudos Históricos (Rio de Janeiro) |
collection |
Estudos Históricos (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Históricos (Rio de Janeiro) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
||biblioteca.digital@fgv.br||eh@fgv.br |
_version_ |
1754115873007730688 |