História e imagem artística: por uma abordagem tríplice
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Históricos (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/2224 |
Resumo: | This article proposes some basic methodological principles for the use, in historical studies, of artistic image as document. Visual sources have three great historical dimensions of analysis: formal, semantical and social. The article confronts the main available methodologies, exemplifying their virtues and defects, in order to deduce a series of open methodological proposals. In conclusion, we privilege the interaction between the dimensions of the image, avoiding the determinism and the ontologic formalism. |
id |
FGV-10_b7277c0b2e19b28e14191171ada0eb5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/2224 |
network_acronym_str |
FGV-10 |
network_name_str |
Estudos Históricos (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
História e imagem artística: por uma abordagem trípliceThis article proposes some basic methodological principles for the use, in historical studies, of artistic image as document. Visual sources have three great historical dimensions of analysis: formal, semantical and social. The article confronts the main available methodologies, exemplifying their virtues and defects, in order to deduce a series of open methodological proposals. In conclusion, we privilege the interaction between the dimensions of the image, avoiding the determinism and the ontologic formalism.Este artigo pretende propor um conjunto de princípios metodológicos básicos ao uso historiográfico da imagem artística como documento, com ênfase no axioma de que as fontes visuais, sobretudo as de arte, têm três grandes dimensões históricas de análise: a formal, a semântica e a social. Recorrendo à contraposição temática das principais metodologias disponíveis, o artigo exemplifica, sempre que possível, suas maiores incoerências ou virtudes, para daí deduzir uma série bastante aberta de propostas metodológicas. A conclusão, por fim, é de que se deve privilegiar justamente a interação entre as dimensões da imagem, escapando tanto das opções deterministas quanto das vertentes ontológicas do formalismo.Editora FGV2004-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/reh/article/view/2224Revista Estudos Históricos; Vol. 2 No. 34 (2004): History and Image; 3-21Revista Estudos Históricos; v. 2 n. 34 (2004): História e Imagem; 3-212178-14940103-2186reponame:Estudos Históricos (Rio de Janeiro)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/reh/article/view/2224/1363Freitas, Arturinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-14T20:59:21Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/2224Revistahttps://periodicos.fgv.br/rehONGhttps://periodicos.fgv.br/reh/oai||biblioteca.digital@fgv.br||eh@fgv.br2178-14940103-2186opendoar:2024-03-06T13:01:42.671691Estudos Históricos (Rio de Janeiro) - Fundação Getulio Vargas (FGV)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
História e imagem artística: por uma abordagem tríplice |
title |
História e imagem artística: por uma abordagem tríplice |
spellingShingle |
História e imagem artística: por uma abordagem tríplice Freitas, Artur |
title_short |
História e imagem artística: por uma abordagem tríplice |
title_full |
História e imagem artística: por uma abordagem tríplice |
title_fullStr |
História e imagem artística: por uma abordagem tríplice |
title_full_unstemmed |
História e imagem artística: por uma abordagem tríplice |
title_sort |
História e imagem artística: por uma abordagem tríplice |
author |
Freitas, Artur |
author_facet |
Freitas, Artur |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Artur |
description |
This article proposes some basic methodological principles for the use, in historical studies, of artistic image as document. Visual sources have three great historical dimensions of analysis: formal, semantical and social. The article confronts the main available methodologies, exemplifying their virtues and defects, in order to deduce a series of open methodological proposals. In conclusion, we privilege the interaction between the dimensions of the image, avoiding the determinism and the ontologic formalism. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/2224 |
url |
https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/2224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/2224/1363 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora FGV |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora FGV |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Estudos Históricos; Vol. 2 No. 34 (2004): History and Image; 3-21 Revista Estudos Históricos; v. 2 n. 34 (2004): História e Imagem; 3-21 2178-1494 0103-2186 reponame:Estudos Históricos (Rio de Janeiro) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Estudos Históricos (Rio de Janeiro) |
collection |
Estudos Históricos (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Históricos (Rio de Janeiro) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
||biblioteca.digital@fgv.br||eh@fgv.br |
_version_ |
1798942525881319424 |