História e imagem artística: por uma abordagem tríplice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Artur
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/2224
Resumo: This article proposes some basic methodological principles for the use, in historical studies, of artistic image as document. Visual sources have three great historical dimensions of analysis: formal, semantical and social. The article confronts the main available methodologies, exemplifying their virtues and defects, in order to deduce a series of open methodological proposals. In conclusion, we privilege the interaction between the dimensions of the image, avoiding the determinism and the ontologic formalism.
id FGV-10_b7277c0b2e19b28e14191171ada0eb5d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/2224
network_acronym_str FGV-10
network_name_str Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling História e imagem artística: por uma abordagem trípliceThis article proposes some basic methodological principles for the use, in historical studies, of artistic image as document. Visual sources have three great historical dimensions of analysis: formal, semantical and social. The article confronts the main available methodologies, exemplifying their virtues and defects, in order to deduce a series of open methodological proposals. In conclusion, we privilege the interaction between the dimensions of the image, avoiding the determinism and the ontologic formalism.Este artigo pretende propor um conjunto de princípios metodológicos básicos ao uso historiográfico da imagem artística como documento, com ênfase no axioma de que as fontes visuais, sobretudo as de arte, têm três grandes dimensões históricas de análise: a formal, a semântica e a social. Recorrendo à contraposição temática das principais metodologias disponíveis, o artigo exemplifica, sempre que possível, suas maiores incoerências ou virtudes, para daí deduzir uma série bastante aberta de propostas metodológicas. A conclusão, por fim, é de que se deve privilegiar justamente a interação entre as dimensões da imagem, escapando tanto das opções deterministas quanto das vertentes ontológicas do formalismo.Editora FGV2004-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/reh/article/view/2224Revista Estudos Históricos; Vol. 2 No. 34 (2004): History and Image; 3-21Revista Estudos Históricos; v. 2 n. 34 (2004): História e Imagem; 3-212178-14940103-2186reponame:Estudos Históricos (Rio de Janeiro)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/reh/article/view/2224/1363Freitas, Arturinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-14T20:59:21Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/2224Revistahttps://periodicos.fgv.br/rehONGhttps://periodicos.fgv.br/reh/oai||biblioteca.digital@fgv.br||eh@fgv.br2178-14940103-2186opendoar:2024-03-06T13:01:42.671691Estudos Históricos (Rio de Janeiro) - Fundação Getulio Vargas (FGV)true
dc.title.none.fl_str_mv História e imagem artística: por uma abordagem tríplice
title História e imagem artística: por uma abordagem tríplice
spellingShingle História e imagem artística: por uma abordagem tríplice
Freitas, Artur
title_short História e imagem artística: por uma abordagem tríplice
title_full História e imagem artística: por uma abordagem tríplice
title_fullStr História e imagem artística: por uma abordagem tríplice
title_full_unstemmed História e imagem artística: por uma abordagem tríplice
title_sort História e imagem artística: por uma abordagem tríplice
author Freitas, Artur
author_facet Freitas, Artur
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Artur
description This article proposes some basic methodological principles for the use, in historical studies, of artistic image as document. Visual sources have three great historical dimensions of analysis: formal, semantical and social. The article confronts the main available methodologies, exemplifying their virtues and defects, in order to deduce a series of open methodological proposals. In conclusion, we privilege the interaction between the dimensions of the image, avoiding the determinism and the ontologic formalism.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/2224
url https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/2224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/2224/1363
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora FGV
publisher.none.fl_str_mv Editora FGV
dc.source.none.fl_str_mv Revista Estudos Históricos; Vol. 2 No. 34 (2004): History and Image; 3-21
Revista Estudos Históricos; v. 2 n. 34 (2004): História e Imagem; 3-21
2178-1494
0103-2186
reponame:Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
collection Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Estudos Históricos (Rio de Janeiro) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv ||biblioteca.digital@fgv.br||eh@fgv.br
_version_ 1798942525881319424