Orientação empreendedora: um estudo sobre as conseqüências do empreendedorismo nas organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAE (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482008000100007 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é investigar o papel do empreendedorismo na construção da performance de negócios. Foi desenvolvido e testado um modelo teórico, retratando os inter-relacionamentos entre orientação e cultura organizacional - orientação empreendedora, orientação para o mercado e aprendizagem organizacional - e seu impacto no sucesso das inovações e na performance empresarial. A partir de uma amostra com 157 organizações, os resultados indicam que a orientação empreendedora exerce elevado impacto na performance empresarial. Os efeitos da orientação empreendedora na performance são maiores do que aqueles da orientação para o mercado, os quais influenciam mais fortemente o sucesso das inovações. Essas duas orientações são complementares e seu efeito conjunto fornece resultados consistentes às ações empresariais. O papel moderador do tamanho da organização na relação entre orientação empreendedora e performance não foi confirmado. |
id |
FGV-11_06d21a45415f27981a9929d7de672d82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1676-56482008000100007 |
network_acronym_str |
FGV-11 |
network_name_str |
RAE (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Orientação empreendedora: um estudo sobre as conseqüências do empreendedorismo nas organizaçõesEmpreendedorismoorientação empreendedoraorientação ao mercadodesempenho empresarialorganizações em aprendizagemO objetivo deste trabalho é investigar o papel do empreendedorismo na construção da performance de negócios. Foi desenvolvido e testado um modelo teórico, retratando os inter-relacionamentos entre orientação e cultura organizacional - orientação empreendedora, orientação para o mercado e aprendizagem organizacional - e seu impacto no sucesso das inovações e na performance empresarial. A partir de uma amostra com 157 organizações, os resultados indicam que a orientação empreendedora exerce elevado impacto na performance empresarial. Os efeitos da orientação empreendedora na performance são maiores do que aqueles da orientação para o mercado, os quais influenciam mais fortemente o sucesso das inovações. Essas duas orientações são complementares e seu efeito conjunto fornece resultados consistentes às ações empresariais. O papel moderador do tamanho da organização na relação entre orientação empreendedora e performance não foi confirmado.Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482008000100007RAE eletrônica v.7 n.1 2008reponame:RAE (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1676-56482008000100007info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Daniel Von Der HeydeSantos,Cristiane Pizzuti Dospor2008-03-14T00:00:00Zoai:scielo:S1676-56482008000100007Revistahttps://www.scielo.br/j/rae/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br2178-938X0034-7591opendoar:2008-03-14T00:00RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientação empreendedora: um estudo sobre as conseqüências do empreendedorismo nas organizações |
title |
Orientação empreendedora: um estudo sobre as conseqüências do empreendedorismo nas organizações |
spellingShingle |
Orientação empreendedora: um estudo sobre as conseqüências do empreendedorismo nas organizações Fernandes,Daniel Von Der Heyde Empreendedorismo orientação empreendedora orientação ao mercado desempenho empresarial organizações em aprendizagem |
title_short |
Orientação empreendedora: um estudo sobre as conseqüências do empreendedorismo nas organizações |
title_full |
Orientação empreendedora: um estudo sobre as conseqüências do empreendedorismo nas organizações |
title_fullStr |
Orientação empreendedora: um estudo sobre as conseqüências do empreendedorismo nas organizações |
title_full_unstemmed |
Orientação empreendedora: um estudo sobre as conseqüências do empreendedorismo nas organizações |
title_sort |
Orientação empreendedora: um estudo sobre as conseqüências do empreendedorismo nas organizações |
author |
Fernandes,Daniel Von Der Heyde |
author_facet |
Fernandes,Daniel Von Der Heyde Santos,Cristiane Pizzuti Dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Cristiane Pizzuti Dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes,Daniel Von Der Heyde Santos,Cristiane Pizzuti Dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo orientação empreendedora orientação ao mercado desempenho empresarial organizações em aprendizagem |
topic |
Empreendedorismo orientação empreendedora orientação ao mercado desempenho empresarial organizações em aprendizagem |
description |
O objetivo deste trabalho é investigar o papel do empreendedorismo na construção da performance de negócios. Foi desenvolvido e testado um modelo teórico, retratando os inter-relacionamentos entre orientação e cultura organizacional - orientação empreendedora, orientação para o mercado e aprendizagem organizacional - e seu impacto no sucesso das inovações e na performance empresarial. A partir de uma amostra com 157 organizações, os resultados indicam que a orientação empreendedora exerce elevado impacto na performance empresarial. Os efeitos da orientação empreendedora na performance são maiores do que aqueles da orientação para o mercado, os quais influenciam mais fortemente o sucesso das inovações. Essas duas orientações são complementares e seu efeito conjunto fornece resultados consistentes às ações empresariais. O papel moderador do tamanho da organização na relação entre orientação empreendedora e performance não foi confirmado. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482008000100007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482008000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1676-56482008000100007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
RAE eletrônica v.7 n.1 2008 reponame:RAE (Online) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
RAE (Online) |
collection |
RAE (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
rae@fgv.br |
_version_ |
1754821104081305600 |