Do sólido ao fluido: contradição organizacional e paradoxo na reconstrução de identidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghadiri,Djahanchah (Sacha) P.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Davel,Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAE (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482006000100010
Resumo: Com o objetivo de estimular novos entendimentos acerca de paradoxos e contradições discursivas, a presente pesquisa examina como a identidade é formada e transformada, dentro e ao redor de contextos organizacionais. Desenvolve-se um esquema conceitual em que a identidade é construída e reconstruída a partir da percepção e evocação de imagens, textos, impressões, julgamentos, e situações que expressam algo sobre indivíduos e sobre aqueles com quem esses indivíduos interagem. Tal esquema é ilustrado com base em eventos fictícios, inspirados por um estudo numa empresa do setor moveleiro. De modo geral, esse estudo presume que a identidade nas organizações pode ser melhor compreendida prestando-se mais atenção ao processo de (re)construção de identidade num plano individual e interpessoal de análise. A pesquisa sugere que um melhor entendimento da (re)construção da identidade nesse plano pode contribuir para (a) desafiar a forma como a identidade tem sido (tradicional e teoricamente) abordada nas organizações; (b) iluminar processos de reflexão, regulação e intervenção da identidade de membros organizacionais no dia-a-dia de trabalho, e (c) estimular novos entendimentos sobre a relação que alguns paradoxos comuns e contradições discursivas da vida organizacional têm com a identidade.
id FGV-11_0f6985fdf446718b9c5248649450f5a8
oai_identifier_str oai:scielo:S1676-56482006000100010
network_acronym_str FGV-11
network_name_str RAE (Online)
repository_id_str
spelling Do sólido ao fluido: contradição organizacional e paradoxo na reconstrução de identidadeIdentidade organizacionalparadoxocontradição discursivaidentidade individualCom o objetivo de estimular novos entendimentos acerca de paradoxos e contradições discursivas, a presente pesquisa examina como a identidade é formada e transformada, dentro e ao redor de contextos organizacionais. Desenvolve-se um esquema conceitual em que a identidade é construída e reconstruída a partir da percepção e evocação de imagens, textos, impressões, julgamentos, e situações que expressam algo sobre indivíduos e sobre aqueles com quem esses indivíduos interagem. Tal esquema é ilustrado com base em eventos fictícios, inspirados por um estudo numa empresa do setor moveleiro. De modo geral, esse estudo presume que a identidade nas organizações pode ser melhor compreendida prestando-se mais atenção ao processo de (re)construção de identidade num plano individual e interpessoal de análise. A pesquisa sugere que um melhor entendimento da (re)construção da identidade nesse plano pode contribuir para (a) desafiar a forma como a identidade tem sido (tradicional e teoricamente) abordada nas organizações; (b) iluminar processos de reflexão, regulação e intervenção da identidade de membros organizacionais no dia-a-dia de trabalho, e (c) estimular novos entendimentos sobre a relação que alguns paradoxos comuns e contradições discursivas da vida organizacional têm com a identidade.Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482006000100010RAE eletrônica v.5 n.1 2006reponame:RAE (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1676-56482006000100010info:eu-repo/semantics/openAccessGhadiri,Djahanchah (Sacha) P.Davel,Eduardopor2006-08-11T00:00:00Zoai:scielo:S1676-56482006000100010Revistahttps://www.scielo.br/j/rae/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br2178-938X0034-7591opendoar:2006-08-11T00:00RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Do sólido ao fluido: contradição organizacional e paradoxo na reconstrução de identidade
title Do sólido ao fluido: contradição organizacional e paradoxo na reconstrução de identidade
spellingShingle Do sólido ao fluido: contradição organizacional e paradoxo na reconstrução de identidade
Ghadiri,Djahanchah (Sacha) P.
Identidade organizacional
paradoxo
contradição discursiva
identidade individual
title_short Do sólido ao fluido: contradição organizacional e paradoxo na reconstrução de identidade
title_full Do sólido ao fluido: contradição organizacional e paradoxo na reconstrução de identidade
title_fullStr Do sólido ao fluido: contradição organizacional e paradoxo na reconstrução de identidade
title_full_unstemmed Do sólido ao fluido: contradição organizacional e paradoxo na reconstrução de identidade
title_sort Do sólido ao fluido: contradição organizacional e paradoxo na reconstrução de identidade
author Ghadiri,Djahanchah (Sacha) P.
author_facet Ghadiri,Djahanchah (Sacha) P.
Davel,Eduardo
author_role author
author2 Davel,Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ghadiri,Djahanchah (Sacha) P.
Davel,Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade organizacional
paradoxo
contradição discursiva
identidade individual
topic Identidade organizacional
paradoxo
contradição discursiva
identidade individual
description Com o objetivo de estimular novos entendimentos acerca de paradoxos e contradições discursivas, a presente pesquisa examina como a identidade é formada e transformada, dentro e ao redor de contextos organizacionais. Desenvolve-se um esquema conceitual em que a identidade é construída e reconstruída a partir da percepção e evocação de imagens, textos, impressões, julgamentos, e situações que expressam algo sobre indivíduos e sobre aqueles com quem esses indivíduos interagem. Tal esquema é ilustrado com base em eventos fictícios, inspirados por um estudo numa empresa do setor moveleiro. De modo geral, esse estudo presume que a identidade nas organizações pode ser melhor compreendida prestando-se mais atenção ao processo de (re)construção de identidade num plano individual e interpessoal de análise. A pesquisa sugere que um melhor entendimento da (re)construção da identidade nesse plano pode contribuir para (a) desafiar a forma como a identidade tem sido (tradicional e teoricamente) abordada nas organizações; (b) iluminar processos de reflexão, regulação e intervenção da identidade de membros organizacionais no dia-a-dia de trabalho, e (c) estimular novos entendimentos sobre a relação que alguns paradoxos comuns e contradições discursivas da vida organizacional têm com a identidade.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482006000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482006000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1676-56482006000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv RAE eletrônica v.5 n.1 2006
reponame:RAE (Online)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str RAE (Online)
collection RAE (Online)
repository.name.fl_str_mv RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv rae@fgv.br
_version_ 1754821104026779648