Organizações no espaço cibernético: estudo comparativo Altavista e Amazon Books

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cano,Carlos Baldessarini
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Becker,João Luiz, Freitas,Henrique Mello Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAE (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482002000200007
Resumo: As organizações passam por mudanças revolucionárias ao incorporar potencialidades surgidas com a convergência tecnológica das indústrias de computação, telecomunicações e realidade virtual. A chamada organização virtual (OV) tem explorado, ao máximo, estas potencialidades, usando, em sua estruturação e operação, inovações tecnológicas que se traduzem, na prática, em características sui generis. Busca-se aqui a verificação da existência destas características peculiares, em organizações virtuais destaques no cenário empresarial. Dois casos são analisados: o serviço de buscas automáticas AltaVista e a livraria virtual Amazon Books. Para tal, elaborou-se um protocolo de análise englobando seis categorias analíticas: processos virtualizados, instalações físicas, atendimento ao cliente, fractalidade, confiança e aprendizado organizacional. Os dados foram coletados por observação direta nos "sites" das organizações, consultas específicas via correspondência, bancos de informações, literatura especializada e mídia em geral. Os resultados do estudo indicam claramente que as características investigadas estão presentes, formando a base operacional das empresas estudadas. O protocolo usado no estudo demonstrou o seu valor para analisar este novo tipo de organização.
id FGV-11_4eaa4b439ae2d310ad9eb6c4f474ad04
oai_identifier_str oai:scielo:S1676-56482002000200007
network_acronym_str FGV-11
network_name_str RAE (Online)
repository_id_str
spelling Organizações no espaço cibernético: estudo comparativo Altavista e Amazon BooksEspaço cibernéticoorganizações virtuaisestudo de casoAs organizações passam por mudanças revolucionárias ao incorporar potencialidades surgidas com a convergência tecnológica das indústrias de computação, telecomunicações e realidade virtual. A chamada organização virtual (OV) tem explorado, ao máximo, estas potencialidades, usando, em sua estruturação e operação, inovações tecnológicas que se traduzem, na prática, em características sui generis. Busca-se aqui a verificação da existência destas características peculiares, em organizações virtuais destaques no cenário empresarial. Dois casos são analisados: o serviço de buscas automáticas AltaVista e a livraria virtual Amazon Books. Para tal, elaborou-se um protocolo de análise englobando seis categorias analíticas: processos virtualizados, instalações físicas, atendimento ao cliente, fractalidade, confiança e aprendizado organizacional. Os dados foram coletados por observação direta nos "sites" das organizações, consultas específicas via correspondência, bancos de informações, literatura especializada e mídia em geral. Os resultados do estudo indicam claramente que as características investigadas estão presentes, formando a base operacional das empresas estudadas. O protocolo usado no estudo demonstrou o seu valor para analisar este novo tipo de organização.Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482002000200007RAE eletrônica v.1 n.2 2002reponame:RAE (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1676-56482002000200007info:eu-repo/semantics/openAccessCano,Carlos BaldessariniBecker,João LuizFreitas,Henrique Mello Rodrigues depor2010-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1676-56482002000200007Revistahttps://www.scielo.br/j/rae/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br2178-938X0034-7591opendoar:2010-09-10T00:00RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Organizações no espaço cibernético: estudo comparativo Altavista e Amazon Books
title Organizações no espaço cibernético: estudo comparativo Altavista e Amazon Books
spellingShingle Organizações no espaço cibernético: estudo comparativo Altavista e Amazon Books
Cano,Carlos Baldessarini
Espaço cibernético
organizações virtuais
estudo de caso
title_short Organizações no espaço cibernético: estudo comparativo Altavista e Amazon Books
title_full Organizações no espaço cibernético: estudo comparativo Altavista e Amazon Books
title_fullStr Organizações no espaço cibernético: estudo comparativo Altavista e Amazon Books
title_full_unstemmed Organizações no espaço cibernético: estudo comparativo Altavista e Amazon Books
title_sort Organizações no espaço cibernético: estudo comparativo Altavista e Amazon Books
author Cano,Carlos Baldessarini
author_facet Cano,Carlos Baldessarini
Becker,João Luiz
Freitas,Henrique Mello Rodrigues de
author_role author
author2 Becker,João Luiz
Freitas,Henrique Mello Rodrigues de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cano,Carlos Baldessarini
Becker,João Luiz
Freitas,Henrique Mello Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço cibernético
organizações virtuais
estudo de caso
topic Espaço cibernético
organizações virtuais
estudo de caso
description As organizações passam por mudanças revolucionárias ao incorporar potencialidades surgidas com a convergência tecnológica das indústrias de computação, telecomunicações e realidade virtual. A chamada organização virtual (OV) tem explorado, ao máximo, estas potencialidades, usando, em sua estruturação e operação, inovações tecnológicas que se traduzem, na prática, em características sui generis. Busca-se aqui a verificação da existência destas características peculiares, em organizações virtuais destaques no cenário empresarial. Dois casos são analisados: o serviço de buscas automáticas AltaVista e a livraria virtual Amazon Books. Para tal, elaborou-se um protocolo de análise englobando seis categorias analíticas: processos virtualizados, instalações físicas, atendimento ao cliente, fractalidade, confiança e aprendizado organizacional. Os dados foram coletados por observação direta nos "sites" das organizações, consultas específicas via correspondência, bancos de informações, literatura especializada e mídia em geral. Os resultados do estudo indicam claramente que as características investigadas estão presentes, formando a base operacional das empresas estudadas. O protocolo usado no estudo demonstrou o seu valor para analisar este novo tipo de organização.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482002000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482002000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1676-56482002000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv RAE eletrônica v.1 n.2 2002
reponame:RAE (Online)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str RAE (Online)
collection RAE (Online)
repository.name.fl_str_mv RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv rae@fgv.br
_version_ 1754821103613640704