Transferência de tecnologia via comercialização na Embrapa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAE (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482002000100002 |
Resumo: | Face ao momento de implantação da Política de Negócios Tecnológicos na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, este estudo procurou avaliar a atual situação de comercialização de produtos/serviços/tecnologias das unidades descentralizadas da Embrapa e propor modelo para implantação da nova Área de Negócios Tecnológicos. A revisão da literatura tratou a respeito dos conceitos de difusão e transferência de tecnologia, marketing e negociação. Este trabalho utilizou pesquisa descritiva através de estudo exploratório junto às unidades descentralizadas da Embrapa. Foram retornados 36 questionários, de um total de 39, e os resultados indicam que as unidades estão trabalhando aquém de suas potencialidades, faltando conhecimento das atividade de marketing no auxílio da negociação. Pode-se concluir, portanto, que para a completa internalização da Política de Negócios Tecnológicos será necessário principalmente: a qualificação do pessoal envolvido, implementar cultura de negócios, resolução de certos entraves burocráticos e sobretudo definir atividades a serem desenvolvidas por esta área. |
id |
FGV-11_61a5d6da9aab7df2ad47ee665e603096 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1676-56482002000100002 |
network_acronym_str |
FGV-11 |
network_name_str |
RAE (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Transferência de tecnologia via comercialização na EmbrapaEmbrapaComercializaçãoMarketingTransferência de TecnologiaPolítica de Negócios TecnológicosFace ao momento de implantação da Política de Negócios Tecnológicos na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, este estudo procurou avaliar a atual situação de comercialização de produtos/serviços/tecnologias das unidades descentralizadas da Embrapa e propor modelo para implantação da nova Área de Negócios Tecnológicos. A revisão da literatura tratou a respeito dos conceitos de difusão e transferência de tecnologia, marketing e negociação. Este trabalho utilizou pesquisa descritiva através de estudo exploratório junto às unidades descentralizadas da Embrapa. Foram retornados 36 questionários, de um total de 39, e os resultados indicam que as unidades estão trabalhando aquém de suas potencialidades, faltando conhecimento das atividade de marketing no auxílio da negociação. Pode-se concluir, portanto, que para a completa internalização da Política de Negócios Tecnológicos será necessário principalmente: a qualificação do pessoal envolvido, implementar cultura de negócios, resolução de certos entraves burocráticos e sobretudo definir atividades a serem desenvolvidas por esta área.Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo2002-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482002000100002RAE eletrônica v.1 n.1 2002reponame:RAE (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1676-56482002000100002info:eu-repo/semantics/openAccessBerçott,Flavia Dantaspor2018-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S1676-56482002000100002Revistahttps://www.scielo.br/j/rae/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br2178-938X0034-7591opendoar:2018-09-13T00:00RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transferência de tecnologia via comercialização na Embrapa |
title |
Transferência de tecnologia via comercialização na Embrapa |
spellingShingle |
Transferência de tecnologia via comercialização na Embrapa Berçott,Flavia Dantas Embrapa Comercialização Marketing Transferência de Tecnologia Política de Negócios Tecnológicos |
title_short |
Transferência de tecnologia via comercialização na Embrapa |
title_full |
Transferência de tecnologia via comercialização na Embrapa |
title_fullStr |
Transferência de tecnologia via comercialização na Embrapa |
title_full_unstemmed |
Transferência de tecnologia via comercialização na Embrapa |
title_sort |
Transferência de tecnologia via comercialização na Embrapa |
author |
Berçott,Flavia Dantas |
author_facet |
Berçott,Flavia Dantas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berçott,Flavia Dantas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Embrapa Comercialização Marketing Transferência de Tecnologia Política de Negócios Tecnológicos |
topic |
Embrapa Comercialização Marketing Transferência de Tecnologia Política de Negócios Tecnológicos |
description |
Face ao momento de implantação da Política de Negócios Tecnológicos na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, este estudo procurou avaliar a atual situação de comercialização de produtos/serviços/tecnologias das unidades descentralizadas da Embrapa e propor modelo para implantação da nova Área de Negócios Tecnológicos. A revisão da literatura tratou a respeito dos conceitos de difusão e transferência de tecnologia, marketing e negociação. Este trabalho utilizou pesquisa descritiva através de estudo exploratório junto às unidades descentralizadas da Embrapa. Foram retornados 36 questionários, de um total de 39, e os resultados indicam que as unidades estão trabalhando aquém de suas potencialidades, faltando conhecimento das atividade de marketing no auxílio da negociação. Pode-se concluir, portanto, que para a completa internalização da Política de Negócios Tecnológicos será necessário principalmente: a qualificação do pessoal envolvido, implementar cultura de negócios, resolução de certos entraves burocráticos e sobretudo definir atividades a serem desenvolvidas por esta área. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482002000100002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482002000100002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1676-56482002000100002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
RAE eletrônica v.1 n.1 2002 reponame:RAE (Online) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
RAE (Online) |
collection |
RAE (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
rae@fgv.br |
_version_ |
1754821103583232000 |