Competências individuais, modernidade organizacional e satisfação no trabalho: um estudo de diagnóstico comparativo
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAE (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482005000100001 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a relatar procedimentos e resultados de validação de escalas destinadas à mensuração dos construtos Competências Individuais Requeridas, Modernidade Organizacional e Satisfação no Trabalho. Visa, também, diagnosticá-los junto a uma amostra de 654 profissionais da área da Administração. Utilizando técnicas estatísticas multivariadas e descritivas, o estudo adotou como referenciais teóricos, a Abordagem de Avaliação da Modernidade Organizacional (EBOLI, 1996), o Modelo das Dimensões Básicas da Tarefa (HACKMAN e OLDHAM, 1975) e uma revisão de abordagens anglo-americana e francesa sobre a Competência. Como resultados, há que se destacar a validação das escalas propostas, assim como a percepção dos profissionais alvo do estudo quanto a elevado grau de demanda pelo conjunto das competências investigadas vis-à-vis graus moderados de modernidade organizacional e satisfação no trabalho. |
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Competências individuais, modernidade organizacional e satisfação no trabalho: um estudo de diagnóstico comparativoCompetências individuaismodernidade organizacionalsatisfação no trabalhovalidação de escalasanálise multivariadaEste trabalho se propõe a relatar procedimentos e resultados de validação de escalas destinadas à mensuração dos construtos Competências Individuais Requeridas, Modernidade Organizacional e Satisfação no Trabalho. Visa, também, diagnosticá-los junto a uma amostra de 654 profissionais da área da Administração. Utilizando técnicas estatísticas multivariadas e descritivas, o estudo adotou como referenciais teóricos, a Abordagem de Avaliação da Modernidade Organizacional (EBOLI, 1996), o Modelo das Dimensões Básicas da Tarefa (HACKMAN e OLDHAM, 1975) e uma revisão de abordagens anglo-americana e francesa sobre a Competência. Como resultados, há que se destacar a validação das escalas propostas, assim como a percepção dos profissionais alvo do estudo quanto a elevado grau de demanda pelo conjunto das competências investigadas vis-à-vis graus moderados de modernidade organizacional e satisfação no trabalho.Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482005000100001RAE eletrônica v.4 n.1 2005reponame:RAE (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1676-56482005000100001info:eu-repo/semantics/openAccessSant'anna,Anderson de SouzaMoraes,Lúcio Flávio Renault deKilimnik,Zélia Mirandapor2006-08-11T00:00:00Zoai:scielo:S1676-56482005000100001Revistahttps://www.scielo.br/j/rae/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br2178-938X0034-7591opendoar:2006-08-11T00:00RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
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