A construção de estratégias corporativas sob a perspectiva não determinística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva,Ernani Viana
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Carrieri,Alexandre de Pádua
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAE (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482007000200002
Resumo: Os estudos sobre estratégia no Brasil apresentam um viés marcantemente determinístico. Com o propósito de contribuir para esses estudos, com uma ótica normativa e não determinística, este artigo descreve o movimento estratégico de uma organização do se tor de telefonia fixa que decidiu entrar no setor de telefonia móvel. Adotando-se como referencial teórico a concepção de estratégia como uma realidade construída de forma interativa e contextual, optou-se por uma pesquisa qualitativa para atingir o propósito da investigação, por meio da análise de conteúdos discursivos. Os resultados dessa pesquisa mostram que a perspectiva da estratégia numa organização evolui e ganha complexidade, sem perder a característica processual. Essa característica, por sua vez, reforça a necessidade de se investir em estudos interpretativos de estratégia com vistas a aperfeiçoar seu conceito antes da construção de modelos prescritivos.
id FGV-11_a8c8a628ba070e990bd7fce7bd5994d6
oai_identifier_str oai:scielo:S1676-56482007000200002
network_acronym_str FGV-11
network_name_str RAE (Online)
repository_id_str
spelling A construção de estratégias corporativas sob a perspectiva não determinísticaEstratégiaótica não determinísticatelefonia móvelestratégia como práticapesquisa qualitativaOs estudos sobre estratégia no Brasil apresentam um viés marcantemente determinístico. Com o propósito de contribuir para esses estudos, com uma ótica normativa e não determinística, este artigo descreve o movimento estratégico de uma organização do se tor de telefonia fixa que decidiu entrar no setor de telefonia móvel. Adotando-se como referencial teórico a concepção de estratégia como uma realidade construída de forma interativa e contextual, optou-se por uma pesquisa qualitativa para atingir o propósito da investigação, por meio da análise de conteúdos discursivos. Os resultados dessa pesquisa mostram que a perspectiva da estratégia numa organização evolui e ganha complexidade, sem perder a característica processual. Essa característica, por sua vez, reforça a necessidade de se investir em estudos interpretativos de estratégia com vistas a aperfeiçoar seu conceito antes da construção de modelos prescritivos.Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482007000200002RAE eletrônica v.6 n.2 2007reponame:RAE (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1676-56482007000200002info:eu-repo/semantics/openAccessSaraiva,Ernani VianaCarrieri,Alexandre de Páduapor2008-03-13T00:00:00Zoai:scielo:S1676-56482007000200002Revistahttps://www.scielo.br/j/rae/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br2178-938X0034-7591opendoar:2008-03-13T00:00RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de estratégias corporativas sob a perspectiva não determinística
title A construção de estratégias corporativas sob a perspectiva não determinística
spellingShingle A construção de estratégias corporativas sob a perspectiva não determinística
Saraiva,Ernani Viana
Estratégia
ótica não determinística
telefonia móvel
estratégia como prática
pesquisa qualitativa
title_short A construção de estratégias corporativas sob a perspectiva não determinística
title_full A construção de estratégias corporativas sob a perspectiva não determinística
title_fullStr A construção de estratégias corporativas sob a perspectiva não determinística
title_full_unstemmed A construção de estratégias corporativas sob a perspectiva não determinística
title_sort A construção de estratégias corporativas sob a perspectiva não determinística
author Saraiva,Ernani Viana
author_facet Saraiva,Ernani Viana
Carrieri,Alexandre de Pádua
author_role author
author2 Carrieri,Alexandre de Pádua
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva,Ernani Viana
Carrieri,Alexandre de Pádua
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
ótica não determinística
telefonia móvel
estratégia como prática
pesquisa qualitativa
topic Estratégia
ótica não determinística
telefonia móvel
estratégia como prática
pesquisa qualitativa
description Os estudos sobre estratégia no Brasil apresentam um viés marcantemente determinístico. Com o propósito de contribuir para esses estudos, com uma ótica normativa e não determinística, este artigo descreve o movimento estratégico de uma organização do se tor de telefonia fixa que decidiu entrar no setor de telefonia móvel. Adotando-se como referencial teórico a concepção de estratégia como uma realidade construída de forma interativa e contextual, optou-se por uma pesquisa qualitativa para atingir o propósito da investigação, por meio da análise de conteúdos discursivos. Os resultados dessa pesquisa mostram que a perspectiva da estratégia numa organização evolui e ganha complexidade, sem perder a característica processual. Essa característica, por sua vez, reforça a necessidade de se investir em estudos interpretativos de estratégia com vistas a aperfeiçoar seu conceito antes da construção de modelos prescritivos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482007000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482007000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1676-56482007000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv RAE eletrônica v.6 n.2 2007
reponame:RAE (Online)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str RAE (Online)
collection RAE (Online)
repository.name.fl_str_mv RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv rae@fgv.br
_version_ 1754821104062431232