Dimensões de riscos percebidos nas compras pela internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAE (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482004000200013 |
Resumo: | O objetivo desse artigo foi identificar dimensões de riscos percebidos na compra on-line por usuários da Internet que já compraram e pelos que nunca adquiriram produtos por este meio. O trabalho é resultado de um survey junto a uma amostra de 200 internautas. Destes, 111 participaram do grupo dos que nunca compraram pela rede e 89 dos que já compraram. O uso de estatísticas multivariadas destacou os riscos de proteção da informação, futura oportunidade perdida e dano físico das mercadorias adquiridas para os usuários que já compraram pela Internet e, para os que nunca compraram, acrescentam-se a esses os riscos de perda da socialização e satisfação. Os usuários que nunca compraram pela rede perceberam mais dimensões de risco e em um maior grau do que os que já utilizaram a Internet como um meio de compras. |
id |
FGV-11_bc9561261de1d1a4e58054c16b9cd2dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1676-56482004000200013 |
network_acronym_str |
FGV-11 |
network_name_str |
RAE (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dimensões de riscos percebidos nas compras pela internetInternetcomércio eletrônicocomportamento do consumidorrisco percebidotipologias de riscosO objetivo desse artigo foi identificar dimensões de riscos percebidos na compra on-line por usuários da Internet que já compraram e pelos que nunca adquiriram produtos por este meio. O trabalho é resultado de um survey junto a uma amostra de 200 internautas. Destes, 111 participaram do grupo dos que nunca compraram pela rede e 89 dos que já compraram. O uso de estatísticas multivariadas destacou os riscos de proteção da informação, futura oportunidade perdida e dano físico das mercadorias adquiridas para os usuários que já compraram pela Internet e, para os que nunca compraram, acrescentam-se a esses os riscos de perda da socialização e satisfação. Os usuários que nunca compraram pela rede perceberam mais dimensões de risco e em um maior grau do que os que já utilizaram a Internet como um meio de compras.Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482004000200013RAE eletrônica v.3 n.2 2004reponame:RAE (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1676-56482004000200013info:eu-repo/semantics/openAccessKovacs,Michelle H.Farias,Salomão A. depor2007-03-29T00:00:00Zoai:scielo:S1676-56482004000200013Revistahttps://www.scielo.br/j/rae/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br2178-938X0034-7591opendoar:2007-03-29T00:00RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dimensões de riscos percebidos nas compras pela internet |
title |
Dimensões de riscos percebidos nas compras pela internet |
spellingShingle |
Dimensões de riscos percebidos nas compras pela internet Kovacs,Michelle H. Internet comércio eletrônico comportamento do consumidor risco percebido tipologias de riscos |
title_short |
Dimensões de riscos percebidos nas compras pela internet |
title_full |
Dimensões de riscos percebidos nas compras pela internet |
title_fullStr |
Dimensões de riscos percebidos nas compras pela internet |
title_full_unstemmed |
Dimensões de riscos percebidos nas compras pela internet |
title_sort |
Dimensões de riscos percebidos nas compras pela internet |
author |
Kovacs,Michelle H. |
author_facet |
Kovacs,Michelle H. Farias,Salomão A. de |
author_role |
author |
author2 |
Farias,Salomão A. de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kovacs,Michelle H. Farias,Salomão A. de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet comércio eletrônico comportamento do consumidor risco percebido tipologias de riscos |
topic |
Internet comércio eletrônico comportamento do consumidor risco percebido tipologias de riscos |
description |
O objetivo desse artigo foi identificar dimensões de riscos percebidos na compra on-line por usuários da Internet que já compraram e pelos que nunca adquiriram produtos por este meio. O trabalho é resultado de um survey junto a uma amostra de 200 internautas. Destes, 111 participaram do grupo dos que nunca compraram pela rede e 89 dos que já compraram. O uso de estatísticas multivariadas destacou os riscos de proteção da informação, futura oportunidade perdida e dano físico das mercadorias adquiridas para os usuários que já compraram pela Internet e, para os que nunca compraram, acrescentam-se a esses os riscos de perda da socialização e satisfação. Os usuários que nunca compraram pela rede perceberam mais dimensões de risco e em um maior grau do que os que já utilizaram a Internet como um meio de compras. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482004000200013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482004000200013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1676-56482004000200013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
RAE eletrônica v.3 n.2 2004 reponame:RAE (Online) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
RAE (Online) |
collection |
RAE (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
rae@fgv.br |
_version_ |
1754821103696478208 |