Identidade organizacional: um estudo de caso no contexto da cultura brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado,Hilka Vier
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAE (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482005000100012
Resumo: Constituindo-se o resultado de representações compartilhadas acerca do significado da organização, a identidade organizacional tem uma relação estreita com a cultura. A partir desse pressuposto, o objetivo deste estudo é compreender a identidade de uma organização a partir de traços da cultura brasileira. Trata-se de um estudo de caso no qual verificou-se que os fatores que contribuíram para a construção da identificação e da identidade organizacional foram os relacionamentos, inclusive o paternalismo nas relações de trabalho. Esses aspectos contribuíram para que sentimentos de segurança e de afiliação fossem introjetados pelos membros da organização, resultando em um imaginário social no qual há uma reunião simbólica entre a organização e os indivíduos. Além disso, a idealização de crescimento pessoal, atrelado ao crescimento da organização, também contribuiu para a identificação organizacional e para a identidade da organização.
id FGV-11_cc3fc8a6dc3ba78e8d7a4d4aeba5808a
oai_identifier_str oai:scielo:S1676-56482005000100012
network_acronym_str FGV-11
network_name_str RAE (Online)
repository_id_str
spelling Identidade organizacional: um estudo de caso no contexto da cultura brasileiraIdentidade organizacionalcultura organizacionalidentificação organizacionalcultura e identidadeConstituindo-se o resultado de representações compartilhadas acerca do significado da organização, a identidade organizacional tem uma relação estreita com a cultura. A partir desse pressuposto, o objetivo deste estudo é compreender a identidade de uma organização a partir de traços da cultura brasileira. Trata-se de um estudo de caso no qual verificou-se que os fatores que contribuíram para a construção da identificação e da identidade organizacional foram os relacionamentos, inclusive o paternalismo nas relações de trabalho. Esses aspectos contribuíram para que sentimentos de segurança e de afiliação fossem introjetados pelos membros da organização, resultando em um imaginário social no qual há uma reunião simbólica entre a organização e os indivíduos. Além disso, a idealização de crescimento pessoal, atrelado ao crescimento da organização, também contribuiu para a identificação organizacional e para a identidade da organização.Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482005000100012RAE eletrônica v.4 n.1 2005reponame:RAE (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1676-56482005000100012info:eu-repo/semantics/openAccessMachado,Hilka Vierpor2006-08-11T00:00:00Zoai:scielo:S1676-56482005000100012Revistahttps://www.scielo.br/j/rae/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br2178-938X0034-7591opendoar:2006-08-11T00:00RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade organizacional: um estudo de caso no contexto da cultura brasileira
title Identidade organizacional: um estudo de caso no contexto da cultura brasileira
spellingShingle Identidade organizacional: um estudo de caso no contexto da cultura brasileira
Machado,Hilka Vier
Identidade organizacional
cultura organizacional
identificação organizacional
cultura e identidade
title_short Identidade organizacional: um estudo de caso no contexto da cultura brasileira
title_full Identidade organizacional: um estudo de caso no contexto da cultura brasileira
title_fullStr Identidade organizacional: um estudo de caso no contexto da cultura brasileira
title_full_unstemmed Identidade organizacional: um estudo de caso no contexto da cultura brasileira
title_sort Identidade organizacional: um estudo de caso no contexto da cultura brasileira
author Machado,Hilka Vier
author_facet Machado,Hilka Vier
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado,Hilka Vier
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade organizacional
cultura organizacional
identificação organizacional
cultura e identidade
topic Identidade organizacional
cultura organizacional
identificação organizacional
cultura e identidade
description Constituindo-se o resultado de representações compartilhadas acerca do significado da organização, a identidade organizacional tem uma relação estreita com a cultura. A partir desse pressuposto, o objetivo deste estudo é compreender a identidade de uma organização a partir de traços da cultura brasileira. Trata-se de um estudo de caso no qual verificou-se que os fatores que contribuíram para a construção da identificação e da identidade organizacional foram os relacionamentos, inclusive o paternalismo nas relações de trabalho. Esses aspectos contribuíram para que sentimentos de segurança e de afiliação fossem introjetados pelos membros da organização, resultando em um imaginário social no qual há uma reunião simbólica entre a organização e os indivíduos. Além disso, a idealização de crescimento pessoal, atrelado ao crescimento da organização, também contribuiu para a identificação organizacional e para a identidade da organização.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482005000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482005000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1676-56482005000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv RAE eletrônica v.4 n.1 2005
reponame:RAE (Online)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str RAE (Online)
collection RAE (Online)
repository.name.fl_str_mv RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv rae@fgv.br
_version_ 1754821103986933760