Know-how or know why? Um caso de ensino do Hipermercado Know
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GVcasos |
DOI: | 10.12660/gvcasosv5n2c13 |
Texto Completo: | https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/51147 |
Resumo: | A Hipermercados Know é uma empresa familiar do ramo supermercadista fundada em meados da década de 1980, no estado de Santa Catarina. Hoje ela conta com 13 lojas, distribuídas em 5 cidades do estado, vendendo um total de 25 mil itens. O setor está crescendo rápido, mas o crescimento da firma enfrenta desafios relacionados à gestão de pessoas: há uma escassez de pessoal qualificado no mercado, e o turnover e o absenteísmo são muito altos. Como lidar com isso e continuar crescendo? O caso pode ser usado em disciplinas de empreendedorismo ou estratégia, além de gestão de pessoas de cursos de graduação em Administração ou de formação de executivos e MBAs. DOI: 10.12660/gvcasosv5n2c13http://dx.doi.org/10.12660/gvcasosv5n2c13 |
id |
FGV-5_599760c20c4f45b8a06bd857961ff8c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/51147 |
network_acronym_str |
FGV-5 |
network_name_str |
GVcasos |
spelling |
Know-how or know why? Um caso de ensino do Hipermercado KnowEmpresa familiarGestão estratégicaGestão de pessoasFamily businessStrategic managementPeople managementA Hipermercados Know é uma empresa familiar do ramo supermercadista fundada em meados da década de 1980, no estado de Santa Catarina. Hoje ela conta com 13 lojas, distribuídas em 5 cidades do estado, vendendo um total de 25 mil itens. O setor está crescendo rápido, mas o crescimento da firma enfrenta desafios relacionados à gestão de pessoas: há uma escassez de pessoal qualificado no mercado, e o turnover e o absenteísmo são muito altos. Como lidar com isso e continuar crescendo? O caso pode ser usado em disciplinas de empreendedorismo ou estratégia, além de gestão de pessoas de cursos de graduação em Administração ou de formação de executivos e MBAs. DOI: 10.12660/gvcasosv5n2c13http://dx.doi.org/10.12660/gvcasosv5n2c13FGV EAESP2015-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/5114710.12660/gvcasosv5n2c13GVcasos; Vol. 5, No 2: julho-dezembro 2015; c13Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração; Vol. 5, No 2: julho-dezembro 2015; c132179-135Xreponame:GVcasosinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/51147/56623Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administraçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ismael LuizMarinho, Sidnei VieraAlberton, AneteCosta, Leonardo2023-09-06T13:04:38Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/51147Revistahttp://www.fgv.br/gvcasosPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gvcasos/oai||GVcasos.redacao@fgv.br2179-135X2179-135Xopendoar:2023-09-06T13:04:38GVcasos - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Know-how or know why? Um caso de ensino do Hipermercado Know |
title |
Know-how or know why? Um caso de ensino do Hipermercado Know |
spellingShingle |
Know-how or know why? Um caso de ensino do Hipermercado Know Know-how or know why? Um caso de ensino do Hipermercado Know Santos, Ismael Luiz Empresa familiar Gestão estratégica Gestão de pessoas Family business Strategic management People management Santos, Ismael Luiz Empresa familiar Gestão estratégica Gestão de pessoas Family business Strategic management People management |
title_short |
Know-how or know why? Um caso de ensino do Hipermercado Know |
title_full |
Know-how or know why? Um caso de ensino do Hipermercado Know |
title_fullStr |
Know-how or know why? Um caso de ensino do Hipermercado Know Know-how or know why? Um caso de ensino do Hipermercado Know |
title_full_unstemmed |
Know-how or know why? Um caso de ensino do Hipermercado Know Know-how or know why? Um caso de ensino do Hipermercado Know |
title_sort |
Know-how or know why? Um caso de ensino do Hipermercado Know |
author |
Santos, Ismael Luiz |
author_facet |
Santos, Ismael Luiz Santos, Ismael Luiz Marinho, Sidnei Viera Alberton, Anete Costa, Leonardo Marinho, Sidnei Viera Alberton, Anete Costa, Leonardo |
author_role |
author |
author2 |
Marinho, Sidnei Viera Alberton, Anete Costa, Leonardo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ismael Luiz Marinho, Sidnei Viera Alberton, Anete Costa, Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empresa familiar Gestão estratégica Gestão de pessoas Family business Strategic management People management |
topic |
Empresa familiar Gestão estratégica Gestão de pessoas Family business Strategic management People management |
description |
A Hipermercados Know é uma empresa familiar do ramo supermercadista fundada em meados da década de 1980, no estado de Santa Catarina. Hoje ela conta com 13 lojas, distribuídas em 5 cidades do estado, vendendo um total de 25 mil itens. O setor está crescendo rápido, mas o crescimento da firma enfrenta desafios relacionados à gestão de pessoas: há uma escassez de pessoal qualificado no mercado, e o turnover e o absenteísmo são muito altos. Como lidar com isso e continuar crescendo? O caso pode ser usado em disciplinas de empreendedorismo ou estratégia, além de gestão de pessoas de cursos de graduação em Administração ou de formação de executivos e MBAs. DOI: 10.12660/gvcasosv5n2c13http://dx.doi.org/10.12660/gvcasosv5n2c13 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/51147 10.12660/gvcasosv5n2c13 |
url |
https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/51147 |
identifier_str_mv |
10.12660/gvcasosv5n2c13 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/51147/56623 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FGV EAESP |
publisher.none.fl_str_mv |
FGV EAESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
GVcasos; Vol. 5, No 2: julho-dezembro 2015; c13 Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração; Vol. 5, No 2: julho-dezembro 2015; c13 2179-135X reponame:GVcasos instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
GVcasos |
collection |
GVcasos |
repository.name.fl_str_mv |
GVcasos - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
||GVcasos.redacao@fgv.br |
_version_ |
1822181221854085121 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.12660/gvcasosv5n2c13 |