Homens de negócios no século XXI: três possibilidades em perspectiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GVcasos |
Texto Completo: | https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/81626 |
Resumo: | Manoel, Leandro e Joverley são homens de negócios brasileiros que construíram suas carreiras ao longo das últimas décadas do século passado e as primeiras deste. Com trajetórias de vida muito distintas, os três tiveram pontos de partida, familiar e social, diferentes, assim como a formação acadêmica e profissional. Mesmo assim, cada um à sua maneira, obteve destaque nos negócios, seja como empresário ou como executivo. A partir dessas três histórias de vida, os alunos são convidados pelo professor responsável por ministrar o caso de ensino a refletir de forma crítica sobre as disposições herdadas e adquiridas de cada um desses homens de negócios, sob a óptica da sociologia disposicionalista e dos conceitos de Pierre Bourdieu. Além disso, é introduzido o conceito de tipo ideal, tal qual elaborado por Max Weber, e o tipo ideal de homem de negócio contemporâneo, segundo o livro de Sá, O homem de negócios contemporâneo (2011), no qual versa sobre a proximidade entre os variados perfis. Os alunos são também orientados a fazer uma reflexão individual sobre os contextos social, acadêmico e econômico em que estão eles próprios inseridos e, nesse momento precoce de sua trajetória, de qual tipo ideal se aproximam como indivíduos. |
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Homens de negócios no século XXI: três possibilidades em perspectivaHomem de negóciosSociologia disposicionalistaTipo idealBusinessmenMax WeberPierre BourdieuDispositionalist sociologyManoel, Leandro e Joverley são homens de negócios brasileiros que construíram suas carreiras ao longo das últimas décadas do século passado e as primeiras deste. Com trajetórias de vida muito distintas, os três tiveram pontos de partida, familiar e social, diferentes, assim como a formação acadêmica e profissional. Mesmo assim, cada um à sua maneira, obteve destaque nos negócios, seja como empresário ou como executivo. A partir dessas três histórias de vida, os alunos são convidados pelo professor responsável por ministrar o caso de ensino a refletir de forma crítica sobre as disposições herdadas e adquiridas de cada um desses homens de negócios, sob a óptica da sociologia disposicionalista e dos conceitos de Pierre Bourdieu. Além disso, é introduzido o conceito de tipo ideal, tal qual elaborado por Max Weber, e o tipo ideal de homem de negócio contemporâneo, segundo o livro de Sá, O homem de negócios contemporâneo (2011), no qual versa sobre a proximidade entre os variados perfis. Os alunos são também orientados a fazer uma reflexão individual sobre os contextos social, acadêmico e econômico em que estão eles próprios inseridos e, nesse momento precoce de sua trajetória, de qual tipo ideal se aproximam como indivíduos.FGV EAESP2021-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/8162610.12660/gvcasosv11n1c2GVcasos; Vol. 11, No 1: janeiro-junho 2021; c2Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração; Vol. 11, No 1: janeiro-junho 2021; c22179-135Xreponame:GVcasosinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/81626/79180Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administraçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMotta, Rodrigo GuimarãesCorá, Maria Amélia Jundurian2023-09-01T16:16:44Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/81626Revistahttp://www.fgv.br/gvcasosPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gvcasos/oai||GVcasos.redacao@fgv.br2179-135X2179-135Xopendoar:2023-09-01T16:16:44GVcasos - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
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