Homens de negócios no século XXI: três possibilidades em perspectiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Rodrigo Guimarães
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Corá, Maria Amélia Jundurian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GVcasos
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/81626
Resumo: Manoel, Leandro e Joverley são homens de negócios brasileiros que construíram suas carreiras ao longo das últimas décadas do século passado e as primeiras deste. Com trajetórias de vida muito distintas, os três tiveram pontos de partida, familiar e social, diferentes, assim como a formação acadêmica e profissional. Mesmo assim, cada um à sua maneira, obteve destaque nos negócios, seja como empresário ou como executivo. A partir dessas três histórias de vida, os alunos são convidados pelo professor responsável por ministrar o caso de ensino a refletir de forma crítica sobre as disposições herdadas e adquiridas de cada um desses homens de negócios, sob a óptica da sociologia disposicionalista e dos conceitos de Pierre Bourdieu. Além disso, é introduzido o conceito de tipo ideal, tal qual elaborado por Max Weber, e o tipo ideal de homem de negócio contemporâneo, segundo o livro de Sá, O homem de negócios contemporâneo (2011), no qual versa sobre a proximidade entre os variados perfis. Os alunos são também orientados a fazer uma reflexão individual sobre os contextos social, acadêmico e econômico em que estão eles próprios inseridos e, nesse momento precoce de sua trajetória, de qual tipo ideal se aproximam como indivíduos.
id FGV-5_616852a8ab069aee92be8cf146215eb6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/81626
network_acronym_str FGV-5
network_name_str GVcasos
repository_id_str
spelling Homens de negócios no século XXI: três possibilidades em perspectivaHomem de negóciosSociologia disposicionalistaTipo idealBusinessmenMax WeberPierre BourdieuDispositionalist sociologyManoel, Leandro e Joverley são homens de negócios brasileiros que construíram suas carreiras ao longo das últimas décadas do século passado e as primeiras deste. Com trajetórias de vida muito distintas, os três tiveram pontos de partida, familiar e social, diferentes, assim como a formação acadêmica e profissional. Mesmo assim, cada um à sua maneira, obteve destaque nos negócios, seja como empresário ou como executivo. A partir dessas três histórias de vida, os alunos são convidados pelo professor responsável por ministrar o caso de ensino a refletir de forma crítica sobre as disposições herdadas e adquiridas de cada um desses homens de negócios, sob a óptica da sociologia disposicionalista e dos conceitos de Pierre Bourdieu. Além disso, é introduzido o conceito de tipo ideal, tal qual elaborado por Max Weber, e o tipo ideal de homem de negócio contemporâneo, segundo o livro de Sá, O homem de negócios contemporâneo (2011), no qual versa sobre a proximidade entre os variados perfis. Os alunos são também orientados a fazer uma reflexão individual sobre os contextos social, acadêmico e econômico em que estão eles próprios inseridos e, nesse momento precoce de sua trajetória, de qual tipo ideal se aproximam como indivíduos.FGV EAESP2021-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/8162610.12660/gvcasosv11n1c2GVcasos; Vol. 11, No 1: janeiro-junho 2021; c2Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração; Vol. 11, No 1: janeiro-junho 2021; c22179-135Xreponame:GVcasosinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/81626/79180Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administraçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMotta, Rodrigo GuimarãesCorá, Maria Amélia Jundurian2023-09-01T16:16:44Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/81626Revistahttp://www.fgv.br/gvcasosPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gvcasos/oai||GVcasos.redacao@fgv.br2179-135X2179-135Xopendoar:2023-09-01T16:16:44GVcasos - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Homens de negócios no século XXI: três possibilidades em perspectiva
title Homens de negócios no século XXI: três possibilidades em perspectiva
spellingShingle Homens de negócios no século XXI: três possibilidades em perspectiva
Motta, Rodrigo Guimarães
Homem de negócios
Sociologia disposicionalista
Tipo ideal
Businessmen
Max Weber
Pierre Bourdieu
Dispositionalist sociology
title_short Homens de negócios no século XXI: três possibilidades em perspectiva
title_full Homens de negócios no século XXI: três possibilidades em perspectiva
title_fullStr Homens de negócios no século XXI: três possibilidades em perspectiva
title_full_unstemmed Homens de negócios no século XXI: três possibilidades em perspectiva
title_sort Homens de negócios no século XXI: três possibilidades em perspectiva
author Motta, Rodrigo Guimarães
author_facet Motta, Rodrigo Guimarães
Corá, Maria Amélia Jundurian
author_role author
author2 Corá, Maria Amélia Jundurian
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Motta, Rodrigo Guimarães
Corá, Maria Amélia Jundurian
dc.subject.por.fl_str_mv Homem de negócios
Sociologia disposicionalista
Tipo ideal
Businessmen
Max Weber
Pierre Bourdieu
Dispositionalist sociology
topic Homem de negócios
Sociologia disposicionalista
Tipo ideal
Businessmen
Max Weber
Pierre Bourdieu
Dispositionalist sociology
description Manoel, Leandro e Joverley são homens de negócios brasileiros que construíram suas carreiras ao longo das últimas décadas do século passado e as primeiras deste. Com trajetórias de vida muito distintas, os três tiveram pontos de partida, familiar e social, diferentes, assim como a formação acadêmica e profissional. Mesmo assim, cada um à sua maneira, obteve destaque nos negócios, seja como empresário ou como executivo. A partir dessas três histórias de vida, os alunos são convidados pelo professor responsável por ministrar o caso de ensino a refletir de forma crítica sobre as disposições herdadas e adquiridas de cada um desses homens de negócios, sob a óptica da sociologia disposicionalista e dos conceitos de Pierre Bourdieu. Além disso, é introduzido o conceito de tipo ideal, tal qual elaborado por Max Weber, e o tipo ideal de homem de negócio contemporâneo, segundo o livro de Sá, O homem de negócios contemporâneo (2011), no qual versa sobre a proximidade entre os variados perfis. Os alunos são também orientados a fazer uma reflexão individual sobre os contextos social, acadêmico e econômico em que estão eles próprios inseridos e, nesse momento precoce de sua trajetória, de qual tipo ideal se aproximam como indivíduos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/81626
10.12660/gvcasosv11n1c2
url https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/81626
identifier_str_mv 10.12660/gvcasosv11n1c2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/81626/79180
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FGV EAESP
publisher.none.fl_str_mv FGV EAESP
dc.source.none.fl_str_mv GVcasos; Vol. 11, No 1: janeiro-junho 2021; c2
Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração; Vol. 11, No 1: janeiro-junho 2021; c2
2179-135X
reponame:GVcasos
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str GVcasos
collection GVcasos
repository.name.fl_str_mv GVcasos - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv ||GVcasos.redacao@fgv.br
_version_ 1798943814973390848