Interesses e recursos na rede de poder láctea: uma abordagem estrutural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Jeovan de Carvalho
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Gestão Pública e Cidadania (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/44192
Resumo: As redes de recursos de poder são uma abrangente caracterização das relações entre os interesses público e privado, que dão conta das relações de troca entre o governo e a sociedade civil. Os diferentes arranjos estruturais das redes geram diferentes resultados, no que tange às possibilidades do processo político e da interação estratégica. O presente estudo tem como objetivo investigar como a estrutura da rede influencia os resultados obtidos pelos atores nela inseridos. As características estruturais da rede analisada mostram um arranjo organizacional próximo à noção de rede difusa, ou seja, mais instável, aberta e pouco institucionalizada. Como consequência, a relação de poder entre os atores é desigual, dado que os participantes têm recursos limitados e acesso restrito à formulação e implementação de políticas. Duas constatações derivam da estrutura observada na rede láctea sul-mato-grossense: os resultados políticos somente foram obtidos por não ameaçarem os interesses dos grupos econômicos que detêm recursos diferenciados, traduzidos em maior poder de barganha; e a implementação da política ocorreu descolada de sua formulação, sendo que a ação estratégica dos atores interessados não foi suficiente para garantir o alcance das metas inicialmente estabelecidas.
id FGV-6_91232bdbdea5e1ccb805fdaa382bd5d8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/44192
network_acronym_str FGV-6
network_name_str Cadernos Gestão Pública e Cidadania (Online)
repository_id_str
spelling Interesses e recursos na rede de poder láctea: uma abordagem estruturalAs redes de recursos de poder são uma abrangente caracterização das relações entre os interesses público e privado, que dão conta das relações de troca entre o governo e a sociedade civil. Os diferentes arranjos estruturais das redes geram diferentes resultados, no que tange às possibilidades do processo político e da interação estratégica. O presente estudo tem como objetivo investigar como a estrutura da rede influencia os resultados obtidos pelos atores nela inseridos. As características estruturais da rede analisada mostram um arranjo organizacional próximo à noção de rede difusa, ou seja, mais instável, aberta e pouco institucionalizada. Como consequência, a relação de poder entre os atores é desigual, dado que os participantes têm recursos limitados e acesso restrito à formulação e implementação de políticas. Duas constatações derivam da estrutura observada na rede láctea sul-mato-grossense: os resultados políticos somente foram obtidos por não ameaçarem os interesses dos grupos econômicos que detêm recursos diferenciados, traduzidos em maior poder de barganha; e a implementação da política ocorreu descolada de sua formulação, sendo que a ação estratégica dos atores interessados não foi suficiente para garantir o alcance das metas inicialmente estabelecidas.FGV EAESP Pesquisa e Publicações2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/4419210.12660/cgpc.v14n54.44192Cadernos Gestão Pública e Cidadania; Vol. 14 No. 54 (2009): janeiro-junhoCadernos Gestão Pública e Cidadania; Vol. 14 Núm. 54 (2009): janeiro-junhoCadernos Gestão Pública e Cidadania; v. 14 n. 54 (2009): janeiro-junho2236-57101806-2261reponame:Cadernos Gestão Pública e Cidadania (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/44192/43070Copyright (c) 2015 Cadernos Gestão Pública e Cidadaniainfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Jeovan de Carvalho2016-08-17T13:07:24Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/44192Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cgpc/indexPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cgpc/oaicadernosgpc-edicao@fgv.br||cadernosgpc-edicao@fgv.br2236-57101806-2261opendoar:2016-08-17T13:07:24Cadernos Gestão Pública e Cidadania (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Interesses e recursos na rede de poder láctea: uma abordagem estrutural
title Interesses e recursos na rede de poder láctea: uma abordagem estrutural
spellingShingle Interesses e recursos na rede de poder láctea: uma abordagem estrutural
Figueiredo, Jeovan de Carvalho
title_short Interesses e recursos na rede de poder láctea: uma abordagem estrutural
title_full Interesses e recursos na rede de poder láctea: uma abordagem estrutural
title_fullStr Interesses e recursos na rede de poder láctea: uma abordagem estrutural
title_full_unstemmed Interesses e recursos na rede de poder láctea: uma abordagem estrutural
title_sort Interesses e recursos na rede de poder láctea: uma abordagem estrutural
author Figueiredo, Jeovan de Carvalho
author_facet Figueiredo, Jeovan de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Jeovan de Carvalho
description As redes de recursos de poder são uma abrangente caracterização das relações entre os interesses público e privado, que dão conta das relações de troca entre o governo e a sociedade civil. Os diferentes arranjos estruturais das redes geram diferentes resultados, no que tange às possibilidades do processo político e da interação estratégica. O presente estudo tem como objetivo investigar como a estrutura da rede influencia os resultados obtidos pelos atores nela inseridos. As características estruturais da rede analisada mostram um arranjo organizacional próximo à noção de rede difusa, ou seja, mais instável, aberta e pouco institucionalizada. Como consequência, a relação de poder entre os atores é desigual, dado que os participantes têm recursos limitados e acesso restrito à formulação e implementação de políticas. Duas constatações derivam da estrutura observada na rede láctea sul-mato-grossense: os resultados políticos somente foram obtidos por não ameaçarem os interesses dos grupos econômicos que detêm recursos diferenciados, traduzidos em maior poder de barganha; e a implementação da política ocorreu descolada de sua formulação, sendo que a ação estratégica dos atores interessados não foi suficiente para garantir o alcance das metas inicialmente estabelecidas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/44192
10.12660/cgpc.v14n54.44192
url https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/44192
identifier_str_mv 10.12660/cgpc.v14n54.44192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/44192/43070
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos Gestão Pública e Cidadania
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos Gestão Pública e Cidadania
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FGV EAESP Pesquisa e Publicações
publisher.none.fl_str_mv FGV EAESP Pesquisa e Publicações
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Gestão Pública e Cidadania; Vol. 14 No. 54 (2009): janeiro-junho
Cadernos Gestão Pública e Cidadania; Vol. 14 Núm. 54 (2009): janeiro-junho
Cadernos Gestão Pública e Cidadania; v. 14 n. 54 (2009): janeiro-junho
2236-5710
1806-2261
reponame:Cadernos Gestão Pública e Cidadania (Online)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos Gestão Pública e Cidadania (Online)
collection Cadernos Gestão Pública e Cidadania (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Gestão Pública e Cidadania (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosgpc-edicao@fgv.br||cadernosgpc-edicao@fgv.br
_version_ 1798943793863458816