Experiências em cenários temáticos de serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, José Luis Felício dos Santos de
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Motta, Paulo Cesar Delayti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração de Empresas
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37577
Resumo: This article aims to enhance the understanding of the psychology of consumer behavior during services experiences. It works with an environmental psychology framework because of its ability to exploreinteractions between customers and servicescapes. By using examples from the environmental lighting stimuli, it provides some insights into the management of service physical facilities by integrating service phenomenon and human existence. It elaborates further on the themed environments and presents a strong argument concerning the fulfillment of consumer perceptual experiences in the “moments of truth”. Within this context, a coherent conceptual framework is ferreted and shows some long forgotten aspects that reveal new opportunities for using lighting resources and drama theory in service production.
id FGV-7_27624ccd5187c63f4e1d9353a530aa52
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/37577
network_acronym_str FGV-7
network_name_str Revista de Administração de Empresas
repository_id_str
spelling Experiências em cenários temáticos de serviçosExperiências em cenários temáticos de serviçosServices marketingenvironmental psychologypostmodern consumerismlightingthemed environmentsMarketing de serviçospsicologia ambientalconsumo pós-modernistailuminaçãocenários temáticosThis article aims to enhance the understanding of the psychology of consumer behavior during services experiences. It works with an environmental psychology framework because of its ability to exploreinteractions between customers and servicescapes. By using examples from the environmental lighting stimuli, it provides some insights into the management of service physical facilities by integrating service phenomenon and human existence. It elaborates further on the themed environments and presents a strong argument concerning the fulfillment of consumer perceptual experiences in the “moments of truth”. Within this context, a coherent conceptual framework is ferreted and shows some long forgotten aspects that reveal new opportunities for using lighting resources and drama theory in service production.Este artigo pretende ampliar a compreensão sobre as experiências dos consumidores com os ambientes físicos oferecidos pelas empresas de serviços. Propõe-se, para tanto, a atualização de um modelo originário da teoria de Psicologia Ambiental, capaz de examinar a interação vivencial dos clientes com os cenários em que a empresa realiza a entrega do serviço. Para ilustrar o framework de Mehrabian-Russell, oferecem-se como exemplos situações nas quais os estímulos luminosos constituem o fulcro da interação entre clientes e cenários. Revigorando-se o entendimento dos ambientes a partir da integração entre o fenômeno de serviços e a própria existência humana, discutem-se os espaços temáticos como alternativas congruentes com as vivências perceptuais dos clientes nas “horas da verdade”. Nesse contexto, ao se abordar a noção pósmodernista de arquitetura mercadológica, abrem-se novas oportunidades de aproveitamento dos recursos de iluminação ambiental e teatro de serviços.RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de EmpresasRAE-Revista de Administração de Empresas2002-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37577RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 42 No. 2 (2002): abril-junho; 54-65RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 42 Núm. 2 (2002): abril-junho; 54-65RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 42 n. 2 (2002): abril-junho; 54-652178-938X0034-7590reponame:Revista de Administração de Empresasinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37577/36337Carvalho, José Luis Felício dos Santos deMotta, Paulo Cesar Delaytiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-17T18:48:25Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/37577Revistahttps://rae.fgv.br/raeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br2178-938X0034-7590opendoar:2024-03-06T13:03:15.377390Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)true
dc.title.none.fl_str_mv Experiências em cenários temáticos de serviços
Experiências em cenários temáticos de serviços
title Experiências em cenários temáticos de serviços
spellingShingle Experiências em cenários temáticos de serviços
Carvalho, José Luis Felício dos Santos de
Services marketing
environmental psychology
postmodern consumerism
lighting
themed environments
Marketing de serviços
psicologia ambiental
consumo pós-modernista
iluminação
cenários temáticos
title_short Experiências em cenários temáticos de serviços
title_full Experiências em cenários temáticos de serviços
title_fullStr Experiências em cenários temáticos de serviços
title_full_unstemmed Experiências em cenários temáticos de serviços
title_sort Experiências em cenários temáticos de serviços
author Carvalho, José Luis Felício dos Santos de
author_facet Carvalho, José Luis Felício dos Santos de
Motta, Paulo Cesar Delayti
author_role author
author2 Motta, Paulo Cesar Delayti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, José Luis Felício dos Santos de
Motta, Paulo Cesar Delayti
dc.subject.por.fl_str_mv Services marketing
environmental psychology
postmodern consumerism
lighting
themed environments
Marketing de serviços
psicologia ambiental
consumo pós-modernista
iluminação
cenários temáticos
topic Services marketing
environmental psychology
postmodern consumerism
lighting
themed environments
Marketing de serviços
psicologia ambiental
consumo pós-modernista
iluminação
cenários temáticos
description This article aims to enhance the understanding of the psychology of consumer behavior during services experiences. It works with an environmental psychology framework because of its ability to exploreinteractions between customers and servicescapes. By using examples from the environmental lighting stimuli, it provides some insights into the management of service physical facilities by integrating service phenomenon and human existence. It elaborates further on the themed environments and presents a strong argument concerning the fulfillment of consumer perceptual experiences in the “moments of truth”. Within this context, a coherent conceptual framework is ferreted and shows some long forgotten aspects that reveal new opportunities for using lighting resources and drama theory in service production.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37577
url https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37577/36337
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 42 No. 2 (2002): abril-junho; 54-65
RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 42 Núm. 2 (2002): abril-junho; 54-65
RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 42 n. 2 (2002): abril-junho; 54-65
2178-938X
0034-7590
reponame:Revista de Administração de Empresas
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista de Administração de Empresas
collection Revista de Administração de Empresas
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv rae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br
_version_ 1798943136063422464