A responsabilidade social da empresa: uma nova vantagem competitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Carlos A. C.
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração de Empresas
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/38567
Resumo: This article discusses a trend in the business world - the increasing corporate responsibility to its contituencies: shareholders, employees, customers and community. The higher social corporate responsibility has been associated with a better performance: eventually, it may create a competitive advantage. Nevertheless, the adoption of this corporate philosophy by Brazilian corporations is harmed due to cultural characteristics prevalent in Brazilian society.
id FGV-7_33a01ad58c8f76c4c5b2e5439fe62153
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/38567
network_acronym_str FGV-7
network_name_str Revista de Administração de Empresas
repository_id_str
spelling A responsabilidade social da empresa: uma nova vantagem competitivaA responsabilidade social da empresa: uma nova vantagem competitivaCorporate philosophyvanguard managementmanagement excellence standardsFilosofia corporativaadministração de vanguardapadrões de excelência gerencialThis article discusses a trend in the business world - the increasing corporate responsibility to its contituencies: shareholders, employees, customers and community. The higher social corporate responsibility has been associated with a better performance: eventually, it may create a competitive advantage. Nevertheless, the adoption of this corporate philosophy by Brazilian corporations is harmed due to cultural characteristics prevalent in Brazilian society.O artigo discute uma tendência no mundo empresarial - o aumento da responsabilidade da empresa para com suas partes constituintes: acionistas, empregados, clientes e comunidade. Observa-se que o maior grau de responsabilidade social tem estado associado a um melhor desempenho das empresas, podendo gerar inclusive uma vantagem competitiva. No entanto, a adoção por empresas brasileiras de filosofias corporativas em que esse princípio está presente é prejudicada devido às características culturais da sociedade brasileira.RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de EmpresasRAE-Revista de Administração de Empresas1993-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/rae/article/view/38567RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 33 No. 1 (1993): janeiro-fevereiro; 46-50RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 33 Núm. 1 (1993): janeiro-fevereiro; 46-50RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 33 n. 1 (1993): janeiro-fevereiro; 46-502178-938X0034-7590reponame:Revista de Administração de Empresasinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/rae/article/view/38567/37306Ribeiro, Carlos A. C.info:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-18T12:15:17Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/38567Revistahttps://rae.fgv.br/raeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br2178-938X0034-7590opendoar:2024-03-06T13:03:59.775683Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)true
dc.title.none.fl_str_mv A responsabilidade social da empresa: uma nova vantagem competitiva
A responsabilidade social da empresa: uma nova vantagem competitiva
title A responsabilidade social da empresa: uma nova vantagem competitiva
spellingShingle A responsabilidade social da empresa: uma nova vantagem competitiva
Ribeiro, Carlos A. C.
Corporate philosophy
vanguard management
management excellence standards
Filosofia corporativa
administração de vanguarda
padrões de excelência gerencial
title_short A responsabilidade social da empresa: uma nova vantagem competitiva
title_full A responsabilidade social da empresa: uma nova vantagem competitiva
title_fullStr A responsabilidade social da empresa: uma nova vantagem competitiva
title_full_unstemmed A responsabilidade social da empresa: uma nova vantagem competitiva
title_sort A responsabilidade social da empresa: uma nova vantagem competitiva
author Ribeiro, Carlos A. C.
author_facet Ribeiro, Carlos A. C.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Carlos A. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Corporate philosophy
vanguard management
management excellence standards
Filosofia corporativa
administração de vanguarda
padrões de excelência gerencial
topic Corporate philosophy
vanguard management
management excellence standards
Filosofia corporativa
administração de vanguarda
padrões de excelência gerencial
description This article discusses a trend in the business world - the increasing corporate responsibility to its contituencies: shareholders, employees, customers and community. The higher social corporate responsibility has been associated with a better performance: eventually, it may create a competitive advantage. Nevertheless, the adoption of this corporate philosophy by Brazilian corporations is harmed due to cultural characteristics prevalent in Brazilian society.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/38567
url https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/38567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/38567/37306
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 33 No. 1 (1993): janeiro-fevereiro; 46-50
RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 33 Núm. 1 (1993): janeiro-fevereiro; 46-50
RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 33 n. 1 (1993): janeiro-fevereiro; 46-50
2178-938X
0034-7590
reponame:Revista de Administração de Empresas
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista de Administração de Empresas
collection Revista de Administração de Empresas
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv rae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br
_version_ 1798943139847733248