Franchising estratégico: como obter alavancagens e sinergias por meio da taxa inicial e dos royalties
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração de Empresas |
Texto Completo: | https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/38435 |
Resumo: | Franchising as a business strategy applied to retail trade holds some financiai specific features that differentiates it from traditional trade. Two concepts are highlighted in this essay: the idea of charging franchisees with an inítial fee and royalties during the whole business life. We analysed the theoretical references on this procedure, based upon American articles, we observed its applicaiion in Brazilian and French franchise networks. We criticized the usage of these concepts since 1986 in Brazil, offering practical contributions in arder to foster its usage ai retail trade firms. |
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Franchising estratégico: como obter alavancagens e sinergias por meio da taxa inicial e dos royaltiesFranchising estratégico: como obter alavancagens e sinergias por meio da taxa inicial e dos royaltiesFranchisinginicial feeroyaltiesbusiness leveragebusiness synergiesFranquiastaxa inicialroyaltiesalavancagem de negóciossinergias nos negóciosFranchising as a business strategy applied to retail trade holds some financiai specific features that differentiates it from traditional trade. Two concepts are highlighted in this essay: the idea of charging franchisees with an inítial fee and royalties during the whole business life. We analysed the theoretical references on this procedure, based upon American articles, we observed its applicaiion in Brazilian and French franchise networks. We criticized the usage of these concepts since 1986 in Brazil, offering practical contributions in arder to foster its usage ai retail trade firms.O franchising enquanto estratégia de negócios aplicada ao comércio varejista possui algumas características especificas do ponto de vista financeiro que o diferenciam do comércio tradicional. Duas noções aqui se destacam: a idéia de se cobrar uma taxa inicial e um percentual de royalties no decorrer da vida de uma franquia. Analisamos o referencial teórico acerca de tal procedimento, baseando-nos em artigos americanos, observamos sua aplicação em redes de franquias brasileiras e francesas. Avaliamos criticamente o modo como tais conceitos têm sido utilizados desde 1986 no Brasil, oferecendo contribuições práticas para seu melhor aproveitamento por parte de empresas comerciais varejistas.RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de EmpresasRAE-Revista de Administração de Empresas1993-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/rae/article/view/38435RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 33 No. 4 (1993): julho-agosto; 18-31RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 33 Núm. 4 (1993): julho-agosto; 18-31RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 33 n. 4 (1993): julho-agosto; 18-312178-938X0034-7590reponame:Revista de Administração de Empresasinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/rae/article/view/38435/37175Bernard, Daniel Albertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-18T12:14:31Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/38435Revistahttps://rae.fgv.br/raeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br2178-938X0034-7590opendoar:2024-03-06T13:03:55.161954Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)true |
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