Um tour pelas medidas de satisfação do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchetti, Renato
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Prado, Paulo H. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração de Empresas
Texto Completo: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37756
Resumo: The main objective of this article is to compare different approaches to evaluate Consumer Satisfaction and Perceived Quality. Based on a deep literature review, and on the analysis of both constructs measurement models, they are cathegorized in three groups: a) Disconfirmation Paradigm based models; b) Multiple Indicator based models; and c) Structural Equations based models. This cathegorization offered an evaluation of each approach advantages and disadvantages, discussing in what situations they could be applied.
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spelling Um tour pelas medidas de satisfação do consumidorUm tour pelas medidas de satisfação do consumidorConsumer satisfactionperceived qualityevaluation methodscomparative analysis of measuring methodsstructural equationsSatisfação do consumidorqualidade percebidamétodos de avaliaçãoanálise comparativa de métodos de mensuraçãoequações estruturaisThe main objective of this article is to compare different approaches to evaluate Consumer Satisfaction and Perceived Quality. Based on a deep literature review, and on the analysis of both constructs measurement models, they are cathegorized in three groups: a) Disconfirmation Paradigm based models; b) Multiple Indicator based models; and c) Structural Equations based models. This cathegorization offered an evaluation of each approach advantages and disadvantages, discussing in what situations they could be applied.Este artigo tem por objetivo realizar ampla análise comparativa sobre os métodos de avaliação da Satisfação do Consumidor e da Qualidade Percebida. Mediante revisão detalhada da literatura que trata dos modelos de mensuração de ambos os construtos, três grupos principais foram categorizados: a) modelos baseados no Paradigma da Desconformidade; b) modelos fundamentados na multiplicidade de Indicadores da Satisfação; c) modelos apoiados em Métodos de Equações Estruturais. Essa tipologia permitiu a avaliação de vantagens e desvantagens de cada abordagem, discutindo em que situações a aplicação de cada uma delas pode ser mais viável.RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de EmpresasRAE-Revista de Administração de Empresas2001-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37756RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 41 No. 4 (2001): outubro-dezembro; 56-67RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 41 Núm. 4 (2001): outubro-dezembro; 56-67RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 41 n. 4 (2001): outubro-dezembro; 56-672178-938X0034-7590reponame:Revista de Administração de Empresasinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37756/36505Marchetti, RenatoPrado, Paulo H. M.info:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-17T18:48:50Zoai:bibliotecadigital.fgv.br:article/37756Revistahttps://rae.fgv.br/raeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br2178-938X0034-7590opendoar:2016-08-17T18:48:50Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
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