Gerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claro, Danny Pimentel
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Claro, Priscila Borin de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração de Empresas
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37652
Resumo: The aim of this paper is to discuss the importance of trust and the effect of specific assets investments over collaborative relationships with suppliers, and also to discuss the moderating effect of the information network on such joint actions. As theoretical foundations, we use transaction cost economics, network perspectives and marketing. In order to verify our four hypothesis, we collected information from the wholesalers and other merchant-distributors in the Dutch flower industry. The results suggest that buyers temper their specific investments to the degree of joint action according to the information that is obtained in the network. The degrees of trust, specific investments and the information from the network facilitate the coordination of a buyer-supplier relationship.
id FGV-7_91afe130343ecfdef76124506341e0c3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/37652
network_acronym_str FGV-7
network_name_str Revista de Administração de Empresas
repository_id_str
spelling Gerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedoresGerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedoresBuyer-supplier relationshipsupply chain managementtrustbusiness networksRelacionamento cliente-fornecedorgerenciamento da cadeia de suprimentosconfiançaredes de negóciosThe aim of this paper is to discuss the importance of trust and the effect of specific assets investments over collaborative relationships with suppliers, and also to discuss the moderating effect of the information network on such joint actions. As theoretical foundations, we use transaction cost economics, network perspectives and marketing. In order to verify our four hypothesis, we collected information from the wholesalers and other merchant-distributors in the Dutch flower industry. The results suggest that buyers temper their specific investments to the degree of joint action according to the information that is obtained in the network. The degrees of trust, specific investments and the information from the network facilitate the coordination of a buyer-supplier relationship.O objetivo deste artigo é discutir a importância da confiança e o efeito dos investimentos em ativos específicos em relacionamentos colaborativos com fornecedores. O artigo ainda discute o efeito moderador da rede de informações sobre as ações colaborativas. Tomaram-se como base teórica as abordagens da economia de custos de transação e os estudos sobre canais de comercialização e redes organizacionais. Para testar as hipóteses formuladas, foram coletadas informações de atacadistas e outros distribuidores do setor de flores e vasos de plantas da Holanda. Os resultados sugerem que as informações obtidas na rede incentivam as ações conjuntas, como proteção para investimentos realizados pelos compradores. Constata-se também que o grau de confiança, os investimentos específicos e as informações obtidas na rede facilitam a coordenação de relacionamentos entre fornecedores e compradores.RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de EmpresasRAE-Revista de Administração de Empresas2004-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37652RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 44 No. 4 (2004): outubro-dezembro; 68-79RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 44 Núm. 4 (2004): outubro-dezembro; 68-79RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 44 n. 4 (2004): outubro-dezembro; 68-792178-938X0034-7590reponame:Revista de Administração de Empresasinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37652/36402Claro, Danny PimentelClaro, Priscila Borin de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-17T18:45:55Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/37652Revistahttps://rae.fgv.br/raeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br2178-938X0034-7590opendoar:2024-03-06T13:03:20.297612Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)true
dc.title.none.fl_str_mv Gerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedores
Gerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedores
title Gerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedores
spellingShingle Gerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedores
Claro, Danny Pimentel
Buyer-supplier relationship
supply chain management
trust
business networks
Relacionamento cliente-fornecedor
gerenciamento da cadeia de suprimentos
confiança
redes de negócios
title_short Gerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedores
title_full Gerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedores
title_fullStr Gerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedores
title_full_unstemmed Gerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedores
title_sort Gerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedores
author Claro, Danny Pimentel
author_facet Claro, Danny Pimentel
Claro, Priscila Borin de Oliveira
author_role author
author2 Claro, Priscila Borin de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Claro, Danny Pimentel
Claro, Priscila Borin de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Buyer-supplier relationship
supply chain management
trust
business networks
Relacionamento cliente-fornecedor
gerenciamento da cadeia de suprimentos
confiança
redes de negócios
topic Buyer-supplier relationship
supply chain management
trust
business networks
Relacionamento cliente-fornecedor
gerenciamento da cadeia de suprimentos
confiança
redes de negócios
description The aim of this paper is to discuss the importance of trust and the effect of specific assets investments over collaborative relationships with suppliers, and also to discuss the moderating effect of the information network on such joint actions. As theoretical foundations, we use transaction cost economics, network perspectives and marketing. In order to verify our four hypothesis, we collected information from the wholesalers and other merchant-distributors in the Dutch flower industry. The results suggest that buyers temper their specific investments to the degree of joint action according to the information that is obtained in the network. The degrees of trust, specific investments and the information from the network facilitate the coordination of a buyer-supplier relationship.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37652
url https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37652/36402
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 44 No. 4 (2004): outubro-dezembro; 68-79
RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 44 Núm. 4 (2004): outubro-dezembro; 68-79
RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 44 n. 4 (2004): outubro-dezembro; 68-79
2178-938X
0034-7590
reponame:Revista de Administração de Empresas
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista de Administração de Empresas
collection Revista de Administração de Empresas
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv rae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br
_version_ 1798943136613924864