Gerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração de Empresas |
Texto Completo: | https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37652 |
Resumo: | The aim of this paper is to discuss the importance of trust and the effect of specific assets investments over collaborative relationships with suppliers, and also to discuss the moderating effect of the information network on such joint actions. As theoretical foundations, we use transaction cost economics, network perspectives and marketing. In order to verify our four hypothesis, we collected information from the wholesalers and other merchant-distributors in the Dutch flower industry. The results suggest that buyers temper their specific investments to the degree of joint action according to the information that is obtained in the network. The degrees of trust, specific investments and the information from the network facilitate the coordination of a buyer-supplier relationship. |
id |
FGV-7_91afe130343ecfdef76124506341e0c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/37652 |
network_acronym_str |
FGV-7 |
network_name_str |
Revista de Administração de Empresas |
repository_id_str |
|
spelling |
Gerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedoresGerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedoresBuyer-supplier relationshipsupply chain managementtrustbusiness networksRelacionamento cliente-fornecedorgerenciamento da cadeia de suprimentosconfiançaredes de negóciosThe aim of this paper is to discuss the importance of trust and the effect of specific assets investments over collaborative relationships with suppliers, and also to discuss the moderating effect of the information network on such joint actions. As theoretical foundations, we use transaction cost economics, network perspectives and marketing. In order to verify our four hypothesis, we collected information from the wholesalers and other merchant-distributors in the Dutch flower industry. The results suggest that buyers temper their specific investments to the degree of joint action according to the information that is obtained in the network. The degrees of trust, specific investments and the information from the network facilitate the coordination of a buyer-supplier relationship.O objetivo deste artigo é discutir a importância da confiança e o efeito dos investimentos em ativos específicos em relacionamentos colaborativos com fornecedores. O artigo ainda discute o efeito moderador da rede de informações sobre as ações colaborativas. Tomaram-se como base teórica as abordagens da economia de custos de transação e os estudos sobre canais de comercialização e redes organizacionais. Para testar as hipóteses formuladas, foram coletadas informações de atacadistas e outros distribuidores do setor de flores e vasos de plantas da Holanda. Os resultados sugerem que as informações obtidas na rede incentivam as ações conjuntas, como proteção para investimentos realizados pelos compradores. Constata-se também que o grau de confiança, os investimentos específicos e as informações obtidas na rede facilitam a coordenação de relacionamentos entre fornecedores e compradores.RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de EmpresasRAE-Revista de Administração de Empresas2004-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37652RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 44 No. 4 (2004): outubro-dezembro; 68-79RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 44 Núm. 4 (2004): outubro-dezembro; 68-79RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 44 n. 4 (2004): outubro-dezembro; 68-792178-938X0034-7590reponame:Revista de Administração de Empresasinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37652/36402Claro, Danny PimentelClaro, Priscila Borin de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-17T18:45:55Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/37652Revistahttps://rae.fgv.br/raeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br2178-938X0034-7590opendoar:2024-03-06T13:03:20.297612Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedores Gerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedores |
title |
Gerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedores |
spellingShingle |
Gerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedores Claro, Danny Pimentel Buyer-supplier relationship supply chain management trust business networks Relacionamento cliente-fornecedor gerenciamento da cadeia de suprimentos confiança redes de negócios |
title_short |
Gerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedores |
title_full |
Gerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedores |
title_fullStr |
Gerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedores |
title_full_unstemmed |
Gerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedores |
title_sort |
Gerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedores |
author |
Claro, Danny Pimentel |
author_facet |
Claro, Danny Pimentel Claro, Priscila Borin de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Claro, Priscila Borin de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Claro, Danny Pimentel Claro, Priscila Borin de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Buyer-supplier relationship supply chain management trust business networks Relacionamento cliente-fornecedor gerenciamento da cadeia de suprimentos confiança redes de negócios |
topic |
Buyer-supplier relationship supply chain management trust business networks Relacionamento cliente-fornecedor gerenciamento da cadeia de suprimentos confiança redes de negócios |
description |
The aim of this paper is to discuss the importance of trust and the effect of specific assets investments over collaborative relationships with suppliers, and also to discuss the moderating effect of the information network on such joint actions. As theoretical foundations, we use transaction cost economics, network perspectives and marketing. In order to verify our four hypothesis, we collected information from the wholesalers and other merchant-distributors in the Dutch flower industry. The results suggest that buyers temper their specific investments to the degree of joint action according to the information that is obtained in the network. The degrees of trust, specific investments and the information from the network facilitate the coordination of a buyer-supplier relationship. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37652 |
url |
https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37652 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37652/36402 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de Empresas RAE-Revista de Administração de Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de Empresas RAE-Revista de Administração de Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 44 No. 4 (2004): outubro-dezembro; 68-79 RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 44 Núm. 4 (2004): outubro-dezembro; 68-79 RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 44 n. 4 (2004): outubro-dezembro; 68-79 2178-938X 0034-7590 reponame:Revista de Administração de Empresas instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Revista de Administração de Empresas |
collection |
Revista de Administração de Empresas |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
rae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br |
_version_ |
1798943136613924864 |