Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração de Empresas |
Texto Completo: | https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37836 |
Resumo: | Creativity is not an intrapsychic phenomenon. It is strongly influenced and mobilized by environmental factors. This article analyses three different groups of factors which affect creativity. The first one is the personalattributes which favour or inhibit creativity. The second is some characteristics of the social context, such as values, traditions, incentive and punishment system, which influence the creative behaviour. A third group of factors refers to the characteristics of the work environment which affect creativity. Both the stimulant factors and the inhibiting factors are described. |
id |
FGV-7_a8fbe79095c2b8afc6a2e24f9534b634 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/37836 |
network_acronym_str |
FGV-7 |
network_name_str |
Revista de Administração de Empresas |
repository_id_str |
|
spelling |
Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizaçõesPromovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizaçõescreativityinnovationwork environmentcriatividadeinovaçãoambiente de trabalhoCreativity is not an intrapsychic phenomenon. It is strongly influenced and mobilized by environmental factors. This article analyses three different groups of factors which affect creativity. The first one is the personalattributes which favour or inhibit creativity. The second is some characteristics of the social context, such as values, traditions, incentive and punishment system, which influence the creative behaviour. A third group of factors refers to the characteristics of the work environment which affect creativity. Both the stimulant factors and the inhibiting factors are described.Após destacar que a criatividade não deve ser vista apenas como um fenômeno de natureza intrapsíquica, uma vez que muitos são os fatores ambientais que influenciam e mobilizam o potencial criativo, são abordados, neste artigo, distintos aspectos relativos a três eixos centrais. O primeiro diz respeito às características pessoais que se relacionam à criatividade, dando ênfase tanto a atributos pessoais favoráveis como a outros, desfavoráveis. O segundo eixo é composto por alguns fatores do contexto social que afetam a produção criativa, como valores, tradições e sistemas de incentivo e punições. Já o terceiro, chama a atenção para as características de um ambiente de trabalho que se constituem ora como estímulos, ora como obstáculos à criatividade.RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de EmpresasRAE-Revista de Administração de Empresas1998-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37836RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 38 No. 2 (1998): abril-junho; 18-25RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 38 Núm. 2 (1998): abril-junho; 18-25RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 38 n. 2 (1998): abril-junho; 18-252178-938X0034-7590reponame:Revista de Administração de Empresasinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37836/36596Alencar, Eunice Lima Soriano deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-17T18:57:30Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/37836Revistahttps://rae.fgv.br/raeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br2178-938X0034-7590opendoar:2024-03-06T13:03:29.563359Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizações Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizações |
title |
Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizações |
spellingShingle |
Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizações Alencar, Eunice Lima Soriano de creativity innovation work environment criatividade inovação ambiente de trabalho |
title_short |
Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizações |
title_full |
Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizações |
title_fullStr |
Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizações |
title_full_unstemmed |
Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizações |
title_sort |
Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizações |
author |
Alencar, Eunice Lima Soriano de |
author_facet |
Alencar, Eunice Lima Soriano de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alencar, Eunice Lima Soriano de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
creativity innovation work environment criatividade inovação ambiente de trabalho |
topic |
creativity innovation work environment criatividade inovação ambiente de trabalho |
description |
Creativity is not an intrapsychic phenomenon. It is strongly influenced and mobilized by environmental factors. This article analyses three different groups of factors which affect creativity. The first one is the personalattributes which favour or inhibit creativity. The second is some characteristics of the social context, such as values, traditions, incentive and punishment system, which influence the creative behaviour. A third group of factors refers to the characteristics of the work environment which affect creativity. Both the stimulant factors and the inhibiting factors are described. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37836 |
url |
https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37836 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37836/36596 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de Empresas RAE-Revista de Administração de Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de Empresas RAE-Revista de Administração de Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 38 No. 2 (1998): abril-junho; 18-25 RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 38 Núm. 2 (1998): abril-junho; 18-25 RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 38 n. 2 (1998): abril-junho; 18-25 2178-938X 0034-7590 reponame:Revista de Administração de Empresas instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Revista de Administração de Empresas |
collection |
Revista de Administração de Empresas |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
rae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br |
_version_ |
1798943137723318272 |