Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Eunice Lima Soriano de
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração de Empresas
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37836
Resumo: Creativity is not an intrapsychic phenomenon. It is strongly influenced and mobilized by environmental factors. This article analyses three different groups of factors which affect creativity. The first one is the personalattributes which favour or inhibit creativity. The second is some characteristics of the social context, such as values, traditions, incentive and punishment system, which influence the creative behaviour. A third group of factors refers to the characteristics of the work environment which affect creativity. Both the stimulant factors and the inhibiting factors are described.
id FGV-7_a8fbe79095c2b8afc6a2e24f9534b634
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/37836
network_acronym_str FGV-7
network_name_str Revista de Administração de Empresas
repository_id_str
spelling Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizaçõesPromovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizaçõescreativityinnovationwork environmentcriatividadeinovaçãoambiente de trabalhoCreativity is not an intrapsychic phenomenon. It is strongly influenced and mobilized by environmental factors. This article analyses three different groups of factors which affect creativity. The first one is the personalattributes which favour or inhibit creativity. The second is some characteristics of the social context, such as values, traditions, incentive and punishment system, which influence the creative behaviour. A third group of factors refers to the characteristics of the work environment which affect creativity. Both the stimulant factors and the inhibiting factors are described.Após destacar que a criatividade não deve ser vista apenas como um fenômeno de natureza intrapsíquica, uma vez que muitos são os fatores ambientais que influenciam e mobilizam o potencial criativo, são abordados, neste artigo, distintos aspectos relativos a três eixos centrais. O primeiro diz respeito às características pessoais que se relacionam à criatividade, dando ênfase tanto a atributos pessoais favoráveis como a outros, desfavoráveis. O segundo eixo é composto por alguns fatores do contexto social que afetam a produção criativa, como valores, tradições e sistemas de incentivo e punições. Já o terceiro, chama a atenção para as características de um ambiente de trabalho que se constituem ora como estímulos, ora como obstáculos à criatividade.RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de EmpresasRAE-Revista de Administração de Empresas1998-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37836RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 38 No. 2 (1998): abril-junho; 18-25RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 38 Núm. 2 (1998): abril-junho; 18-25RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 38 n. 2 (1998): abril-junho; 18-252178-938X0034-7590reponame:Revista de Administração de Empresasinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37836/36596Alencar, Eunice Lima Soriano deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-17T18:57:30Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/37836Revistahttps://rae.fgv.br/raeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br2178-938X0034-7590opendoar:2024-03-06T13:03:29.563359Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)true
dc.title.none.fl_str_mv Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizações
Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizações
title Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizações
spellingShingle Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizações
Alencar, Eunice Lima Soriano de
creativity
innovation
work environment
criatividade
inovação
ambiente de trabalho
title_short Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizações
title_full Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizações
title_fullStr Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizações
title_full_unstemmed Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizações
title_sort Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizações
author Alencar, Eunice Lima Soriano de
author_facet Alencar, Eunice Lima Soriano de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Eunice Lima Soriano de
dc.subject.por.fl_str_mv creativity
innovation
work environment
criatividade
inovação
ambiente de trabalho
topic creativity
innovation
work environment
criatividade
inovação
ambiente de trabalho
description Creativity is not an intrapsychic phenomenon. It is strongly influenced and mobilized by environmental factors. This article analyses three different groups of factors which affect creativity. The first one is the personalattributes which favour or inhibit creativity. The second is some characteristics of the social context, such as values, traditions, incentive and punishment system, which influence the creative behaviour. A third group of factors refers to the characteristics of the work environment which affect creativity. Both the stimulant factors and the inhibiting factors are described.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37836
url https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37836/36596
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 38 No. 2 (1998): abril-junho; 18-25
RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 38 Núm. 2 (1998): abril-junho; 18-25
RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 38 n. 2 (1998): abril-junho; 18-25
2178-938X
0034-7590
reponame:Revista de Administração de Empresas
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista de Administração de Empresas
collection Revista de Administração de Empresas
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv rae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br
_version_ 1798943137723318272