Regras monetárias e dinâmica macroeconômica no Brasil: uma abordagem de expectativas racionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonomo,Marco Antonio
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Brito,Ricardo D.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Economia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402002000400002
Resumo: Este artigo estima e simula um modelo macroeconômico aberto de expectativas racionais para a economia brasileira, com o objetivo de identificar as características das regras monetárias ótimas e a dinâmica de curto prazo gerada por elas. Os autores trabalham com uma versão antecipativa e uma versão retroativa a fim de comparar o desempenho de três parametrizações de regras monetárias, que diferem em relação à variável de inflação: a tradicional regra de Taylor, que se baseia na inflação passada; uma regra que combina inflação e taxa de câmbio real e uma regra que utiliza previsões de inflação . O modelo é resolvido numericamente e são construídas fronteiras eficientes em relação às variâncias do produto e da inflação por simulações estocásticas. Os conjuntos de regras ótimas para as duas versões são qualitativamente distintos. Devido à incerteza quanto ao grau de antecipação, os autores sugerem a escolha das regras pela soma das funções objetivos das duas versões. Conclui-se que as regras escolhidas com base neste critério têm perdas moderadas em relação às regras ótimas, mas previnem perdas maiores que resultariam da escolha da regra com base na versão errada. Finalmente, são calculadas funções de resposta a impulso dos dois modelos para algumas regras selecionadas, a fim de avaliar como diferentes regras monetárias alteram a dinâmica de curto prazo dos dois modelos.
id FGV-8_0f05f66ef0e6a325c3d9563a79eaeecd
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71402002000400002
network_acronym_str FGV-8
network_name_str Revista Brasileira de Economia (Online)
repository_id_str
spelling Regras monetárias e dinâmica macroeconômica no Brasil: uma abordagem de expectativas racionaisregras monetárias ótimasmeta de inflaçãodinâmica macroeconômicaEste artigo estima e simula um modelo macroeconômico aberto de expectativas racionais para a economia brasileira, com o objetivo de identificar as características das regras monetárias ótimas e a dinâmica de curto prazo gerada por elas. Os autores trabalham com uma versão antecipativa e uma versão retroativa a fim de comparar o desempenho de três parametrizações de regras monetárias, que diferem em relação à variável de inflação: a tradicional regra de Taylor, que se baseia na inflação passada; uma regra que combina inflação e taxa de câmbio real e uma regra que utiliza previsões de inflação . O modelo é resolvido numericamente e são construídas fronteiras eficientes em relação às variâncias do produto e da inflação por simulações estocásticas. Os conjuntos de regras ótimas para as duas versões são qualitativamente distintos. Devido à incerteza quanto ao grau de antecipação, os autores sugerem a escolha das regras pela soma das funções objetivos das duas versões. Conclui-se que as regras escolhidas com base neste critério têm perdas moderadas em relação às regras ótimas, mas previnem perdas maiores que resultariam da escolha da regra com base na versão errada. Finalmente, são calculadas funções de resposta a impulso dos dois modelos para algumas regras selecionadas, a fim de avaliar como diferentes regras monetárias alteram a dinâmica de curto prazo dos dois modelos.Fundação Getúlio Vargas2002-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402002000400002Revista Brasileira de Economia v.56 n.4 2002reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S0034-71402002000400002info:eu-repo/semantics/openAccessBonomo,Marco AntonioBrito,Ricardo D.por2003-07-15T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71402002000400002Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbe/issue/archivehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@fgv.br1806-91340034-7140opendoar:2003-07-15T00:00Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Regras monetárias e dinâmica macroeconômica no Brasil: uma abordagem de expectativas racionais
title Regras monetárias e dinâmica macroeconômica no Brasil: uma abordagem de expectativas racionais
spellingShingle Regras monetárias e dinâmica macroeconômica no Brasil: uma abordagem de expectativas racionais
Bonomo,Marco Antonio
regras monetárias ótimas
meta de inflação
dinâmica macroeconômica
title_short Regras monetárias e dinâmica macroeconômica no Brasil: uma abordagem de expectativas racionais
title_full Regras monetárias e dinâmica macroeconômica no Brasil: uma abordagem de expectativas racionais
title_fullStr Regras monetárias e dinâmica macroeconômica no Brasil: uma abordagem de expectativas racionais
title_full_unstemmed Regras monetárias e dinâmica macroeconômica no Brasil: uma abordagem de expectativas racionais
title_sort Regras monetárias e dinâmica macroeconômica no Brasil: uma abordagem de expectativas racionais
author Bonomo,Marco Antonio
author_facet Bonomo,Marco Antonio
Brito,Ricardo D.
author_role author
author2 Brito,Ricardo D.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonomo,Marco Antonio
Brito,Ricardo D.
dc.subject.por.fl_str_mv regras monetárias ótimas
meta de inflação
dinâmica macroeconômica
topic regras monetárias ótimas
meta de inflação
dinâmica macroeconômica
description Este artigo estima e simula um modelo macroeconômico aberto de expectativas racionais para a economia brasileira, com o objetivo de identificar as características das regras monetárias ótimas e a dinâmica de curto prazo gerada por elas. Os autores trabalham com uma versão antecipativa e uma versão retroativa a fim de comparar o desempenho de três parametrizações de regras monetárias, que diferem em relação à variável de inflação: a tradicional regra de Taylor, que se baseia na inflação passada; uma regra que combina inflação e taxa de câmbio real e uma regra que utiliza previsões de inflação . O modelo é resolvido numericamente e são construídas fronteiras eficientes em relação às variâncias do produto e da inflação por simulações estocásticas. Os conjuntos de regras ótimas para as duas versões são qualitativamente distintos. Devido à incerteza quanto ao grau de antecipação, os autores sugerem a escolha das regras pela soma das funções objetivos das duas versões. Conclui-se que as regras escolhidas com base neste critério têm perdas moderadas em relação às regras ótimas, mas previnem perdas maiores que resultariam da escolha da regra com base na versão errada. Finalmente, são calculadas funções de resposta a impulso dos dois modelos para algumas regras selecionadas, a fim de avaliar como diferentes regras monetárias alteram a dinâmica de curto prazo dos dois modelos.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402002000400002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402002000400002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71402002000400002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getúlio Vargas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getúlio Vargas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Economia v.56 n.4 2002
reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista Brasileira de Economia (Online)
collection Revista Brasileira de Economia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@fgv.br
_version_ 1754115904452427776