Índice de Motivação Multidimensional e Desempenho Escolar no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Economia (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402020000300305 |
Resumo: | Resumo Este trabalho pretende criar um Índice de Motivação Multidimensional (IMM) a partir dos dados do PISA 2015, verificar o efeito deste sobre o desempenho escolar e identificar qual das dimensões possui maior impacto na redução do diferencial de notas entre os alunos com melhores e piores condições socioeconômicas. A partir das metodologias de Fuzzy Sets, Balanceamento por Entropia e a decomposição de Oaxaca-Blinder, observou-se que, tanto o IMM como os índices motivacionais dos alunos e professores foram positivos e significativos em relação à proficiência. Ademais, a diferença nas notas entre os grupos reduziu ao ponderar pelo IMM ou pelas dimensões. |
id |
FGV-8_3be218c72dd63ad2361aecf30fbe0c1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71402020000300305 |
network_acronym_str |
FGV-8 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Índice de Motivação Multidimensional e Desempenho Escolar no BrasilÍndice de motivação multidimensionaldesempenho escolarPISAResumo Este trabalho pretende criar um Índice de Motivação Multidimensional (IMM) a partir dos dados do PISA 2015, verificar o efeito deste sobre o desempenho escolar e identificar qual das dimensões possui maior impacto na redução do diferencial de notas entre os alunos com melhores e piores condições socioeconômicas. A partir das metodologias de Fuzzy Sets, Balanceamento por Entropia e a decomposição de Oaxaca-Blinder, observou-se que, tanto o IMM como os índices motivacionais dos alunos e professores foram positivos e significativos em relação à proficiência. Ademais, a diferença nas notas entre os grupos reduziu ao ponderar pelo IMM ou pelas dimensões.Fundação Getúlio Vargas2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402020000300305Revista Brasileira de Economia v.74 n.3 2020reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.5935/0034-7140.20200016info:eu-repo/semantics/openAccessIres,Francisca NaiaraMariano,Francisca ZilaniaBenevides,Alesandra de Araújopor2020-10-13T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71402020000300305Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbe/issue/archivehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@fgv.br1806-91340034-7140opendoar:2020-10-13T00:00Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Índice de Motivação Multidimensional e Desempenho Escolar no Brasil |
title |
Índice de Motivação Multidimensional e Desempenho Escolar no Brasil |
spellingShingle |
Índice de Motivação Multidimensional e Desempenho Escolar no Brasil Ires,Francisca Naiara Índice de motivação multidimensional desempenho escolar PISA |
title_short |
Índice de Motivação Multidimensional e Desempenho Escolar no Brasil |
title_full |
Índice de Motivação Multidimensional e Desempenho Escolar no Brasil |
title_fullStr |
Índice de Motivação Multidimensional e Desempenho Escolar no Brasil |
title_full_unstemmed |
Índice de Motivação Multidimensional e Desempenho Escolar no Brasil |
title_sort |
Índice de Motivação Multidimensional e Desempenho Escolar no Brasil |
author |
Ires,Francisca Naiara |
author_facet |
Ires,Francisca Naiara Mariano,Francisca Zilania Benevides,Alesandra de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Mariano,Francisca Zilania Benevides,Alesandra de Araújo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ires,Francisca Naiara Mariano,Francisca Zilania Benevides,Alesandra de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Índice de motivação multidimensional desempenho escolar PISA |
topic |
Índice de motivação multidimensional desempenho escolar PISA |
description |
Resumo Este trabalho pretende criar um Índice de Motivação Multidimensional (IMM) a partir dos dados do PISA 2015, verificar o efeito deste sobre o desempenho escolar e identificar qual das dimensões possui maior impacto na redução do diferencial de notas entre os alunos com melhores e piores condições socioeconômicas. A partir das metodologias de Fuzzy Sets, Balanceamento por Entropia e a decomposição de Oaxaca-Blinder, observou-se que, tanto o IMM como os índices motivacionais dos alunos e professores foram positivos e significativos em relação à proficiência. Ademais, a diferença nas notas entre os grupos reduziu ao ponderar pelo IMM ou pelas dimensões. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402020000300305 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402020000300305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/0034-7140.20200016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getúlio Vargas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getúlio Vargas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Economia v.74 n.3 2020 reponame:Revista Brasileira de Economia (Online) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@fgv.br |
_version_ |
1754115906140635136 |