Índice de Motivação Multidimensional e Desempenho Escolar no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ires,Francisca Naiara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mariano,Francisca Zilania, Benevides,Alesandra de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Economia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402020000300305
Resumo: Resumo Este trabalho pretende criar um Índice de Motivação Multidimensional (IMM) a partir dos dados do PISA 2015, verificar o efeito deste sobre o desempenho escolar e identificar qual das dimensões possui maior impacto na redução do diferencial de notas entre os alunos com melhores e piores condições socioeconômicas. A partir das metodologias de Fuzzy Sets, Balanceamento por Entropia e a decomposição de Oaxaca-Blinder, observou-se que, tanto o IMM como os índices motivacionais dos alunos e professores foram positivos e significativos em relação à proficiência. Ademais, a diferença nas notas entre os grupos reduziu ao ponderar pelo IMM ou pelas dimensões.
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