NOTA SOBRE DIFERENÇAS DE DESEMPENHO ENTRE ESCOLAS URBANAS E RURAIS NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Economia (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/79168 |
Resumo: | A presente nota analisa os fatores que contribuem com o diferencial de desempenho escolar entre alunos que frequentam escolas da zona rural e urbana no Brasil. Os resultados mostram que, em ambas as disciplinas (Matemática e Português), os alunos de escola urbanas apresentam melhor desempenho que os estudantes da zona rural. Os exercícios de estimação mostram que o efeito característica das escolas explica mais o diferencial urbano-rural que o efeito retorno (ou efeito estrutural). Também observou-se que as características da escola frequentada pelos alunos são as principais características impulsionadoras da diferença de notas, principalmente nos quantis superiores e, especialmente, em Matemática. |
id |
FGV-8_6acc415f06a01c570f561d7348edc884 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/79168 |
network_acronym_str |
FGV-8 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
NOTA SOBRE DIFERENÇAS DE DESEMPENHO ENTRE ESCOLAS URBANAS E RURAIS NO BRASILA NOTE ON PERFORMANCE DIFFERENCES BETWEEN URBAN AND RURAL SCHOOLS IN BRAZILDesempenho escolarDesigualdade EducacionalDiferencial Rural-UrbanoA presente nota analisa os fatores que contribuem com o diferencial de desempenho escolar entre alunos que frequentam escolas da zona rural e urbana no Brasil. Os resultados mostram que, em ambas as disciplinas (Matemática e Português), os alunos de escola urbanas apresentam melhor desempenho que os estudantes da zona rural. Os exercícios de estimação mostram que o efeito característica das escolas explica mais o diferencial urbano-rural que o efeito retorno (ou efeito estrutural). Também observou-se que as características da escola frequentada pelos alunos são as principais características impulsionadoras da diferença de notas, principalmente nos quantis superiores e, especialmente, em Matemática.O presente trabalho analisa quais são os fatores que contribuem com o diferencial de desempenho escolar entre alunos que frequentam escolas da zona rural e urbana no Brasil. Os resultados mostram que, em ambas as disciplinas (Matemática e Português), os alunos de escola urbanas apresentam melhor desempenho que os estudantes da zona rural. Os exercícios de estimação mostram que o efeito característica das escolas explica mais o diferencial urbano-rural que o efeito retorno (ou efeito estrutural). Também observou-se que as características da escola frequentada pelos alunos são as principais características impulsionadoras da diferença de notas, principalmente nos quantis superiores e, especialmente, em Matemática.EGV EPGE2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArticlesArtigosapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/79168Revista Brasileira de Economia; Vol. 74 No. 4 (2020): OCT-DEC; 494-507Revista Brasileira de Economia; v. 74 n. 4 (2020): OUT-DEZ; 494-5071806-91340034-7140reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/79168/78836Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Luciana de OliveiraCosta, Edward MartinsSilva, Vitor Hugo Miro CoutoMariano, Francisca ZilaniaJesus Filho, Jaime de2020-12-15T20:30:00Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/79168Revistahttps://periodicos.fgv.br/rbe/https://periodicos.fgv.br/rbe/oai||rbe@fgv.br1806-91340034-7140opendoar:2024-03-06T13:03:49.474981Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
NOTA SOBRE DIFERENÇAS DE DESEMPENHO ENTRE ESCOLAS URBANAS E RURAIS NO BRASIL A NOTE ON PERFORMANCE DIFFERENCES BETWEEN URBAN AND RURAL SCHOOLS IN BRAZIL |
title |
NOTA SOBRE DIFERENÇAS DE DESEMPENHO ENTRE ESCOLAS URBANAS E RURAIS NO BRASIL |
spellingShingle |
NOTA SOBRE DIFERENÇAS DE DESEMPENHO ENTRE ESCOLAS URBANAS E RURAIS NO BRASIL Rodrigues, Luciana de Oliveira Desempenho escolar Desigualdade Educacional Diferencial Rural-Urbano |
title_short |
NOTA SOBRE DIFERENÇAS DE DESEMPENHO ENTRE ESCOLAS URBANAS E RURAIS NO BRASIL |
title_full |
NOTA SOBRE DIFERENÇAS DE DESEMPENHO ENTRE ESCOLAS URBANAS E RURAIS NO BRASIL |
title_fullStr |
NOTA SOBRE DIFERENÇAS DE DESEMPENHO ENTRE ESCOLAS URBANAS E RURAIS NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
NOTA SOBRE DIFERENÇAS DE DESEMPENHO ENTRE ESCOLAS URBANAS E RURAIS NO BRASIL |
title_sort |
NOTA SOBRE DIFERENÇAS DE DESEMPENHO ENTRE ESCOLAS URBANAS E RURAIS NO BRASIL |
author |
Rodrigues, Luciana de Oliveira |
author_facet |
Rodrigues, Luciana de Oliveira Costa, Edward Martins Silva, Vitor Hugo Miro Couto Mariano, Francisca Zilania Jesus Filho, Jaime de |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Edward Martins Silva, Vitor Hugo Miro Couto Mariano, Francisca Zilania Jesus Filho, Jaime de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Luciana de Oliveira Costa, Edward Martins Silva, Vitor Hugo Miro Couto Mariano, Francisca Zilania Jesus Filho, Jaime de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desempenho escolar Desigualdade Educacional Diferencial Rural-Urbano |
topic |
Desempenho escolar Desigualdade Educacional Diferencial Rural-Urbano |
description |
A presente nota analisa os fatores que contribuem com o diferencial de desempenho escolar entre alunos que frequentam escolas da zona rural e urbana no Brasil. Os resultados mostram que, em ambas as disciplinas (Matemática e Português), os alunos de escola urbanas apresentam melhor desempenho que os estudantes da zona rural. Os exercícios de estimação mostram que o efeito característica das escolas explica mais o diferencial urbano-rural que o efeito retorno (ou efeito estrutural). Também observou-se que as características da escola frequentada pelos alunos são as principais características impulsionadoras da diferença de notas, principalmente nos quantis superiores e, especialmente, em Matemática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Articles Artigos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/79168 |
url |
https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/79168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/79168/78836 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Economia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Economia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EGV EPGE |
publisher.none.fl_str_mv |
EGV EPGE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Economia; Vol. 74 No. 4 (2020): OCT-DEC; 494-507 Revista Brasileira de Economia; v. 74 n. 4 (2020): OUT-DEZ; 494-507 1806-9134 0034-7140 reponame:Revista Brasileira de Economia (Online) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@fgv.br |
_version_ |
1798943115626676224 |