NOTA SOBRE DIFERENÇAS DE DESEMPENHO ENTRE ESCOLAS URBANAS E RURAIS NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Luciana de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Edward Martins, Silva, Vitor Hugo Miro Couto, Mariano, Francisca Zilania, Jesus Filho, Jaime de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Economia (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/79168
Resumo: A presente nota analisa os fatores que contribuem com o diferencial de desempenho escolar entre alunos que frequentam escolas da zona rural e urbana no Brasil. Os resultados mostram que, em ambas as disciplinas (Matemática e Português), os alunos de escola urbanas apresentam melhor desempenho que os estudantes da zona rural. Os exercícios de estimação mostram que o efeito característica das escolas explica mais o diferencial urbano-rural que o efeito retorno (ou efeito estrutural). Também observou-se que as características da escola frequentada pelos alunos são as principais características impulsionadoras da diferença de notas, principalmente nos quantis superiores e, especialmente, em Matemática.
id FGV-8_6acc415f06a01c570f561d7348edc884
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/79168
network_acronym_str FGV-8
network_name_str Revista Brasileira de Economia (Online)
repository_id_str
spelling NOTA SOBRE DIFERENÇAS DE DESEMPENHO ENTRE ESCOLAS URBANAS E RURAIS NO BRASILA NOTE ON PERFORMANCE DIFFERENCES BETWEEN URBAN AND RURAL SCHOOLS IN BRAZILDesempenho escolarDesigualdade EducacionalDiferencial Rural-UrbanoA presente nota analisa os fatores que contribuem com o diferencial de desempenho escolar entre alunos que frequentam escolas da zona rural e urbana no Brasil. Os resultados mostram que, em ambas as disciplinas (Matemática e Português), os alunos de escola urbanas apresentam melhor desempenho que os estudantes da zona rural. Os exercícios de estimação mostram que o efeito característica das escolas explica mais o diferencial urbano-rural que o efeito retorno (ou efeito estrutural). Também observou-se que as características da escola frequentada pelos alunos são as principais características impulsionadoras da diferença de notas, principalmente nos quantis superiores e, especialmente, em Matemática.O presente trabalho analisa quais são os fatores que contribuem com o diferencial de desempenho escolar entre alunos que frequentam escolas da zona rural e urbana no Brasil. Os resultados mostram que, em ambas as disciplinas (Matemática e Português), os alunos de escola urbanas apresentam melhor desempenho que os estudantes da zona rural. Os exercícios de estimação mostram que o efeito característica das escolas explica mais o diferencial urbano-rural que o efeito retorno (ou efeito estrutural). Também observou-se que as características da escola frequentada pelos alunos são as principais características impulsionadoras da diferença de notas, principalmente nos quantis superiores e, especialmente, em Matemática.EGV EPGE2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArticlesArtigosapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/79168Revista Brasileira de Economia; Vol. 74 No. 4 (2020): OCT-DEC; 494-507Revista Brasileira de Economia; v. 74 n. 4 (2020): OUT-DEZ; 494-5071806-91340034-7140reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/79168/78836Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Luciana de OliveiraCosta, Edward MartinsSilva, Vitor Hugo Miro CoutoMariano, Francisca ZilaniaJesus Filho, Jaime de2020-12-15T20:30:00Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/79168Revistahttps://periodicos.fgv.br/rbe/https://periodicos.fgv.br/rbe/oai||rbe@fgv.br1806-91340034-7140opendoar:2024-03-06T13:03:49.474981Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)true
dc.title.none.fl_str_mv NOTA SOBRE DIFERENÇAS DE DESEMPENHO ENTRE ESCOLAS URBANAS E RURAIS NO BRASIL
A NOTE ON PERFORMANCE DIFFERENCES BETWEEN URBAN AND RURAL SCHOOLS IN BRAZIL
title NOTA SOBRE DIFERENÇAS DE DESEMPENHO ENTRE ESCOLAS URBANAS E RURAIS NO BRASIL
spellingShingle NOTA SOBRE DIFERENÇAS DE DESEMPENHO ENTRE ESCOLAS URBANAS E RURAIS NO BRASIL
Rodrigues, Luciana de Oliveira
Desempenho escolar
Desigualdade Educacional
Diferencial Rural-Urbano
title_short NOTA SOBRE DIFERENÇAS DE DESEMPENHO ENTRE ESCOLAS URBANAS E RURAIS NO BRASIL
title_full NOTA SOBRE DIFERENÇAS DE DESEMPENHO ENTRE ESCOLAS URBANAS E RURAIS NO BRASIL
title_fullStr NOTA SOBRE DIFERENÇAS DE DESEMPENHO ENTRE ESCOLAS URBANAS E RURAIS NO BRASIL
title_full_unstemmed NOTA SOBRE DIFERENÇAS DE DESEMPENHO ENTRE ESCOLAS URBANAS E RURAIS NO BRASIL
title_sort NOTA SOBRE DIFERENÇAS DE DESEMPENHO ENTRE ESCOLAS URBANAS E RURAIS NO BRASIL
author Rodrigues, Luciana de Oliveira
author_facet Rodrigues, Luciana de Oliveira
Costa, Edward Martins
Silva, Vitor Hugo Miro Couto
Mariano, Francisca Zilania
Jesus Filho, Jaime de
author_role author
author2 Costa, Edward Martins
Silva, Vitor Hugo Miro Couto
Mariano, Francisca Zilania
Jesus Filho, Jaime de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Luciana de Oliveira
Costa, Edward Martins
Silva, Vitor Hugo Miro Couto
Mariano, Francisca Zilania
Jesus Filho, Jaime de
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho escolar
Desigualdade Educacional
Diferencial Rural-Urbano
topic Desempenho escolar
Desigualdade Educacional
Diferencial Rural-Urbano
description A presente nota analisa os fatores que contribuem com o diferencial de desempenho escolar entre alunos que frequentam escolas da zona rural e urbana no Brasil. Os resultados mostram que, em ambas as disciplinas (Matemática e Português), os alunos de escola urbanas apresentam melhor desempenho que os estudantes da zona rural. Os exercícios de estimação mostram que o efeito característica das escolas explica mais o diferencial urbano-rural que o efeito retorno (ou efeito estrutural). Também observou-se que as características da escola frequentada pelos alunos são as principais características impulsionadoras da diferença de notas, principalmente nos quantis superiores e, especialmente, em Matemática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Articles
Artigos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/79168
url https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/79168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/79168/78836
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Economia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Economia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EGV EPGE
publisher.none.fl_str_mv EGV EPGE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Economia; Vol. 74 No. 4 (2020): OCT-DEC; 494-507
Revista Brasileira de Economia; v. 74 n. 4 (2020): OUT-DEZ; 494-507
1806-9134
0034-7140
reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista Brasileira de Economia (Online)
collection Revista Brasileira de Economia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@fgv.br
_version_ 1798943115626676224