Coeficiente de importações pró-cíclico no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Black, Clarissa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Economia (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/82206
Resumo: Este artigo tem como objetivo estudar as características dinâmicas e os movimentos conjuntos do coeficiente de penetração de importações (CPI) da indústria de transformação, do investimento e do consumo no Brasil, no intervalo 1997-2015. Para atender a esse propósito, este trabalho decompõe as séries do CPI, do investimento e do consumo em componentes não observáveis, como o nível, a inclinação e o ciclo através do filtro de Kalman em um modelo multivariado do tipo Seemingly Unrelated Time Series Equations (SUTSE). Nesse modelo, a análise da matriz de covariância dos erros dos estados permite inferir a cerca da correlação entre as variáveis. As principais conclusões deste estudo sinalizam para uma elevada relação na inclinação do CPI, do investimento e do consumo. No teste de componentes comuns, foi encontrada uma inclinação comum às três séries, o que significa que suas primeiras diferenças são cointegradas. Quanto ao ciclo, a relação mais relevante ocorre entre o CPI e o investimento. Dessa forma, aumentos ou reduções na parcela das importações no consumo aparente, medida pelo CPI, não são condições suficientes para comprovar, respectivamente, movimentos de desindustrialização e de substituição de importações.
id FGV-8_a611c8157ecf37d878bd759e04c0f4fe
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/82206
network_acronym_str FGV-8
network_name_str Revista Brasileira de Economia (Online)
repository_id_str
spelling Coeficiente de importações pró-cíclico no Brasilcoeficiente de penetração de importaçõesmodelos em espaço de estadofiltro de Kalman.Este artigo tem como objetivo estudar as características dinâmicas e os movimentos conjuntos do coeficiente de penetração de importações (CPI) da indústria de transformação, do investimento e do consumo no Brasil, no intervalo 1997-2015. Para atender a esse propósito, este trabalho decompõe as séries do CPI, do investimento e do consumo em componentes não observáveis, como o nível, a inclinação e o ciclo através do filtro de Kalman em um modelo multivariado do tipo Seemingly Unrelated Time Series Equations (SUTSE). Nesse modelo, a análise da matriz de covariância dos erros dos estados permite inferir a cerca da correlação entre as variáveis. As principais conclusões deste estudo sinalizam para uma elevada relação na inclinação do CPI, do investimento e do consumo. No teste de componentes comuns, foi encontrada uma inclinação comum às três séries, o que significa que suas primeiras diferenças são cointegradas. Quanto ao ciclo, a relação mais relevante ocorre entre o CPI e o investimento. Dessa forma, aumentos ou reduções na parcela das importações no consumo aparente, medida pelo CPI, não são condições suficientes para comprovar, respectivamente, movimentos de desindustrialização e de substituição de importações.EGV EPGE2022-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArticlesArtigosapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/82206Revista Brasileira de Economia; Vol. 75 No. 4 (2021): OUT - DEZRevista Brasileira de Economia; v. 75 n. 4 (2021): OUT - DEZ1806-91340034-7140reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/82206/80687Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBlack, Clarissa2022-02-25T18:50:59Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/82206Revistahttps://periodicos.fgv.br/rbe/https://periodicos.fgv.br/rbe/oai||rbe@fgv.br1806-91340034-7140opendoar:2024-03-06T13:03:52.110618Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)true
dc.title.none.fl_str_mv Coeficiente de importações pró-cíclico no Brasil
title Coeficiente de importações pró-cíclico no Brasil
spellingShingle Coeficiente de importações pró-cíclico no Brasil
Black, Clarissa
coeficiente de penetração de importações
modelos em espaço de estado
filtro de Kalman.
title_short Coeficiente de importações pró-cíclico no Brasil
title_full Coeficiente de importações pró-cíclico no Brasil
title_fullStr Coeficiente de importações pró-cíclico no Brasil
title_full_unstemmed Coeficiente de importações pró-cíclico no Brasil
title_sort Coeficiente de importações pró-cíclico no Brasil
author Black, Clarissa
author_facet Black, Clarissa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Black, Clarissa
dc.subject.por.fl_str_mv coeficiente de penetração de importações
modelos em espaço de estado
filtro de Kalman.
topic coeficiente de penetração de importações
modelos em espaço de estado
filtro de Kalman.
description Este artigo tem como objetivo estudar as características dinâmicas e os movimentos conjuntos do coeficiente de penetração de importações (CPI) da indústria de transformação, do investimento e do consumo no Brasil, no intervalo 1997-2015. Para atender a esse propósito, este trabalho decompõe as séries do CPI, do investimento e do consumo em componentes não observáveis, como o nível, a inclinação e o ciclo através do filtro de Kalman em um modelo multivariado do tipo Seemingly Unrelated Time Series Equations (SUTSE). Nesse modelo, a análise da matriz de covariância dos erros dos estados permite inferir a cerca da correlação entre as variáveis. As principais conclusões deste estudo sinalizam para uma elevada relação na inclinação do CPI, do investimento e do consumo. No teste de componentes comuns, foi encontrada uma inclinação comum às três séries, o que significa que suas primeiras diferenças são cointegradas. Quanto ao ciclo, a relação mais relevante ocorre entre o CPI e o investimento. Dessa forma, aumentos ou reduções na parcela das importações no consumo aparente, medida pelo CPI, não são condições suficientes para comprovar, respectivamente, movimentos de desindustrialização e de substituição de importações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Articles
Artigos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/82206
url https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/82206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/82206/80687
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Economia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Economia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EGV EPGE
publisher.none.fl_str_mv EGV EPGE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Economia; Vol. 75 No. 4 (2021): OUT - DEZ
Revista Brasileira de Economia; v. 75 n. 4 (2021): OUT - DEZ
1806-9134
0034-7140
reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista Brasileira de Economia (Online)
collection Revista Brasileira de Economia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@fgv.br
_version_ 1798943115681202176