Trajetória Longitudinal dos Alunos de Escolas Profissionalizantes para o Mercado de Trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariano,Francisca Zilania
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Arraes,Ronaldo Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Economia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402018000400451
Resumo: Resumo O artigo avalia o efeito das Escolas Profissionalizantes (EP) sobre as ocupações e rendimentos de seus egressos no mercado de trabalho. Combinando informações longitudinais do Censo Escolar (2011), SPAECE (2011) e RAIS (2014), estimativas da equação de rendimentos, ponderada pelos pesos da entropia e corrigida para seletividade amostral, indicaram efeitos insignificantes das EPs sobre os rendimentos. Estimativas adicionais de um modelo discreto multinomial, ponderado pela entropia para cinco níveis de ocupações, também apontaram efeitos insignificantes das EPs, exceto para a área da saúde em ocupações intermediárias.
id FGV-8_d36f4aa2f05da5e6eee036dbd7000826
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71402018000400451
network_acronym_str FGV-8
network_name_str Revista Brasileira de Economia (Online)
repository_id_str
spelling Trajetória Longitudinal dos Alunos de Escolas Profissionalizantes para o Mercado de TrabalhoEnsino profissionalizantemercado de trabalhodados longitudinaisResumo O artigo avalia o efeito das Escolas Profissionalizantes (EP) sobre as ocupações e rendimentos de seus egressos no mercado de trabalho. Combinando informações longitudinais do Censo Escolar (2011), SPAECE (2011) e RAIS (2014), estimativas da equação de rendimentos, ponderada pelos pesos da entropia e corrigida para seletividade amostral, indicaram efeitos insignificantes das EPs sobre os rendimentos. Estimativas adicionais de um modelo discreto multinomial, ponderado pela entropia para cinco níveis de ocupações, também apontaram efeitos insignificantes das EPs, exceto para a área da saúde em ocupações intermediárias.Fundação Getúlio Vargas2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402018000400451Revista Brasileira de Economia v.72 n.4 2018reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.5935/0034-7140.20180022info:eu-repo/semantics/openAccessMariano,Francisca ZilaniaArraes,Ronaldo Albuquerquepor2018-12-18T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71402018000400451Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbe/issue/archivehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@fgv.br1806-91340034-7140opendoar:2018-12-18T00:00Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetória Longitudinal dos Alunos de Escolas Profissionalizantes para o Mercado de Trabalho
title Trajetória Longitudinal dos Alunos de Escolas Profissionalizantes para o Mercado de Trabalho
spellingShingle Trajetória Longitudinal dos Alunos de Escolas Profissionalizantes para o Mercado de Trabalho
Mariano,Francisca Zilania
Ensino profissionalizante
mercado de trabalho
dados longitudinais
title_short Trajetória Longitudinal dos Alunos de Escolas Profissionalizantes para o Mercado de Trabalho
title_full Trajetória Longitudinal dos Alunos de Escolas Profissionalizantes para o Mercado de Trabalho
title_fullStr Trajetória Longitudinal dos Alunos de Escolas Profissionalizantes para o Mercado de Trabalho
title_full_unstemmed Trajetória Longitudinal dos Alunos de Escolas Profissionalizantes para o Mercado de Trabalho
title_sort Trajetória Longitudinal dos Alunos de Escolas Profissionalizantes para o Mercado de Trabalho
author Mariano,Francisca Zilania
author_facet Mariano,Francisca Zilania
Arraes,Ronaldo Albuquerque
author_role author
author2 Arraes,Ronaldo Albuquerque
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariano,Francisca Zilania
Arraes,Ronaldo Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissionalizante
mercado de trabalho
dados longitudinais
topic Ensino profissionalizante
mercado de trabalho
dados longitudinais
description Resumo O artigo avalia o efeito das Escolas Profissionalizantes (EP) sobre as ocupações e rendimentos de seus egressos no mercado de trabalho. Combinando informações longitudinais do Censo Escolar (2011), SPAECE (2011) e RAIS (2014), estimativas da equação de rendimentos, ponderada pelos pesos da entropia e corrigida para seletividade amostral, indicaram efeitos insignificantes das EPs sobre os rendimentos. Estimativas adicionais de um modelo discreto multinomial, ponderado pela entropia para cinco níveis de ocupações, também apontaram efeitos insignificantes das EPs, exceto para a área da saúde em ocupações intermediárias.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402018000400451
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402018000400451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/0034-7140.20180022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getúlio Vargas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getúlio Vargas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Economia v.72 n.4 2018
reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista Brasileira de Economia (Online)
collection Revista Brasileira de Economia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@fgv.br
_version_ 1754115905969717248