O Efeito do Mercosul Sobre a Comercialização de Novos Produtos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Economia (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402016000300305 |
Resumo: | Este artigo utiliza um banco de dados com elevado nível de desagregação com intuito de mensurar o impacto do Mercosul sobre a criação de novas relações comerciais. Para tanto, será utilizada a definição de margem extensiva de comércio contida em Baldwin & Di Nino (2008), qual seja: o número de produtos que não pertenciam a pauta de exportação antes da assinatura do acordo bilateral. Os resultados indicam que o Mercosul possui um impacto positivo sobre a probabilidade de uma nova categoria de produtos ser comercializada (em torno de 1,87%). Observou-se também que Paraguai e Uruguai foram os países mais beneficidados com o acordo. |
id |
FGV-8_e9e07063a84448a1b620f4e0e4fdfa0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71402016000300305 |
network_acronym_str |
FGV-8 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Efeito do Mercosul Sobre a Comercialização de Novos ProdutosEquação GravitacionalMargem Extensiva de ComércioMercosulEste artigo utiliza um banco de dados com elevado nível de desagregação com intuito de mensurar o impacto do Mercosul sobre a criação de novas relações comerciais. Para tanto, será utilizada a definição de margem extensiva de comércio contida em Baldwin & Di Nino (2008), qual seja: o número de produtos que não pertenciam a pauta de exportação antes da assinatura do acordo bilateral. Os resultados indicam que o Mercosul possui um impacto positivo sobre a probabilidade de uma nova categoria de produtos ser comercializada (em torno de 1,87%). Observou-se também que Paraguai e Uruguai foram os países mais beneficidados com o acordo.Fundação Getúlio Vargas2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402016000300305Revista Brasileira de Economia v.70 n.3 2016reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.5935/0034-7140.20160015info:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo,ErikLoures,Alexandrepor2016-10-10T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71402016000300305Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbe/issue/archivehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@fgv.br1806-91340034-7140opendoar:2016-10-10T00:00Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Efeito do Mercosul Sobre a Comercialização de Novos Produtos |
title |
O Efeito do Mercosul Sobre a Comercialização de Novos Produtos |
spellingShingle |
O Efeito do Mercosul Sobre a Comercialização de Novos Produtos Figueiredo,Erik Equação Gravitacional Margem Extensiva de Comércio Mercosul |
title_short |
O Efeito do Mercosul Sobre a Comercialização de Novos Produtos |
title_full |
O Efeito do Mercosul Sobre a Comercialização de Novos Produtos |
title_fullStr |
O Efeito do Mercosul Sobre a Comercialização de Novos Produtos |
title_full_unstemmed |
O Efeito do Mercosul Sobre a Comercialização de Novos Produtos |
title_sort |
O Efeito do Mercosul Sobre a Comercialização de Novos Produtos |
author |
Figueiredo,Erik |
author_facet |
Figueiredo,Erik Loures,Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Loures,Alexandre |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo,Erik Loures,Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Equação Gravitacional Margem Extensiva de Comércio Mercosul |
topic |
Equação Gravitacional Margem Extensiva de Comércio Mercosul |
description |
Este artigo utiliza um banco de dados com elevado nível de desagregação com intuito de mensurar o impacto do Mercosul sobre a criação de novas relações comerciais. Para tanto, será utilizada a definição de margem extensiva de comércio contida em Baldwin & Di Nino (2008), qual seja: o número de produtos que não pertenciam a pauta de exportação antes da assinatura do acordo bilateral. Os resultados indicam que o Mercosul possui um impacto positivo sobre a probabilidade de uma nova categoria de produtos ser comercializada (em torno de 1,87%). Observou-se também que Paraguai e Uruguai foram os países mais beneficidados com o acordo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402016000300305 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402016000300305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/0034-7140.20160015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getúlio Vargas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getúlio Vargas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Economia v.70 n.3 2016 reponame:Revista Brasileira de Economia (Online) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@fgv.br |
_version_ |
1754115905897365504 |