Intenção de consumo verde no contexto das características egoístas ou altruístas do produto versus a consciência ambiental do usuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda FILHO,Emílio José Montero
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cardoso,Bruno Lobato, Barboza,Marina Nascimento Lemos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512019000200414
Resumo: Resumo Este estudo analisou a relação entre as diferentes motivações do consumo verde no contexto de um produto com características egoístas e/ou altruístas, dados os diferentes níveis de consciência ambiental e seu impacto no comportamento do consumidor. Para tal foi realizada uma pesquisa explicativa, de caráter quantitativo, que utilizou como método a realização de um experimento do cenário dos valores sociais e da consciência do indivíduo. Os resultados mostraram que a motivação na perspectiva da preocupação ambiental, que propõe um consumo altruísta, influenciou em maior intensidade a prática do consumo verde quando comparada à motivação da perspectiva social (modismo e posicionamento individual), que, por sua vez, propõe um consumo egoísta. Os dados também demonstraram que para a elite tecnológica o valor social proporcionado pelo consumo, seja por sua perspectiva normativa ou pelo status social, não influenciam a prática do consumo verde. Por fim, a pesquisa comprovou que o nível de consciência ambiental é um importante antecedente da intenção de uso de produtos verdes, na qual usuários com maior nível de consciência ambiental têm maior intenção de consumo, embora também ter sido demonstrado a existência de uma grande lacuna entre a predição de uso e o uso corrente de produtos verdes para consumidores.
id FGV-9_0a862efbe30409267ce81c8241da7c16
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512019000200414
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling Intenção de consumo verde no contexto das características egoístas ou altruístas do produto versus a consciência ambiental do usuárioConsumo VerdeComportamento do ConsumidorMotivaçãoConsciência AmbientalResumo Este estudo analisou a relação entre as diferentes motivações do consumo verde no contexto de um produto com características egoístas e/ou altruístas, dados os diferentes níveis de consciência ambiental e seu impacto no comportamento do consumidor. Para tal foi realizada uma pesquisa explicativa, de caráter quantitativo, que utilizou como método a realização de um experimento do cenário dos valores sociais e da consciência do indivíduo. Os resultados mostraram que a motivação na perspectiva da preocupação ambiental, que propõe um consumo altruísta, influenciou em maior intensidade a prática do consumo verde quando comparada à motivação da perspectiva social (modismo e posicionamento individual), que, por sua vez, propõe um consumo egoísta. Os dados também demonstraram que para a elite tecnológica o valor social proporcionado pelo consumo, seja por sua perspectiva normativa ou pelo status social, não influenciam a prática do consumo verde. Por fim, a pesquisa comprovou que o nível de consciência ambiental é um importante antecedente da intenção de uso de produtos verdes, na qual usuários com maior nível de consciência ambiental têm maior intenção de consumo, embora também ter sido demonstrado a existência de uma grande lacuna entre a predição de uso e o uso corrente de produtos verdes para consumidores.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2019-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512019000200414Cadernos EBAPE.BR v.17 n.2 2019reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/1679-395171699info:eu-repo/semantics/openAccessArruda FILHO,Emílio José MonteroCardoso,Bruno LobatoBarboza,Marina Nascimento Lemospor2019-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512019000200414Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2019-05-27T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Intenção de consumo verde no contexto das características egoístas ou altruístas do produto versus a consciência ambiental do usuário
title Intenção de consumo verde no contexto das características egoístas ou altruístas do produto versus a consciência ambiental do usuário
spellingShingle Intenção de consumo verde no contexto das características egoístas ou altruístas do produto versus a consciência ambiental do usuário
Arruda FILHO,Emílio José Montero
Consumo Verde
Comportamento do Consumidor
Motivação
Consciência Ambiental
title_short Intenção de consumo verde no contexto das características egoístas ou altruístas do produto versus a consciência ambiental do usuário
title_full Intenção de consumo verde no contexto das características egoístas ou altruístas do produto versus a consciência ambiental do usuário
title_fullStr Intenção de consumo verde no contexto das características egoístas ou altruístas do produto versus a consciência ambiental do usuário
title_full_unstemmed Intenção de consumo verde no contexto das características egoístas ou altruístas do produto versus a consciência ambiental do usuário
title_sort Intenção de consumo verde no contexto das características egoístas ou altruístas do produto versus a consciência ambiental do usuário
author Arruda FILHO,Emílio José Montero
author_facet Arruda FILHO,Emílio José Montero
Cardoso,Bruno Lobato
Barboza,Marina Nascimento Lemos
author_role author
author2 Cardoso,Bruno Lobato
Barboza,Marina Nascimento Lemos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda FILHO,Emílio José Montero
Cardoso,Bruno Lobato
Barboza,Marina Nascimento Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo Verde
Comportamento do Consumidor
Motivação
Consciência Ambiental
topic Consumo Verde
Comportamento do Consumidor
Motivação
Consciência Ambiental
description Resumo Este estudo analisou a relação entre as diferentes motivações do consumo verde no contexto de um produto com características egoístas e/ou altruístas, dados os diferentes níveis de consciência ambiental e seu impacto no comportamento do consumidor. Para tal foi realizada uma pesquisa explicativa, de caráter quantitativo, que utilizou como método a realização de um experimento do cenário dos valores sociais e da consciência do indivíduo. Os resultados mostraram que a motivação na perspectiva da preocupação ambiental, que propõe um consumo altruísta, influenciou em maior intensidade a prática do consumo verde quando comparada à motivação da perspectiva social (modismo e posicionamento individual), que, por sua vez, propõe um consumo egoísta. Os dados também demonstraram que para a elite tecnológica o valor social proporcionado pelo consumo, seja por sua perspectiva normativa ou pelo status social, não influenciam a prática do consumo verde. Por fim, a pesquisa comprovou que o nível de consciência ambiental é um importante antecedente da intenção de uso de produtos verdes, na qual usuários com maior nível de consciência ambiental têm maior intenção de consumo, embora também ter sido demonstrado a existência de uma grande lacuna entre a predição de uso e o uso corrente de produtos verdes para consumidores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512019000200414
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512019000200414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1679-395171699
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.17 n.2 2019
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115886352957440