Coordenação de coalizões de defesa utilizando mapas cognitivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo,Cristiano Santos Lúcio de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vieira,Diego Mota
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512019000300552
Resumo: Resumo Este artigo traz uma contribuição à análise de coalizões de defesa em processos de formulação ou mudança de políticas públicas, conjugando modelos de análise de políticas públicas e da pesquisa operacional (PO). Jenkins-Smith, Nohrstedt, Weible et al. (2014) observam, a partir dos resultados de algumas aplicações empíricas, que somente as crenças dos atores envolvidos não contam toda a história da mudança da política e ressaltam que o grau de conflito entre os atores ou as coalizões está relacionado às suas percepções quanto ao alcance das ameaças, dos objetivos ou das ações de outros atores, às suas crenças acerca de uma política. Diante do exposto, propõe-se uma abordagem para análise do grau de coordenação inter e intracoalizões políticas em processos de mudança institucional, a partir da identificação das crenças, dos objetivos declarados e das alternativas políticas dos atores, utilizando o pensamento focado no valor (value-focused thinking - VFT) associado aos mapas cognitivos causais. A partir da conjugação desses métodos, espera-se, por meio da comparação dos mapas cognitivos, identificar as coalizões políticas e caracterizar os ambientes colaborativos ou conflituosos, bem como identificar as agendas políticas com variados graus de cooperação ou conflito.
id FGV-9_1b2dc57be14e38865a644cb19114f97e
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512019000300552
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling Coordenação de coalizões de defesa utilizando mapas cognitivosPolíticas públicasMudança institucionalCoalizões de defesaPensamento focado no valorMapas cognitivosResumo Este artigo traz uma contribuição à análise de coalizões de defesa em processos de formulação ou mudança de políticas públicas, conjugando modelos de análise de políticas públicas e da pesquisa operacional (PO). Jenkins-Smith, Nohrstedt, Weible et al. (2014) observam, a partir dos resultados de algumas aplicações empíricas, que somente as crenças dos atores envolvidos não contam toda a história da mudança da política e ressaltam que o grau de conflito entre os atores ou as coalizões está relacionado às suas percepções quanto ao alcance das ameaças, dos objetivos ou das ações de outros atores, às suas crenças acerca de uma política. Diante do exposto, propõe-se uma abordagem para análise do grau de coordenação inter e intracoalizões políticas em processos de mudança institucional, a partir da identificação das crenças, dos objetivos declarados e das alternativas políticas dos atores, utilizando o pensamento focado no valor (value-focused thinking - VFT) associado aos mapas cognitivos causais. A partir da conjugação desses métodos, espera-se, por meio da comparação dos mapas cognitivos, identificar as coalizões políticas e caracterizar os ambientes colaborativos ou conflituosos, bem como identificar as agendas políticas com variados graus de cooperação ou conflito.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512019000300552Cadernos EBAPE.BR v.17 n.3 2019reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/1679-395173243info:eu-repo/semantics/openAccessMelo,Cristiano Santos Lúcio deVieira,Diego Motapor2019-08-19T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512019000300552Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2019-08-19T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Coordenação de coalizões de defesa utilizando mapas cognitivos
title Coordenação de coalizões de defesa utilizando mapas cognitivos
spellingShingle Coordenação de coalizões de defesa utilizando mapas cognitivos
Melo,Cristiano Santos Lúcio de
Políticas públicas
Mudança institucional
Coalizões de defesa
Pensamento focado no valor
Mapas cognitivos
title_short Coordenação de coalizões de defesa utilizando mapas cognitivos
title_full Coordenação de coalizões de defesa utilizando mapas cognitivos
title_fullStr Coordenação de coalizões de defesa utilizando mapas cognitivos
title_full_unstemmed Coordenação de coalizões de defesa utilizando mapas cognitivos
title_sort Coordenação de coalizões de defesa utilizando mapas cognitivos
author Melo,Cristiano Santos Lúcio de
author_facet Melo,Cristiano Santos Lúcio de
Vieira,Diego Mota
author_role author
author2 Vieira,Diego Mota
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo,Cristiano Santos Lúcio de
Vieira,Diego Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Mudança institucional
Coalizões de defesa
Pensamento focado no valor
Mapas cognitivos
topic Políticas públicas
Mudança institucional
Coalizões de defesa
Pensamento focado no valor
Mapas cognitivos
description Resumo Este artigo traz uma contribuição à análise de coalizões de defesa em processos de formulação ou mudança de políticas públicas, conjugando modelos de análise de políticas públicas e da pesquisa operacional (PO). Jenkins-Smith, Nohrstedt, Weible et al. (2014) observam, a partir dos resultados de algumas aplicações empíricas, que somente as crenças dos atores envolvidos não contam toda a história da mudança da política e ressaltam que o grau de conflito entre os atores ou as coalizões está relacionado às suas percepções quanto ao alcance das ameaças, dos objetivos ou das ações de outros atores, às suas crenças acerca de uma política. Diante do exposto, propõe-se uma abordagem para análise do grau de coordenação inter e intracoalizões políticas em processos de mudança institucional, a partir da identificação das crenças, dos objetivos declarados e das alternativas políticas dos atores, utilizando o pensamento focado no valor (value-focused thinking - VFT) associado aos mapas cognitivos causais. A partir da conjugação desses métodos, espera-se, por meio da comparação dos mapas cognitivos, identificar as coalizões políticas e caracterizar os ambientes colaborativos ou conflituosos, bem como identificar as agendas políticas com variados graus de cooperação ou conflito.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512019000300552
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512019000300552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1679-395173243
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.17 n.3 2019
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115886367637504