O ponto de vendas de produtos de luxo da moda de vestuário feminino no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá,Ricardo Rocha Leal Gomes de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Marcondes,Reynaldo Cavalheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512010000300009
Resumo: Este artigo procura identificar como os pontos de vendas de produtos de luxo da moda de vestuário e acessórios estão configurados no Brasil. Com esse objetivo, aborda aspectos como a apresentação externa das lojas, o seu ambiente interno, o atendimento, as práticas de vendas e de manutenção dos clientes, o crédito, as embalagens e pacotes, além dos serviços adicionais. O estudo está fundamentado em pesquisa exploratória com técnicas qualitativas de coleta e análise de dados. Foram entrevistados executivos e gerentes de lojas das empresas que detêm as marcas Fit, Andréa Saletto, Permanente e Marina Rinaldi, instaladas na cidade de São Paulo. Constatou-se que o ponto de vendas é um recurso essencial para esse negócio e que o relacionamento pessoal vendedor/cliente é indispensável para as vendas, associado a um conjunto de ações de encantamento que envolvem as vitrines e o ambiente interno. Foi igualmente observado que a hospitalidade resulta da integração entre atividades e recursos internos e, também, que 70% a 80% das vendas são parceladas no cartão de crédito. Além disso, verificou-se que as vendas são concluídas com a sofisticação das embalagens, pacotes e sacolas, além de serviços de ajuste das peças, que se estendem à casa das clientes. Cabe acrescentar que questões relevantes foram suscitadas, como o que seria uma vantagem competitiva entre essas marcas e se as pessoas efetivamente ricas compram à prestação.
id FGV-9_2c699104794fc15e870b606dddf3e063
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512010000300009
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling O ponto de vendas de produtos de luxo da moda de vestuário feminino no Brasilponto de vendasprodutos de luxovestuárioestratégias de marketingpoint of salesluxury productsclothingmarketing strategiesEste artigo procura identificar como os pontos de vendas de produtos de luxo da moda de vestuário e acessórios estão configurados no Brasil. Com esse objetivo, aborda aspectos como a apresentação externa das lojas, o seu ambiente interno, o atendimento, as práticas de vendas e de manutenção dos clientes, o crédito, as embalagens e pacotes, além dos serviços adicionais. O estudo está fundamentado em pesquisa exploratória com técnicas qualitativas de coleta e análise de dados. Foram entrevistados executivos e gerentes de lojas das empresas que detêm as marcas Fit, Andréa Saletto, Permanente e Marina Rinaldi, instaladas na cidade de São Paulo. Constatou-se que o ponto de vendas é um recurso essencial para esse negócio e que o relacionamento pessoal vendedor/cliente é indispensável para as vendas, associado a um conjunto de ações de encantamento que envolvem as vitrines e o ambiente interno. Foi igualmente observado que a hospitalidade resulta da integração entre atividades e recursos internos e, também, que 70% a 80% das vendas são parceladas no cartão de crédito. Além disso, verificou-se que as vendas são concluídas com a sofisticação das embalagens, pacotes e sacolas, além de serviços de ajuste das peças, que se estendem à casa das clientes. Cabe acrescentar que questões relevantes foram suscitadas, como o que seria uma vantagem competitiva entre essas marcas e se as pessoas efetivamente ricas compram à prestação.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512010000300009Cadernos EBAPE.BR v.8 n.3 2010reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1679-39512010000300009info:eu-repo/semantics/openAccessSá,Ricardo Rocha Leal Gomes deMarcondes,Reynaldo Cavalheiropor2010-09-30T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512010000300009Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2010-09-30T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv O ponto de vendas de produtos de luxo da moda de vestuário feminino no Brasil
title O ponto de vendas de produtos de luxo da moda de vestuário feminino no Brasil
spellingShingle O ponto de vendas de produtos de luxo da moda de vestuário feminino no Brasil
Sá,Ricardo Rocha Leal Gomes de
ponto de vendas
produtos de luxo
vestuário
estratégias de marketing
point of sales
luxury products
clothing
marketing strategies
title_short O ponto de vendas de produtos de luxo da moda de vestuário feminino no Brasil
title_full O ponto de vendas de produtos de luxo da moda de vestuário feminino no Brasil
title_fullStr O ponto de vendas de produtos de luxo da moda de vestuário feminino no Brasil
title_full_unstemmed O ponto de vendas de produtos de luxo da moda de vestuário feminino no Brasil
title_sort O ponto de vendas de produtos de luxo da moda de vestuário feminino no Brasil
author Sá,Ricardo Rocha Leal Gomes de
author_facet Sá,Ricardo Rocha Leal Gomes de
Marcondes,Reynaldo Cavalheiro
author_role author
author2 Marcondes,Reynaldo Cavalheiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá,Ricardo Rocha Leal Gomes de
Marcondes,Reynaldo Cavalheiro
dc.subject.por.fl_str_mv ponto de vendas
produtos de luxo
vestuário
estratégias de marketing
point of sales
luxury products
clothing
marketing strategies
topic ponto de vendas
produtos de luxo
vestuário
estratégias de marketing
point of sales
luxury products
clothing
marketing strategies
description Este artigo procura identificar como os pontos de vendas de produtos de luxo da moda de vestuário e acessórios estão configurados no Brasil. Com esse objetivo, aborda aspectos como a apresentação externa das lojas, o seu ambiente interno, o atendimento, as práticas de vendas e de manutenção dos clientes, o crédito, as embalagens e pacotes, além dos serviços adicionais. O estudo está fundamentado em pesquisa exploratória com técnicas qualitativas de coleta e análise de dados. Foram entrevistados executivos e gerentes de lojas das empresas que detêm as marcas Fit, Andréa Saletto, Permanente e Marina Rinaldi, instaladas na cidade de São Paulo. Constatou-se que o ponto de vendas é um recurso essencial para esse negócio e que o relacionamento pessoal vendedor/cliente é indispensável para as vendas, associado a um conjunto de ações de encantamento que envolvem as vitrines e o ambiente interno. Foi igualmente observado que a hospitalidade resulta da integração entre atividades e recursos internos e, também, que 70% a 80% das vendas são parceladas no cartão de crédito. Além disso, verificou-se que as vendas são concluídas com a sofisticação das embalagens, pacotes e sacolas, além de serviços de ajuste das peças, que se estendem à casa das clientes. Cabe acrescentar que questões relevantes foram suscitadas, como o que seria uma vantagem competitiva entre essas marcas e se as pessoas efetivamente ricas compram à prestação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512010000300009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512010000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1679-39512010000300009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.8 n.3 2010
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115884615467008