Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira,Catia Silva da Costa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Casotti,Leticia Moreira, Campos,Roberta Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512018000100119
Resumo: Resumo A socialização do consumidor é um tema a ser revisitado, sendo central para o campo de estudos de consumo, uma vez que todo consumo é aprendido. Pesquisas anteriores relacionavam o fenômeno, primordialmente, à formação das crianças e adolescentes enquanto consumidores, tendo sua investigação amparada no positivismo. Este ensaio está posicionado na tradição de pesquisa da Consumer Culture Theory (CCT) e se inspira na busca por novas alternativas teóricas e metodológicas para a socialização do consumidor na vida adulta. Dessa forma, primeiro apresentamos uma breve revisão da trajetória de pesquisa em socialização do consumidor, refletindo sobre seus contornos ontológicos e desafios. Em seguida, apresentamos a Teoria da Assemblage e a Perspectiva do Curso de Vida. A combinação dessas lentes teóricas permitiu a construção de um esquema conceitual integrador, que busca oferecer maior dinamismo à investigação da socialização do consumidor. Por fim, discutimos as contribuições do esquema conceitual e sugerimos estratégias metodológicas para lidar com os novos desafios da pesquisa na área.
id FGV-9_30f609142756499e9ee944447bef423c
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512018000100119
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisaSocialização do consumidorEstudos de consumoAssemblagePerspectiva do curso de vidaCultura e consumoResumo A socialização do consumidor é um tema a ser revisitado, sendo central para o campo de estudos de consumo, uma vez que todo consumo é aprendido. Pesquisas anteriores relacionavam o fenômeno, primordialmente, à formação das crianças e adolescentes enquanto consumidores, tendo sua investigação amparada no positivismo. Este ensaio está posicionado na tradição de pesquisa da Consumer Culture Theory (CCT) e se inspira na busca por novas alternativas teóricas e metodológicas para a socialização do consumidor na vida adulta. Dessa forma, primeiro apresentamos uma breve revisão da trajetória de pesquisa em socialização do consumidor, refletindo sobre seus contornos ontológicos e desafios. Em seguida, apresentamos a Teoria da Assemblage e a Perspectiva do Curso de Vida. A combinação dessas lentes teóricas permitiu a construção de um esquema conceitual integrador, que busca oferecer maior dinamismo à investigação da socialização do consumidor. Por fim, discutimos as contribuições do esquema conceitual e sugerimos estratégias metodológicas para lidar com os novos desafios da pesquisa na área.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512018000100119Cadernos EBAPE.BR v.16 n.1 2018reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/1679-395157008info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira,Catia Silva da CostaCasotti,Leticia MoreiraCampos,Roberta Diaspor2018-05-03T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512018000100119Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2018-05-03T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa
title Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa
spellingShingle Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa
Moreira,Catia Silva da Costa
Socialização do consumidor
Estudos de consumo
Assemblage
Perspectiva do curso de vida
Cultura e consumo
title_short Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa
title_full Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa
title_fullStr Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa
title_full_unstemmed Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa
title_sort Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa
author Moreira,Catia Silva da Costa
author_facet Moreira,Catia Silva da Costa
Casotti,Leticia Moreira
Campos,Roberta Dias
author_role author
author2 Casotti,Leticia Moreira
Campos,Roberta Dias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira,Catia Silva da Costa
Casotti,Leticia Moreira
Campos,Roberta Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Socialização do consumidor
Estudos de consumo
Assemblage
Perspectiva do curso de vida
Cultura e consumo
topic Socialização do consumidor
Estudos de consumo
Assemblage
Perspectiva do curso de vida
Cultura e consumo
description Resumo A socialização do consumidor é um tema a ser revisitado, sendo central para o campo de estudos de consumo, uma vez que todo consumo é aprendido. Pesquisas anteriores relacionavam o fenômeno, primordialmente, à formação das crianças e adolescentes enquanto consumidores, tendo sua investigação amparada no positivismo. Este ensaio está posicionado na tradição de pesquisa da Consumer Culture Theory (CCT) e se inspira na busca por novas alternativas teóricas e metodológicas para a socialização do consumidor na vida adulta. Dessa forma, primeiro apresentamos uma breve revisão da trajetória de pesquisa em socialização do consumidor, refletindo sobre seus contornos ontológicos e desafios. Em seguida, apresentamos a Teoria da Assemblage e a Perspectiva do Curso de Vida. A combinação dessas lentes teóricas permitiu a construção de um esquema conceitual integrador, que busca oferecer maior dinamismo à investigação da socialização do consumidor. Por fim, discutimos as contribuições do esquema conceitual e sugerimos estratégias metodológicas para lidar com os novos desafios da pesquisa na área.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512018000100119
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512018000100119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1679-395157008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.16 n.1 2018
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115886222934016