Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos EBAPE.BR |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512018000100119 |
Resumo: | Resumo A socialização do consumidor é um tema a ser revisitado, sendo central para o campo de estudos de consumo, uma vez que todo consumo é aprendido. Pesquisas anteriores relacionavam o fenômeno, primordialmente, à formação das crianças e adolescentes enquanto consumidores, tendo sua investigação amparada no positivismo. Este ensaio está posicionado na tradição de pesquisa da Consumer Culture Theory (CCT) e se inspira na busca por novas alternativas teóricas e metodológicas para a socialização do consumidor na vida adulta. Dessa forma, primeiro apresentamos uma breve revisão da trajetória de pesquisa em socialização do consumidor, refletindo sobre seus contornos ontológicos e desafios. Em seguida, apresentamos a Teoria da Assemblage e a Perspectiva do Curso de Vida. A combinação dessas lentes teóricas permitiu a construção de um esquema conceitual integrador, que busca oferecer maior dinamismo à investigação da socialização do consumidor. Por fim, discutimos as contribuições do esquema conceitual e sugerimos estratégias metodológicas para lidar com os novos desafios da pesquisa na área. |
id |
FGV-9_30f609142756499e9ee944447bef423c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1679-39512018000100119 |
network_acronym_str |
FGV-9 |
network_name_str |
Cadernos EBAPE.BR |
repository_id_str |
|
spelling |
Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisaSocialização do consumidorEstudos de consumoAssemblagePerspectiva do curso de vidaCultura e consumoResumo A socialização do consumidor é um tema a ser revisitado, sendo central para o campo de estudos de consumo, uma vez que todo consumo é aprendido. Pesquisas anteriores relacionavam o fenômeno, primordialmente, à formação das crianças e adolescentes enquanto consumidores, tendo sua investigação amparada no positivismo. Este ensaio está posicionado na tradição de pesquisa da Consumer Culture Theory (CCT) e se inspira na busca por novas alternativas teóricas e metodológicas para a socialização do consumidor na vida adulta. Dessa forma, primeiro apresentamos uma breve revisão da trajetória de pesquisa em socialização do consumidor, refletindo sobre seus contornos ontológicos e desafios. Em seguida, apresentamos a Teoria da Assemblage e a Perspectiva do Curso de Vida. A combinação dessas lentes teóricas permitiu a construção de um esquema conceitual integrador, que busca oferecer maior dinamismo à investigação da socialização do consumidor. Por fim, discutimos as contribuições do esquema conceitual e sugerimos estratégias metodológicas para lidar com os novos desafios da pesquisa na área.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512018000100119Cadernos EBAPE.BR v.16 n.1 2018reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/1679-395157008info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira,Catia Silva da CostaCasotti,Leticia MoreiraCampos,Roberta Diaspor2018-05-03T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512018000100119Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2018-05-03T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa |
title |
Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa |
spellingShingle |
Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa Moreira,Catia Silva da Costa Socialização do consumidor Estudos de consumo Assemblage Perspectiva do curso de vida Cultura e consumo |
title_short |
Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa |
title_full |
Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa |
title_fullStr |
Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa |
title_full_unstemmed |
Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa |
title_sort |
Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa |
author |
Moreira,Catia Silva da Costa |
author_facet |
Moreira,Catia Silva da Costa Casotti,Leticia Moreira Campos,Roberta Dias |
author_role |
author |
author2 |
Casotti,Leticia Moreira Campos,Roberta Dias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira,Catia Silva da Costa Casotti,Leticia Moreira Campos,Roberta Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Socialização do consumidor Estudos de consumo Assemblage Perspectiva do curso de vida Cultura e consumo |
topic |
Socialização do consumidor Estudos de consumo Assemblage Perspectiva do curso de vida Cultura e consumo |
description |
Resumo A socialização do consumidor é um tema a ser revisitado, sendo central para o campo de estudos de consumo, uma vez que todo consumo é aprendido. Pesquisas anteriores relacionavam o fenômeno, primordialmente, à formação das crianças e adolescentes enquanto consumidores, tendo sua investigação amparada no positivismo. Este ensaio está posicionado na tradição de pesquisa da Consumer Culture Theory (CCT) e se inspira na busca por novas alternativas teóricas e metodológicas para a socialização do consumidor na vida adulta. Dessa forma, primeiro apresentamos uma breve revisão da trajetória de pesquisa em socialização do consumidor, refletindo sobre seus contornos ontológicos e desafios. Em seguida, apresentamos a Teoria da Assemblage e a Perspectiva do Curso de Vida. A combinação dessas lentes teóricas permitiu a construção de um esquema conceitual integrador, que busca oferecer maior dinamismo à investigação da socialização do consumidor. Por fim, discutimos as contribuições do esquema conceitual e sugerimos estratégias metodológicas para lidar com os novos desafios da pesquisa na área. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512018000100119 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512018000100119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1679-395157008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR v.16 n.1 2018 reponame:Cadernos EBAPE.BR instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Cadernos EBAPE.BR |
collection |
Cadernos EBAPE.BR |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br |
_version_ |
1754115886222934016 |