Laddering in marketing research
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos EBAPE.BR |
Texto Completo: | https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5063 |
Resumo: | O artigo discute a técnica de pesquisa laddering em marketing, considerando a proposta de renovação de conhecimentos sobre metodologia na área. Para isso investiga diversos estudos, artigos e pesquisas que tratam do assunto em nível nacional e internacional. O conceito de cadeias meios-fins é abordado pela estrutura teórica que fundamenta a técnica, ligando atributos, conseqüências percebidas do consumo e valores pessoais relativos a um produto. O artigo segue com a explicação dos procedimentos de campo, como a entrevista e a análise dos dados. A laddering é um instrumento de pesquisa qualitativa bastante útil e poderoso, mas ainda pouco utilizado tanto por acadêmicos como por profissionais de mercado, no Brasil, provavelmente por desconhecimento e pouca divulgação. Cabe, portanto, uma maior disseminação de seu uso. |
id |
FGV-9_380ff2f28dfb7e0817e127fe481287d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/5063 |
network_acronym_str |
FGV-9 |
network_name_str |
Cadernos EBAPE.BR |
repository_id_str |
|
spelling |
Laddering in marketing researchLaddering em pesquisa de marketingO artigo discute a técnica de pesquisa laddering em marketing, considerando a proposta de renovação de conhecimentos sobre metodologia na área. Para isso investiga diversos estudos, artigos e pesquisas que tratam do assunto em nível nacional e internacional. O conceito de cadeias meios-fins é abordado pela estrutura teórica que fundamenta a técnica, ligando atributos, conseqüências percebidas do consumo e valores pessoais relativos a um produto. O artigo segue com a explicação dos procedimentos de campo, como a entrevista e a análise dos dados. A laddering é um instrumento de pesquisa qualitativa bastante útil e poderoso, mas ainda pouco utilizado tanto por acadêmicos como por profissionais de mercado, no Brasil, provavelmente por desconhecimento e pouca divulgação. Cabe, portanto, uma maior disseminação de seu uso.O artigo discute a técnica de pesquisa laddering em marketing, considerando a proposta de renovação de conhecimentos sobre metodologia na área. Para isso investiga diversos estudos, artigos e pesquisas que tratam do assunto em nível nacional e internacional. O conceito de cadeias meios-fins é abordado pela estrutura teórica que fundamenta a técnica, ligando atributos, conseqüências percebidas do consumo e valores pessoais relativos a um produto. O artigo segue com a explicação dos procedimentos de campo, como a entrevista e a análise dos dados. A laddering é um instrumento de pesquisa qualitativa bastante útil e poderoso, mas ainda pouco utilizado tanto por acadêmicos como por profissionais de mercado, no Brasil, provavelmente por desconhecimento e pouca divulgação. Cabe, portanto, uma maior disseminação de seu uso.Escola Brasileira de AdEscola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE)2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5063Cadernos EBAPE.BR; Vol. 6 No. 1 (2008); 1 a 14Cadernos EBAPE.BR; Vol. 6 Núm. 1 (2008); 1 a 14Cadernos EBAPE.BR; v. 6 n. 1 (2008); 1 a 141679-3951reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5063/3797Veludo-de-Oliveira, Tânia ModestoIkeda, Ana Akemiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-10T17:11:17Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/5063Revistahttps://periodicos.fgv.br/cadernosebapePRIhttps://periodicos.fgv.br/cadernosebape/oaicadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2016-10-10T17:11:17Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Laddering in marketing research Laddering em pesquisa de marketing |
title |
Laddering in marketing research |
spellingShingle |
Laddering in marketing research Veludo-de-Oliveira, Tânia Modesto |
title_short |
Laddering in marketing research |
title_full |
Laddering in marketing research |
title_fullStr |
Laddering in marketing research |
title_full_unstemmed |
Laddering in marketing research |
title_sort |
Laddering in marketing research |
author |
Veludo-de-Oliveira, Tânia Modesto |
author_facet |
Veludo-de-Oliveira, Tânia Modesto Ikeda, Ana Akemi |
author_role |
author |
author2 |
Ikeda, Ana Akemi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veludo-de-Oliveira, Tânia Modesto Ikeda, Ana Akemi |
description |
O artigo discute a técnica de pesquisa laddering em marketing, considerando a proposta de renovação de conhecimentos sobre metodologia na área. Para isso investiga diversos estudos, artigos e pesquisas que tratam do assunto em nível nacional e internacional. O conceito de cadeias meios-fins é abordado pela estrutura teórica que fundamenta a técnica, ligando atributos, conseqüências percebidas do consumo e valores pessoais relativos a um produto. O artigo segue com a explicação dos procedimentos de campo, como a entrevista e a análise dos dados. A laddering é um instrumento de pesquisa qualitativa bastante útil e poderoso, mas ainda pouco utilizado tanto por acadêmicos como por profissionais de mercado, no Brasil, provavelmente por desconhecimento e pouca divulgação. Cabe, portanto, uma maior disseminação de seu uso. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5063 |
url |
https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5063/3797 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Brasileira de AdEscola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Brasileira de AdEscola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR; Vol. 6 No. 1 (2008); 1 a 14 Cadernos EBAPE.BR; Vol. 6 Núm. 1 (2008); 1 a 14 Cadernos EBAPE.BR; v. 6 n. 1 (2008); 1 a 14 1679-3951 reponame:Cadernos EBAPE.BR instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Cadernos EBAPE.BR |
collection |
Cadernos EBAPE.BR |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br |
_version_ |
1819875605446918144 |