Política cultural e desenvolvimento: uma análise do Programa Bairro Escola, do município de Nova Iguaçu - Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Cristiane Simões Netto
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Castro,Diana Costa de, Soares,Vanessa Brulon, Santos,Marcel de Souza Silva e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512011000400006
Resumo: O objetivo do trabalho é identificar de que maneira as práticas atuais do Programa Bairro Escola, da Prefeitura de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro, atendem aos objetivos de desenvolvimento estipulados em sua origem. O programa funciona a partir de parcerias e busca a educação em turno integral, associando oficinas de cultura e esporte com atividades de reforço escolar. Adotou-se como conceito de cultura as manifestações culturais formalmente organizadas e institucionalizadas. No que diz respeito ao conceito de desenvolvimento, tomou-se como base as ideias de Furtado (1984), pensando-se o desenvolvimento como um conceito pautado em fins substantivos, e não apenas em fatores econômicos. A relação entre cultura e desenvolvimento é baseada em Santos (2008) e Furtado (1984), onde a cultura é fonte criativa para um processo endógeno de desenvolvimento. Foram coletados dados primários e secundários. Para sua análise, foram criados indicadores originários das categorias: cultura, desenvolvimento e a relação entre cultura e desenvolvimento. Há indícios de que o programa Bairro Escola não está mais funcionando da forma como foi planejado, principalmente por falta de recursos e de infraestrutura. Pode ser observada ainda uma diferença marcante entre o discurso dos entrevistados que trabalham nas escolas, e o discurso oficial. Indo ao encontro de Furtado (1984), o caso do Programa Bairro Escola ilustra que muitos obstáculos à liberdade criativa ainda precisam ser removidos para que a relação entre cultura e desenvolvimento se dê de forma plena.
id FGV-9_49ebb7d48a27fb67751466fba31920bd
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512011000400006
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling Política cultural e desenvolvimento: uma análise do Programa Bairro Escola, do município de Nova Iguaçu - Rio de JaneiroCulturaDesenvolvimentoPolítica culturalO objetivo do trabalho é identificar de que maneira as práticas atuais do Programa Bairro Escola, da Prefeitura de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro, atendem aos objetivos de desenvolvimento estipulados em sua origem. O programa funciona a partir de parcerias e busca a educação em turno integral, associando oficinas de cultura e esporte com atividades de reforço escolar. Adotou-se como conceito de cultura as manifestações culturais formalmente organizadas e institucionalizadas. No que diz respeito ao conceito de desenvolvimento, tomou-se como base as ideias de Furtado (1984), pensando-se o desenvolvimento como um conceito pautado em fins substantivos, e não apenas em fatores econômicos. A relação entre cultura e desenvolvimento é baseada em Santos (2008) e Furtado (1984), onde a cultura é fonte criativa para um processo endógeno de desenvolvimento. Foram coletados dados primários e secundários. Para sua análise, foram criados indicadores originários das categorias: cultura, desenvolvimento e a relação entre cultura e desenvolvimento. Há indícios de que o programa Bairro Escola não está mais funcionando da forma como foi planejado, principalmente por falta de recursos e de infraestrutura. Pode ser observada ainda uma diferença marcante entre o discurso dos entrevistados que trabalham nas escolas, e o discurso oficial. Indo ao encontro de Furtado (1984), o caso do Programa Bairro Escola ilustra que muitos obstáculos à liberdade criativa ainda precisam ser removidos para que a relação entre cultura e desenvolvimento se dê de forma plena.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512011000400006Cadernos EBAPE.BR v.9 n.4 2011reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1679-39512011000400006info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Cristiane Simões NettoCastro,Diana Costa deSoares,Vanessa BrulonSantos,Marcel de Souza Silva epor2012-01-24T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512011000400006Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2012-01-24T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Política cultural e desenvolvimento: uma análise do Programa Bairro Escola, do município de Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
title Política cultural e desenvolvimento: uma análise do Programa Bairro Escola, do município de Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
spellingShingle Política cultural e desenvolvimento: uma análise do Programa Bairro Escola, do município de Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
Costa,Cristiane Simões Netto
Cultura
Desenvolvimento
Política cultural
title_short Política cultural e desenvolvimento: uma análise do Programa Bairro Escola, do município de Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
title_full Política cultural e desenvolvimento: uma análise do Programa Bairro Escola, do município de Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
title_fullStr Política cultural e desenvolvimento: uma análise do Programa Bairro Escola, do município de Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Política cultural e desenvolvimento: uma análise do Programa Bairro Escola, do município de Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
title_sort Política cultural e desenvolvimento: uma análise do Programa Bairro Escola, do município de Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
author Costa,Cristiane Simões Netto
author_facet Costa,Cristiane Simões Netto
Castro,Diana Costa de
Soares,Vanessa Brulon
Santos,Marcel de Souza Silva e
author_role author
author2 Castro,Diana Costa de
Soares,Vanessa Brulon
Santos,Marcel de Souza Silva e
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Cristiane Simões Netto
Castro,Diana Costa de
Soares,Vanessa Brulon
Santos,Marcel de Souza Silva e
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Desenvolvimento
Política cultural
topic Cultura
Desenvolvimento
Política cultural
description O objetivo do trabalho é identificar de que maneira as práticas atuais do Programa Bairro Escola, da Prefeitura de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro, atendem aos objetivos de desenvolvimento estipulados em sua origem. O programa funciona a partir de parcerias e busca a educação em turno integral, associando oficinas de cultura e esporte com atividades de reforço escolar. Adotou-se como conceito de cultura as manifestações culturais formalmente organizadas e institucionalizadas. No que diz respeito ao conceito de desenvolvimento, tomou-se como base as ideias de Furtado (1984), pensando-se o desenvolvimento como um conceito pautado em fins substantivos, e não apenas em fatores econômicos. A relação entre cultura e desenvolvimento é baseada em Santos (2008) e Furtado (1984), onde a cultura é fonte criativa para um processo endógeno de desenvolvimento. Foram coletados dados primários e secundários. Para sua análise, foram criados indicadores originários das categorias: cultura, desenvolvimento e a relação entre cultura e desenvolvimento. Há indícios de que o programa Bairro Escola não está mais funcionando da forma como foi planejado, principalmente por falta de recursos e de infraestrutura. Pode ser observada ainda uma diferença marcante entre o discurso dos entrevistados que trabalham nas escolas, e o discurso oficial. Indo ao encontro de Furtado (1984), o caso do Programa Bairro Escola ilustra que muitos obstáculos à liberdade criativa ainda precisam ser removidos para que a relação entre cultura e desenvolvimento se dê de forma plena.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512011000400006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512011000400006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1679-39512011000400006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.9 n.4 2011
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115884697255936