A imagem de executivos na mídia: um estudo com jornais de Québec

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Andréa Leite
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Morin,Estelle, Strehlau,Suzane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512009000200005
Resumo: Morin, Giroux e Pauchant (2001) elaboraram uma pesquisa sobre a identificação de práticas de reconhecimento profissional com executivos do Ministério da Saúde e Serviço Social da Província de Québec, no Canadá. No estudo, os executivos revelaram não sentirem reconhecimento pela sua atuação profissional por parte da população, a qual seria influenciada tanto pela mídia eletrônica quanto impressa, fato que os desmotivava, corroborando, assim, processos de esgotamento psíquico e de perda de sentido do trabalho. A partir dessa constatação, realizamos um estudo para identificar a imagem veiculada pelos jornais sobre trabalho dos executivos de alto nível da Rede de Saúde e Serviço Social de Québec (RSSSQ). Analisamos as notícias de 10 jornais quebequenses publicadas no período 1993-2003. O método empregado foi o de natureza qualitativa, utilizando-se duas técnicas de pesquisa: a construção de corpus de textos e a análise de conteúdo. A constatação foi a de que os jornais veicularam uma imagem pública dos executivos associada às idéias de vítima, de recursos e de reivindicação. Ao final, este artigo oferece breves sugestões para que a mídia possa ser uma co-produtora de significados positivos em relação aos executivos da RSSSQ.
id FGV-9_4e1d7a181082dc21e6dd29989730aae3
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512009000200005
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling A imagem de executivos na mídia: um estudo com jornais de Québectrabalhomídiaconstrução de corpusanálise de conteúdoimagemconstrução de sentidoMorin, Giroux e Pauchant (2001) elaboraram uma pesquisa sobre a identificação de práticas de reconhecimento profissional com executivos do Ministério da Saúde e Serviço Social da Província de Québec, no Canadá. No estudo, os executivos revelaram não sentirem reconhecimento pela sua atuação profissional por parte da população, a qual seria influenciada tanto pela mídia eletrônica quanto impressa, fato que os desmotivava, corroborando, assim, processos de esgotamento psíquico e de perda de sentido do trabalho. A partir dessa constatação, realizamos um estudo para identificar a imagem veiculada pelos jornais sobre trabalho dos executivos de alto nível da Rede de Saúde e Serviço Social de Québec (RSSSQ). Analisamos as notícias de 10 jornais quebequenses publicadas no período 1993-2003. O método empregado foi o de natureza qualitativa, utilizando-se duas técnicas de pesquisa: a construção de corpus de textos e a análise de conteúdo. A constatação foi a de que os jornais veicularam uma imagem pública dos executivos associada às idéias de vítima, de recursos e de reivindicação. Ao final, este artigo oferece breves sugestões para que a mídia possa ser uma co-produtora de significados positivos em relação aos executivos da RSSSQ.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512009000200005Cadernos EBAPE.BR v.7 n.2 2009reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1679-39512009000200005info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Andréa LeiteMorin,EstelleStrehlau,Suzanepor2009-10-01T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512009000200005Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2009-10-01T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv A imagem de executivos na mídia: um estudo com jornais de Québec
title A imagem de executivos na mídia: um estudo com jornais de Québec
spellingShingle A imagem de executivos na mídia: um estudo com jornais de Québec
Rodrigues,Andréa Leite
trabalho
mídia
construção de corpus
análise de conteúdo
imagem
construção de sentido
title_short A imagem de executivos na mídia: um estudo com jornais de Québec
title_full A imagem de executivos na mídia: um estudo com jornais de Québec
title_fullStr A imagem de executivos na mídia: um estudo com jornais de Québec
title_full_unstemmed A imagem de executivos na mídia: um estudo com jornais de Québec
title_sort A imagem de executivos na mídia: um estudo com jornais de Québec
author Rodrigues,Andréa Leite
author_facet Rodrigues,Andréa Leite
Morin,Estelle
Strehlau,Suzane
author_role author
author2 Morin,Estelle
Strehlau,Suzane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,Andréa Leite
Morin,Estelle
Strehlau,Suzane
dc.subject.por.fl_str_mv trabalho
mídia
construção de corpus
análise de conteúdo
imagem
construção de sentido
topic trabalho
mídia
construção de corpus
análise de conteúdo
imagem
construção de sentido
description Morin, Giroux e Pauchant (2001) elaboraram uma pesquisa sobre a identificação de práticas de reconhecimento profissional com executivos do Ministério da Saúde e Serviço Social da Província de Québec, no Canadá. No estudo, os executivos revelaram não sentirem reconhecimento pela sua atuação profissional por parte da população, a qual seria influenciada tanto pela mídia eletrônica quanto impressa, fato que os desmotivava, corroborando, assim, processos de esgotamento psíquico e de perda de sentido do trabalho. A partir dessa constatação, realizamos um estudo para identificar a imagem veiculada pelos jornais sobre trabalho dos executivos de alto nível da Rede de Saúde e Serviço Social de Québec (RSSSQ). Analisamos as notícias de 10 jornais quebequenses publicadas no período 1993-2003. O método empregado foi o de natureza qualitativa, utilizando-se duas técnicas de pesquisa: a construção de corpus de textos e a análise de conteúdo. A constatação foi a de que os jornais veicularam uma imagem pública dos executivos associada às idéias de vítima, de recursos e de reivindicação. Ao final, este artigo oferece breves sugestões para que a mídia possa ser uma co-produtora de significados positivos em relação aos executivos da RSSSQ.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512009000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512009000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1679-39512009000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.7 n.2 2009
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115884266291200