O enfoque cognitivo e o uso das tecnologias de informação em situação de limitação sensorial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos EBAPE.BR |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512004000200006 |
Resumo: | No campo educacional, as perspectivas para o uso dos computadores apontam para demandas diferenciadas, incluindo alfabetização e educação continuada, atendimento a populações especiais e geograficamente dispersas, mobilizando e envolvendo um grande leque de especialidades. Novas formas de linguagem e comportamento no uso de sistemas de informação já são sentidas, ainda que pouco estudadas. O Ministério da Educação tem legislação específica que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e que também consolida as normas de proteção ao deficiente. Surge, então, a necessidade de aprofundar estudos sobre o enfoque cognitivo e o uso das tecnologias de informação em situação de limitação sensorial. Nesse sentido, o foco deste artigo é a surdez e as limitações que esta provoca no uso das tecnologias de informação, especificamente em sites na Web. |
id |
FGV-9_4e64895734c79f3607e53f9ba7cd447b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1679-39512004000200006 |
network_acronym_str |
FGV-9 |
network_name_str |
Cadernos EBAPE.BR |
repository_id_str |
|
spelling |
O enfoque cognitivo e o uso das tecnologias de informação em situação de limitação sensorialportal Webintegração do deficiente surdoaspectos ergonômicos cognitivosNo campo educacional, as perspectivas para o uso dos computadores apontam para demandas diferenciadas, incluindo alfabetização e educação continuada, atendimento a populações especiais e geograficamente dispersas, mobilizando e envolvendo um grande leque de especialidades. Novas formas de linguagem e comportamento no uso de sistemas de informação já são sentidas, ainda que pouco estudadas. O Ministério da Educação tem legislação específica que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e que também consolida as normas de proteção ao deficiente. Surge, então, a necessidade de aprofundar estudos sobre o enfoque cognitivo e o uso das tecnologias de informação em situação de limitação sensorial. Nesse sentido, o foco deste artigo é a surdez e as limitações que esta provoca no uso das tecnologias de informação, especificamente em sites na Web.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2004-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512004000200006Cadernos EBAPE.BR v.2 n.2 2004reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1679-39512004000200006info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Eleonora Milano FalcãoPacheco,Roberto Carlos dos Santospor2018-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512004000200006Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2018-09-13T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O enfoque cognitivo e o uso das tecnologias de informação em situação de limitação sensorial |
title |
O enfoque cognitivo e o uso das tecnologias de informação em situação de limitação sensorial |
spellingShingle |
O enfoque cognitivo e o uso das tecnologias de informação em situação de limitação sensorial Vieira,Eleonora Milano Falcão portal Web integração do deficiente surdo aspectos ergonômicos cognitivos |
title_short |
O enfoque cognitivo e o uso das tecnologias de informação em situação de limitação sensorial |
title_full |
O enfoque cognitivo e o uso das tecnologias de informação em situação de limitação sensorial |
title_fullStr |
O enfoque cognitivo e o uso das tecnologias de informação em situação de limitação sensorial |
title_full_unstemmed |
O enfoque cognitivo e o uso das tecnologias de informação em situação de limitação sensorial |
title_sort |
O enfoque cognitivo e o uso das tecnologias de informação em situação de limitação sensorial |
author |
Vieira,Eleonora Milano Falcão |
author_facet |
Vieira,Eleonora Milano Falcão Pacheco,Roberto Carlos dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Pacheco,Roberto Carlos dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira,Eleonora Milano Falcão Pacheco,Roberto Carlos dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
portal Web integração do deficiente surdo aspectos ergonômicos cognitivos |
topic |
portal Web integração do deficiente surdo aspectos ergonômicos cognitivos |
description |
No campo educacional, as perspectivas para o uso dos computadores apontam para demandas diferenciadas, incluindo alfabetização e educação continuada, atendimento a populações especiais e geograficamente dispersas, mobilizando e envolvendo um grande leque de especialidades. Novas formas de linguagem e comportamento no uso de sistemas de informação já são sentidas, ainda que pouco estudadas. O Ministério da Educação tem legislação específica que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e que também consolida as normas de proteção ao deficiente. Surge, então, a necessidade de aprofundar estudos sobre o enfoque cognitivo e o uso das tecnologias de informação em situação de limitação sensorial. Nesse sentido, o foco deste artigo é a surdez e as limitações que esta provoca no uso das tecnologias de informação, especificamente em sites na Web. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512004000200006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512004000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1679-39512004000200006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR v.2 n.2 2004 reponame:Cadernos EBAPE.BR instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Cadernos EBAPE.BR |
collection |
Cadernos EBAPE.BR |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br |
_version_ |
1754115883435819008 |