Competência intercultural grupal: uma proposição de conceito
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos EBAPE.BR |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512018000100135 |
Resumo: | Resumo O conceito de competência intercultural (CI) foi introduzido pelos pesquisadores para entender porque e como algumas pessoas, alguns grupos e algumas organizações prosperam em situações interculturais (LEUNG, ANG e TAN, 2014). A literatura sobre CI é ampla e permeada de muitos conceitos, porém, o foco predominante desses conceitos é cognitivo e comportamental, há escassez de estudos em nível grupal. Somado a essa constatação, existe um paradigma emergente mudando a ênfase da CI, inclusive a capacidade de trabalhar com sucesso em uma equipe diversificada e o desenvolvimento de relacionamento subsequente, caracterizando uma abordagem relacional. Com o objetivo de propor um conceito para a competência intercultural grupal (CIG), inexistente na literatura sobre o tema, surgiu a necessidade de um aprofundamento na literatura de CI individual e de uma investigação de como seria possível trabalhar o conceito em nível grupal. Para isso, mostrou-se necessária uma categorização do campo, classificação de conceitos e análise de elementos e dimensões da CI, com base na literatura de competência de forma geral. Isso possibilitou a elaboração de um conceito para a CIG, abrindo uma perspectiva de construção social da realidade (BERGER e LUCKMANN, 2003), onde a CI grupal pode ser mais bem compreendida a partir de uma perspectiva integradora que abarque as interações sociais. As dimensões que permaneceram no conceito de CI grupal foram: interação, eficácia, diferenças culturais, comunicação, aprendizagem e cultura negociada. |
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Competência intercultural grupal: uma proposição de conceitoAdministração interculturalEquipes multiculturaisCompetência interculturalCompetência intercultural grupalCompetência cross-culturalResumo O conceito de competência intercultural (CI) foi introduzido pelos pesquisadores para entender porque e como algumas pessoas, alguns grupos e algumas organizações prosperam em situações interculturais (LEUNG, ANG e TAN, 2014). A literatura sobre CI é ampla e permeada de muitos conceitos, porém, o foco predominante desses conceitos é cognitivo e comportamental, há escassez de estudos em nível grupal. Somado a essa constatação, existe um paradigma emergente mudando a ênfase da CI, inclusive a capacidade de trabalhar com sucesso em uma equipe diversificada e o desenvolvimento de relacionamento subsequente, caracterizando uma abordagem relacional. Com o objetivo de propor um conceito para a competência intercultural grupal (CIG), inexistente na literatura sobre o tema, surgiu a necessidade de um aprofundamento na literatura de CI individual e de uma investigação de como seria possível trabalhar o conceito em nível grupal. Para isso, mostrou-se necessária uma categorização do campo, classificação de conceitos e análise de elementos e dimensões da CI, com base na literatura de competência de forma geral. Isso possibilitou a elaboração de um conceito para a CIG, abrindo uma perspectiva de construção social da realidade (BERGER e LUCKMANN, 2003), onde a CI grupal pode ser mais bem compreendida a partir de uma perspectiva integradora que abarque as interações sociais. As dimensões que permaneceram no conceito de CI grupal foram: interação, eficácia, diferenças culturais, comunicação, aprendizagem e cultura negociada.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512018000100135Cadernos EBAPE.BR v.16 n.1 2018reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/1679-395159430info:eu-repo/semantics/openAccessSchmidmeier,JaneteTakahashi,Adriana Roseli Wünschpor2018-05-03T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512018000100135Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2018-05-03T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
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