O "Grande Irmão" e a empresa: indústria cultural, reality shows e espetáculos organizacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castelo,Marcos Goulart
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Carvalho,José Luis Felício dos Santos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512005000100007
Resumo: A motivação para este ensaio relaciona-se à busca de uma via mais direta de comunicação entre pesquisadores descontentes e participantes organizacionais pouco identificados com leituras críticas e mais interessados em render homenagem a certos produtos da indústria cultural. O objetivo do texto é revelar pontos de tangência entre programas de reality show e organizações produtivas, movimento para o qual se convida outros acadêmicos igualmente inconformados com a recorrente dificuldade de estabelecer um diálogo crítico entre teóricos e praticantes. Inicialmente, o texto discute cultura de massa, reality shows e empresas como produtos e produtores de uma representação social focada no espetáculo e na hiper-realidade, para depois ilustrar sua argumentação por meio do desenvolvimento de três facetas do problema: seleção de participantes, jogos de poder e manipulação de comportamentos. Nesse contexto, a posição de acadêmicos como meros espectadores não parece condizente com os desafios enfrentados pelos jogadores/participantes/atores dos programas e das organizações.
id FGV-9_7a2e97c03a2afb54cabefd0a27cd177d
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512005000100007
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling O "Grande Irmão" e a empresa: indústria cultural, reality shows e espetáculos organizacionais'reality show'indústria culturalhiperrealidadesociedade do espetáculoteoria críticaA motivação para este ensaio relaciona-se à busca de uma via mais direta de comunicação entre pesquisadores descontentes e participantes organizacionais pouco identificados com leituras críticas e mais interessados em render homenagem a certos produtos da indústria cultural. O objetivo do texto é revelar pontos de tangência entre programas de reality show e organizações produtivas, movimento para o qual se convida outros acadêmicos igualmente inconformados com a recorrente dificuldade de estabelecer um diálogo crítico entre teóricos e praticantes. Inicialmente, o texto discute cultura de massa, reality shows e empresas como produtos e produtores de uma representação social focada no espetáculo e na hiper-realidade, para depois ilustrar sua argumentação por meio do desenvolvimento de três facetas do problema: seleção de participantes, jogos de poder e manipulação de comportamentos. Nesse contexto, a posição de acadêmicos como meros espectadores não parece condizente com os desafios enfrentados pelos jogadores/participantes/atores dos programas e das organizações.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2005-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512005000100007Cadernos EBAPE.BR v.3 n.1 2005reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1679-39512005000100007info:eu-repo/semantics/openAccessCastelo,Marcos GoulartCarvalho,José Luis Felício dos Santos depor2018-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512005000100007Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2018-09-13T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv O "Grande Irmão" e a empresa: indústria cultural, reality shows e espetáculos organizacionais
title O "Grande Irmão" e a empresa: indústria cultural, reality shows e espetáculos organizacionais
spellingShingle O "Grande Irmão" e a empresa: indústria cultural, reality shows e espetáculos organizacionais
Castelo,Marcos Goulart
'reality show'
indústria cultural
hiperrealidade
sociedade do espetáculo
teoria crítica
title_short O "Grande Irmão" e a empresa: indústria cultural, reality shows e espetáculos organizacionais
title_full O "Grande Irmão" e a empresa: indústria cultural, reality shows e espetáculos organizacionais
title_fullStr O "Grande Irmão" e a empresa: indústria cultural, reality shows e espetáculos organizacionais
title_full_unstemmed O "Grande Irmão" e a empresa: indústria cultural, reality shows e espetáculos organizacionais
title_sort O "Grande Irmão" e a empresa: indústria cultural, reality shows e espetáculos organizacionais
author Castelo,Marcos Goulart
author_facet Castelo,Marcos Goulart
Carvalho,José Luis Felício dos Santos de
author_role author
author2 Carvalho,José Luis Felício dos Santos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castelo,Marcos Goulart
Carvalho,José Luis Felício dos Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv 'reality show'
indústria cultural
hiperrealidade
sociedade do espetáculo
teoria crítica
topic 'reality show'
indústria cultural
hiperrealidade
sociedade do espetáculo
teoria crítica
description A motivação para este ensaio relaciona-se à busca de uma via mais direta de comunicação entre pesquisadores descontentes e participantes organizacionais pouco identificados com leituras críticas e mais interessados em render homenagem a certos produtos da indústria cultural. O objetivo do texto é revelar pontos de tangência entre programas de reality show e organizações produtivas, movimento para o qual se convida outros acadêmicos igualmente inconformados com a recorrente dificuldade de estabelecer um diálogo crítico entre teóricos e praticantes. Inicialmente, o texto discute cultura de massa, reality shows e empresas como produtos e produtores de uma representação social focada no espetáculo e na hiper-realidade, para depois ilustrar sua argumentação por meio do desenvolvimento de três facetas do problema: seleção de participantes, jogos de poder e manipulação de comportamentos. Nesse contexto, a posição de acadêmicos como meros espectadores não parece condizente com os desafios enfrentados pelos jogadores/participantes/atores dos programas e das organizações.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512005000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512005000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1679-39512005000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.3 n.1 2005
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115883462033408