Quem são e o que fazem as empresas brasileiras? Análise das declarações de missão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SATHLER,ANDRÉ REHBEIN
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: MIRANDA,ROBERTO CAMPOS da ROCHA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512020000200284
Resumo: Resumo O objetivo deste artigo é traçar um perfil identitário das maiores empresas brasileiras, a partir da análise de suas declarações de missão (DM). A estratégia de pesquisa foi qualitativa, com uso de técnicas de análise de discurso. O referencial teórico central provém do campo de gestão estratégica. Os resultados indicam que a maioria das empresas ostenta uma DM em seus sites na internet. Estas refletem uma adequação em termos dos componentes previstos para uma boa DM - 71,7% apresentam os elementos “metas”, “políticas/valores” e “escopos competitivos”, previstos na literatura. Predomina o foco externo (clientes). Os resultados demonstram que a técnica de elaboração e uso de DM são bem difundidas e aceitas no Brasil, havendo espaço, contudo, para aperfeiçoamentos em termos do conteúdo delas. O artigo identifica lacunas que sugerem futuros estudos, como a análise comparada de desempenho entre empresas com diferentes perfis identitários, explicitados em suas DM.
id FGV-9_9c28b2fd07eac8df714d98daa8b1b097
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512020000200284
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling Quem são e o que fazem as empresas brasileiras? Análise das declarações de missãoGestão estratégicaDeclaração de missãoFoco no clienteAnálise de discursoResumo O objetivo deste artigo é traçar um perfil identitário das maiores empresas brasileiras, a partir da análise de suas declarações de missão (DM). A estratégia de pesquisa foi qualitativa, com uso de técnicas de análise de discurso. O referencial teórico central provém do campo de gestão estratégica. Os resultados indicam que a maioria das empresas ostenta uma DM em seus sites na internet. Estas refletem uma adequação em termos dos componentes previstos para uma boa DM - 71,7% apresentam os elementos “metas”, “políticas/valores” e “escopos competitivos”, previstos na literatura. Predomina o foco externo (clientes). Os resultados demonstram que a técnica de elaboração e uso de DM são bem difundidas e aceitas no Brasil, havendo espaço, contudo, para aperfeiçoamentos em termos do conteúdo delas. O artigo identifica lacunas que sugerem futuros estudos, como a análise comparada de desempenho entre empresas com diferentes perfis identitários, explicitados em suas DM.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2020-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512020000200284Cadernos EBAPE.BR v.18 n.2 2020reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/1679-395177577info:eu-repo/semantics/openAccessSATHLER,ANDRÉ REHBEINMIRANDA,ROBERTO CAMPOS da ROCHApor2020-07-08T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512020000200284Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2020-07-08T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem são e o que fazem as empresas brasileiras? Análise das declarações de missão
title Quem são e o que fazem as empresas brasileiras? Análise das declarações de missão
spellingShingle Quem são e o que fazem as empresas brasileiras? Análise das declarações de missão
SATHLER,ANDRÉ REHBEIN
Gestão estratégica
Declaração de missão
Foco no cliente
Análise de discurso
title_short Quem são e o que fazem as empresas brasileiras? Análise das declarações de missão
title_full Quem são e o que fazem as empresas brasileiras? Análise das declarações de missão
title_fullStr Quem são e o que fazem as empresas brasileiras? Análise das declarações de missão
title_full_unstemmed Quem são e o que fazem as empresas brasileiras? Análise das declarações de missão
title_sort Quem são e o que fazem as empresas brasileiras? Análise das declarações de missão
author SATHLER,ANDRÉ REHBEIN
author_facet SATHLER,ANDRÉ REHBEIN
MIRANDA,ROBERTO CAMPOS da ROCHA
author_role author
author2 MIRANDA,ROBERTO CAMPOS da ROCHA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SATHLER,ANDRÉ REHBEIN
MIRANDA,ROBERTO CAMPOS da ROCHA
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão estratégica
Declaração de missão
Foco no cliente
Análise de discurso
topic Gestão estratégica
Declaração de missão
Foco no cliente
Análise de discurso
description Resumo O objetivo deste artigo é traçar um perfil identitário das maiores empresas brasileiras, a partir da análise de suas declarações de missão (DM). A estratégia de pesquisa foi qualitativa, com uso de técnicas de análise de discurso. O referencial teórico central provém do campo de gestão estratégica. Os resultados indicam que a maioria das empresas ostenta uma DM em seus sites na internet. Estas refletem uma adequação em termos dos componentes previstos para uma boa DM - 71,7% apresentam os elementos “metas”, “políticas/valores” e “escopos competitivos”, previstos na literatura. Predomina o foco externo (clientes). Os resultados demonstram que a técnica de elaboração e uso de DM são bem difundidas e aceitas no Brasil, havendo espaço, contudo, para aperfeiçoamentos em termos do conteúdo delas. O artigo identifica lacunas que sugerem futuros estudos, como a análise comparada de desempenho entre empresas com diferentes perfis identitários, explicitados em suas DM.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512020000200284
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512020000200284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1679-395177577
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.18 n.2 2020
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115886711570432