Educação, empregabilidade e mobilidade social: convergências e divergências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos,Ana Heloisa da Costa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Dubeux,Veranise Jacubowski Correia, Pinto,Mario Couto Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512009000200012
Resumo: A qualificação profissional tem sido alardeada como um diferencial para a inserção no mercado de trabalho dos egressos de cursos de graduação. Com base em premissas típicas da teoria do capital humano, considera-se o investimento em educação estratégico para impulsionar a ascensão social dos indivíduos e potencializar o crescimento econômico da sociedade. Todavia, a análise do estudo de Bourdieu (1988) acerca da mobilidade social da sociedade francesa na década de 1970 leva ao questionamento dessa suposta relação causal entre formação e empregabilidade, na medida em que revela outros vetores que influenciam a ascensão social dos indivíduos. Segundo o autor, as classes econômica e culturalmente mais favorecidas oferecem mais acessos a posições de maior potencial no mercado de trabalho a seus descendentes do que as da base do estrato social. Esta investigação teve como objetivo testar a validade das proposições de Bourdieu, a partir de uma pesquisa feita com 98 formandos e egressos de um curso de administração de empresas de uma renomada IES do Rio de Janeiro. Como conclusão, foi possível identificar relações entre as origens desses egressos e sua inserção no mercado de trabalho, ligando a bagagem cultural e econômica de sua família, às empresas e aos postos aos quais ascenderam.
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