The good, the bad and the ugly: estudo sobre pequenas e médias empresas familiares brasileiras a partir da teoria da ação de Pierre Bourdieu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos EBAPE.BR |
Texto Completo: | https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5060 |
Resumo: | According to Bourdieu (1994), there are social fields where the economic logic works upside down. Therefore, the expression "family business" is paradoxical because inside it resides two distinct and, sometimes, antagonistic logics: the business logic, which goal is the profit, and the family logic, which aims at the common welfare. That is why one must consider the symbolical exchanges influences on the social relations more than in any other kind of company. Based on these concepts, this research presents an overview of the small and medium Brazilian family business universe. |
id |
FGV-9_aef86496fad4985051c6337209ec4c76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/5060 |
network_acronym_str |
FGV-9 |
network_name_str |
Cadernos EBAPE.BR |
repository_id_str |
|
spelling |
The good, the bad and the ugly: estudo sobre pequenas e médias empresas familiares brasileiras a partir da teoria da ação de Pierre BourdieuAccording to Bourdieu (1994), there are social fields where the economic logic works upside down. Therefore, the expression "family business" is paradoxical because inside it resides two distinct and, sometimes, antagonistic logics: the business logic, which goal is the profit, and the family logic, which aims at the common welfare. That is why one must consider the symbolical exchanges influences on the social relations more than in any other kind of company. Based on these concepts, this research presents an overview of the small and medium Brazilian family business universe.De acordo com Bourdieu (1994), existem campos sociais, entre os quais a família, onde a lógica econômica funciona às avessas. Assim, a própria expressão "empresa familiar" seria, por si só, um paradoxo, pois nela convivem duas lógicas distintas e, às vezes, antagônicas: a lógica da empresa, que objetiva o lucro, e a lógica da família, que visa ao bem comum. Por isso, mais do que em qualquer outro tipo de empresa, é preciso considerar o papel desempenhado pelas trocas simbólicas nas relações sociais. Baseando-se nesses conceitos, esta pesquisa apresenta um panorama do universo das pequenas e médias empresas familiares brasileiras.Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5060Cadernos EBAPE.BR; Vol. 6 No. 1 (2008); 1 a 17Cadernos EBAPE.BR; Vol. 6 Núm. 1 (2008); 1 a 17Cadernos EBAPE.BR; v. 6 n. 1 (2008); 1 a 171679-3951reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5060/3794Queiroz, Vanessa de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-10T17:11:17Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/5060Revistahttps://periodicos.fgv.br/cadernosebapehttps://periodicos.fgv.br/cadernosebape/oaicadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2024-05-13T09:59:26.176964Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
The good, the bad and the ugly: estudo sobre pequenas e médias empresas familiares brasileiras a partir da teoria da ação de Pierre Bourdieu |
title |
The good, the bad and the ugly: estudo sobre pequenas e médias empresas familiares brasileiras a partir da teoria da ação de Pierre Bourdieu |
spellingShingle |
The good, the bad and the ugly: estudo sobre pequenas e médias empresas familiares brasileiras a partir da teoria da ação de Pierre Bourdieu Queiroz, Vanessa de Sá |
title_short |
The good, the bad and the ugly: estudo sobre pequenas e médias empresas familiares brasileiras a partir da teoria da ação de Pierre Bourdieu |
title_full |
The good, the bad and the ugly: estudo sobre pequenas e médias empresas familiares brasileiras a partir da teoria da ação de Pierre Bourdieu |
title_fullStr |
The good, the bad and the ugly: estudo sobre pequenas e médias empresas familiares brasileiras a partir da teoria da ação de Pierre Bourdieu |
title_full_unstemmed |
The good, the bad and the ugly: estudo sobre pequenas e médias empresas familiares brasileiras a partir da teoria da ação de Pierre Bourdieu |
title_sort |
The good, the bad and the ugly: estudo sobre pequenas e médias empresas familiares brasileiras a partir da teoria da ação de Pierre Bourdieu |
author |
Queiroz, Vanessa de Sá |
author_facet |
Queiroz, Vanessa de Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Vanessa de Sá |
description |
According to Bourdieu (1994), there are social fields where the economic logic works upside down. Therefore, the expression "family business" is paradoxical because inside it resides two distinct and, sometimes, antagonistic logics: the business logic, which goal is the profit, and the family logic, which aims at the common welfare. That is why one must consider the symbolical exchanges influences on the social relations more than in any other kind of company. Based on these concepts, this research presents an overview of the small and medium Brazilian family business universe. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5060 |
url |
https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5060/3794 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR; Vol. 6 No. 1 (2008); 1 a 17 Cadernos EBAPE.BR; Vol. 6 Núm. 1 (2008); 1 a 17 Cadernos EBAPE.BR; v. 6 n. 1 (2008); 1 a 17 1679-3951 reponame:Cadernos EBAPE.BR instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Cadernos EBAPE.BR |
collection |
Cadernos EBAPE.BR |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br |
_version_ |
1798943206855933952 |