The good, the bad and the ugly: estudo sobre pequenas e médias empresas familiares brasileiras a partir da teoria da ação de Pierre Bourdieu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Vanessa de Sá
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5060
Resumo: According to Bourdieu (1994), there are social fields where the economic logic works upside down. Therefore, the expression "family business" is paradoxical because inside it resides two distinct and, sometimes, antagonistic logics: the business logic, which goal is the profit, and the family logic, which aims at the common welfare. That is why one must consider the symbolical exchanges influences on the social relations more than in any other kind of company. Based on these concepts, this research presents an overview of the small and medium Brazilian family business universe.
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spelling The good, the bad and the ugly: estudo sobre pequenas e médias empresas familiares brasileiras a partir da teoria da ação de Pierre BourdieuAccording to Bourdieu (1994), there are social fields where the economic logic works upside down. Therefore, the expression "family business" is paradoxical because inside it resides two distinct and, sometimes, antagonistic logics: the business logic, which goal is the profit, and the family logic, which aims at the common welfare. That is why one must consider the symbolical exchanges influences on the social relations more than in any other kind of company. Based on these concepts, this research presents an overview of the small and medium Brazilian family business universe.De acordo com Bourdieu (1994), existem campos sociais, entre os quais a família, onde a lógica econômica funciona às avessas. Assim, a própria expressão "empresa familiar" seria, por si só, um paradoxo, pois nela convivem duas lógicas distintas e, às vezes, antagônicas: a lógica da empresa, que objetiva o lucro, e a lógica da família, que visa ao bem comum. Por isso, mais do que em qualquer outro tipo de empresa, é preciso considerar o papel desempenhado pelas trocas simbólicas nas relações sociais. Baseando-se nesses conceitos, esta pesquisa apresenta um panorama do universo das pequenas e médias empresas familiares brasileiras.Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5060Cadernos EBAPE.BR; Vol. 6 No. 1 (2008); 1 a 17Cadernos EBAPE.BR; Vol. 6 Núm. 1 (2008); 1 a 17Cadernos EBAPE.BR; v. 6 n. 1 (2008); 1 a 171679-3951reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5060/3794Queiroz, Vanessa de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-10T17:11:17Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/5060Revistahttps://periodicos.fgv.br/cadernosebapehttps://periodicos.fgv.br/cadernosebape/oaicadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2024-05-13T09:59:26.176964Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)true
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