Administração e indígenas no Brasil: conhecimento e interesse na pesquisa stricto sensu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha,Eduardo Vivian da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sousa,Washington Jose de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512022000100020
Resumo: Resumo Apesar de relevante nos contextos histórico e atual, temas indígenas detêm limitada atenção no domínio da ciência administrativa no Brasil, fato que motivou a análise aqui sintetizada. A abordagem é de natureza epistemológica, sob a forma de sistematização de esforços intelectuais e produção do conhecimento na pesquisa acadêmica. Desse modo, o artigo objetiva delimitar categorias analíticas da pesquisa em temáticas indígenas, tomando como base interesse e conhecimento derivados da produção em nível de pós-graduação stricto sensu no Brasil, no domínio da ciência administrativa. Trata-se de revisão bibliográfica integrativa, ancorada em análise léxica com auxílio do software Iramuteq. O processamento das informações gerou quatro classes: “universidade e acesso de minorias ao ensino superior”, “terra e conflitos”, “organizações, gestão e sustentabilidade” e “organização sociopolítica indígena, Estado e políticas públicas”. As classes reúnem bases teóricas e empíricas, procedimentos de pesquisa, lócus e foco, com perfis não gerencialistas e abordagens sociológicas híbridas que se harmonizaram em interesses prático, técnico e emancipatórios à luz de Conhecimento e interesse, de Habermas, e de Círculo das matrizes epistêmicas, de Paes de Paula. Elas revelam diversidade nas escolhas epistemológicas da pesquisa em administração, em temas indígenas, com vieses hermenêutico, empírico-analítico e crítico.
id FGV-9_b88948a432c4644f4d8ab7cef3f62abd
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512022000100020
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling Administração e indígenas no Brasil: conhecimento e interesse na pesquisa stricto sensuIndígenasCiência administrativaEstudos organizacionaisConhecimento e interessePesquisa na pós-graduação stricto sensuResumo Apesar de relevante nos contextos histórico e atual, temas indígenas detêm limitada atenção no domínio da ciência administrativa no Brasil, fato que motivou a análise aqui sintetizada. A abordagem é de natureza epistemológica, sob a forma de sistematização de esforços intelectuais e produção do conhecimento na pesquisa acadêmica. Desse modo, o artigo objetiva delimitar categorias analíticas da pesquisa em temáticas indígenas, tomando como base interesse e conhecimento derivados da produção em nível de pós-graduação stricto sensu no Brasil, no domínio da ciência administrativa. Trata-se de revisão bibliográfica integrativa, ancorada em análise léxica com auxílio do software Iramuteq. O processamento das informações gerou quatro classes: “universidade e acesso de minorias ao ensino superior”, “terra e conflitos”, “organizações, gestão e sustentabilidade” e “organização sociopolítica indígena, Estado e políticas públicas”. As classes reúnem bases teóricas e empíricas, procedimentos de pesquisa, lócus e foco, com perfis não gerencialistas e abordagens sociológicas híbridas que se harmonizaram em interesses prático, técnico e emancipatórios à luz de Conhecimento e interesse, de Habermas, e de Círculo das matrizes epistêmicas, de Paes de Paula. Elas revelam diversidade nas escolhas epistemológicas da pesquisa em administração, em temas indígenas, com vieses hermenêutico, empírico-analítico e crítico.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512022000100020Cadernos EBAPE.BR v.20 n.1 2022reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/1679-395120200189info:eu-repo/semantics/openAccessCunha,Eduardo Vivian daSousa,Washington Jose depor2022-03-08T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512022000100020Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2022-03-08T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Administração e indígenas no Brasil: conhecimento e interesse na pesquisa stricto sensu
title Administração e indígenas no Brasil: conhecimento e interesse na pesquisa stricto sensu
spellingShingle Administração e indígenas no Brasil: conhecimento e interesse na pesquisa stricto sensu
Cunha,Eduardo Vivian da
Indígenas
Ciência administrativa
Estudos organizacionais
Conhecimento e interesse
Pesquisa na pós-graduação stricto sensu
title_short Administração e indígenas no Brasil: conhecimento e interesse na pesquisa stricto sensu
title_full Administração e indígenas no Brasil: conhecimento e interesse na pesquisa stricto sensu
title_fullStr Administração e indígenas no Brasil: conhecimento e interesse na pesquisa stricto sensu
title_full_unstemmed Administração e indígenas no Brasil: conhecimento e interesse na pesquisa stricto sensu
title_sort Administração e indígenas no Brasil: conhecimento e interesse na pesquisa stricto sensu
author Cunha,Eduardo Vivian da
author_facet Cunha,Eduardo Vivian da
Sousa,Washington Jose de
author_role author
author2 Sousa,Washington Jose de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha,Eduardo Vivian da
Sousa,Washington Jose de
dc.subject.por.fl_str_mv Indígenas
Ciência administrativa
Estudos organizacionais
Conhecimento e interesse
Pesquisa na pós-graduação stricto sensu
topic Indígenas
Ciência administrativa
Estudos organizacionais
Conhecimento e interesse
Pesquisa na pós-graduação stricto sensu
description Resumo Apesar de relevante nos contextos histórico e atual, temas indígenas detêm limitada atenção no domínio da ciência administrativa no Brasil, fato que motivou a análise aqui sintetizada. A abordagem é de natureza epistemológica, sob a forma de sistematização de esforços intelectuais e produção do conhecimento na pesquisa acadêmica. Desse modo, o artigo objetiva delimitar categorias analíticas da pesquisa em temáticas indígenas, tomando como base interesse e conhecimento derivados da produção em nível de pós-graduação stricto sensu no Brasil, no domínio da ciência administrativa. Trata-se de revisão bibliográfica integrativa, ancorada em análise léxica com auxílio do software Iramuteq. O processamento das informações gerou quatro classes: “universidade e acesso de minorias ao ensino superior”, “terra e conflitos”, “organizações, gestão e sustentabilidade” e “organização sociopolítica indígena, Estado e políticas públicas”. As classes reúnem bases teóricas e empíricas, procedimentos de pesquisa, lócus e foco, com perfis não gerencialistas e abordagens sociológicas híbridas que se harmonizaram em interesses prático, técnico e emancipatórios à luz de Conhecimento e interesse, de Habermas, e de Círculo das matrizes epistêmicas, de Paes de Paula. Elas revelam diversidade nas escolhas epistemológicas da pesquisa em administração, em temas indígenas, com vieses hermenêutico, empírico-analítico e crítico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512022000100020
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512022000100020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1679-395120200189
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.20 n.1 2022
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115887163506688