Movimento cultural nos estudos organizacionais: uma abordagem interdisciplinar focada no consumo e na globalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria,Alexandre
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Guedes,Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512005000100003
Resumo: Este artigo revê e analisa o movimento 'cultural' em estudos organizacionais (EO) iniciado nos anos de 1990 no Brasil sob uma abordagem focada em consumo e globalização. Por meio dessa abordagem interdisciplinar os autores mostram que (a) as áreas de organizações, estratégia e marketing têm uma raiz histórica comum - a legitimação das grandes empresas - que ficou mais problemática no contexto da globalização. Por isso é argumentado que pesquisadores de EO no Brasil deveriam reconhecer, ao invés de desprezar, a dimensão do consumo. Os autores argumentam que tanto o desprezo da área de EO pelo âmbito do consumo quanto o movimento cultural parecem ser explicados pela expansão da academia na área de administração no contexto da globalização e pelo interesse das grandes corporações de camuflar a crescente assimetria entre os âmbitos da produção e do consumo. No final os autores destacam algumas implicações dessa abordagem para a promoção de interdisciplinaridade e para a relevância local do conhecimento.
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