Escolhas linguísticas, custos políticos e gerenciamento da imagem corporativa: o caso da Aracruz Celulose S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagliarussi,Marcelo Sanches
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ribeiro,Jusmeire Fieni, Silva,Alfredo Rodrigues Leite da, Silva Júnior,Annor da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512011000400012
Resumo: Discussão sobre o processo de construção de sentido nos relatórios anuais corporativos com base na relação entre as escolhas linguísticas realizadas e os custos políticos a que uma empresa está submetida. As proposições teóricas desenvolvidas mediante a adoção da perspectiva teórico-metodológica da gramática funcional foram confrontadas com dados empíricos. Foram analisados as Mensagens da Administração e os Sumários Executivos contidos nas seções narrativas dos relatórios anuais, de 1998 a 2007, da Aracruz Celulose. O foco da análise foi a interpretação das funções sintático-semânticas como meio para a construção de sentido desses documentos. A escolha da empresa foi motivada pelo seu histórico de lucros elevados e adoção de políticas voluntárias de divulgação financeira, além de custos políticos elevados relacionados a assuntos ambientais e conflitos de demarcação de terras indígenas. Os resultados indicam a tentativa da empresa em priorizar e enfatizar sua identidade institucional ao intensificar, circunstanciar e reforçar suas atitudes, em vez de informar de maneira neutra suas realizações ou planos. No eixo temático relacionado aos conflitos com as comunidades indígenas, foi notória a intenção de expor o seu ponto de vista institucional, impondo ao leitor seu modo particular de perceber os fatos, sem observar a neutralidade desejável no compromisso informacional dos relatórios anuais.
id FGV-9_c8f43efb1e90c4611d0283b1bc962398
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512011000400012
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling Escolhas linguísticas, custos políticos e gerenciamento da imagem corporativa: o caso da Aracruz Celulose S.A.Qualidade do disclosureCustos políticosAnálise textualGramática funcionalDiscussão sobre o processo de construção de sentido nos relatórios anuais corporativos com base na relação entre as escolhas linguísticas realizadas e os custos políticos a que uma empresa está submetida. As proposições teóricas desenvolvidas mediante a adoção da perspectiva teórico-metodológica da gramática funcional foram confrontadas com dados empíricos. Foram analisados as Mensagens da Administração e os Sumários Executivos contidos nas seções narrativas dos relatórios anuais, de 1998 a 2007, da Aracruz Celulose. O foco da análise foi a interpretação das funções sintático-semânticas como meio para a construção de sentido desses documentos. A escolha da empresa foi motivada pelo seu histórico de lucros elevados e adoção de políticas voluntárias de divulgação financeira, além de custos políticos elevados relacionados a assuntos ambientais e conflitos de demarcação de terras indígenas. Os resultados indicam a tentativa da empresa em priorizar e enfatizar sua identidade institucional ao intensificar, circunstanciar e reforçar suas atitudes, em vez de informar de maneira neutra suas realizações ou planos. No eixo temático relacionado aos conflitos com as comunidades indígenas, foi notória a intenção de expor o seu ponto de vista institucional, impondo ao leitor seu modo particular de perceber os fatos, sem observar a neutralidade desejável no compromisso informacional dos relatórios anuais.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512011000400012Cadernos EBAPE.BR v.9 n.4 2011reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1679-39512011000400012info:eu-repo/semantics/openAccessPagliarussi,Marcelo SanchesRibeiro,Jusmeire FieniSilva,Alfredo Rodrigues Leite daSilva Júnior,Annor dapor2012-01-24T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512011000400012Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2012-01-24T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolhas linguísticas, custos políticos e gerenciamento da imagem corporativa: o caso da Aracruz Celulose S.A.
title Escolhas linguísticas, custos políticos e gerenciamento da imagem corporativa: o caso da Aracruz Celulose S.A.
spellingShingle Escolhas linguísticas, custos políticos e gerenciamento da imagem corporativa: o caso da Aracruz Celulose S.A.
Pagliarussi,Marcelo Sanches
Qualidade do disclosure
Custos políticos
Análise textual
Gramática funcional
title_short Escolhas linguísticas, custos políticos e gerenciamento da imagem corporativa: o caso da Aracruz Celulose S.A.
title_full Escolhas linguísticas, custos políticos e gerenciamento da imagem corporativa: o caso da Aracruz Celulose S.A.
title_fullStr Escolhas linguísticas, custos políticos e gerenciamento da imagem corporativa: o caso da Aracruz Celulose S.A.
title_full_unstemmed Escolhas linguísticas, custos políticos e gerenciamento da imagem corporativa: o caso da Aracruz Celulose S.A.
title_sort Escolhas linguísticas, custos políticos e gerenciamento da imagem corporativa: o caso da Aracruz Celulose S.A.
author Pagliarussi,Marcelo Sanches
author_facet Pagliarussi,Marcelo Sanches
Ribeiro,Jusmeire Fieni
Silva,Alfredo Rodrigues Leite da
Silva Júnior,Annor da
author_role author
author2 Ribeiro,Jusmeire Fieni
Silva,Alfredo Rodrigues Leite da
Silva Júnior,Annor da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagliarussi,Marcelo Sanches
Ribeiro,Jusmeire Fieni
Silva,Alfredo Rodrigues Leite da
Silva Júnior,Annor da
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade do disclosure
Custos políticos
Análise textual
Gramática funcional
topic Qualidade do disclosure
Custos políticos
Análise textual
Gramática funcional
description Discussão sobre o processo de construção de sentido nos relatórios anuais corporativos com base na relação entre as escolhas linguísticas realizadas e os custos políticos a que uma empresa está submetida. As proposições teóricas desenvolvidas mediante a adoção da perspectiva teórico-metodológica da gramática funcional foram confrontadas com dados empíricos. Foram analisados as Mensagens da Administração e os Sumários Executivos contidos nas seções narrativas dos relatórios anuais, de 1998 a 2007, da Aracruz Celulose. O foco da análise foi a interpretação das funções sintático-semânticas como meio para a construção de sentido desses documentos. A escolha da empresa foi motivada pelo seu histórico de lucros elevados e adoção de políticas voluntárias de divulgação financeira, além de custos políticos elevados relacionados a assuntos ambientais e conflitos de demarcação de terras indígenas. Os resultados indicam a tentativa da empresa em priorizar e enfatizar sua identidade institucional ao intensificar, circunstanciar e reforçar suas atitudes, em vez de informar de maneira neutra suas realizações ou planos. No eixo temático relacionado aos conflitos com as comunidades indígenas, foi notória a intenção de expor o seu ponto de vista institucional, impondo ao leitor seu modo particular de perceber os fatos, sem observar a neutralidade desejável no compromisso informacional dos relatórios anuais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512011000400012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512011000400012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1679-39512011000400012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.9 n.4 2011
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115884707741696